CL – Comfort Luxe, versão de entrada da Volkswagen. CLi – Comfort Luxe Injection, injeção eletrônica e conforto nível luxo. Confortline – “Linha Conforto”, topo de linha dos modelos Polo e Voyage. Copa – Versão da Copa do Mundo disponibilizada especialmente somente para o Gol.
Fora em 1997, que o Gol ganhou injeção eletrônica multiponto, em todos os motores da linha, mudando também suas nomenclaturas, como por exemplo, a CLi, passou a se chamar CL 1.6 MI. A versão GL, também ganhava uma nova motorização 1.6, uma vez que a versão dispunha somente do motor 1.8.
O modelo Gol GL para a linha 1994 tinha como novidades as opções da direção com assistência hidráulica, ar-condicionado e faróis de milha. Externamente a única novidade era o borrachão lateral mais estreito.
A nomenclatura GLI nasceu nos anos 80, nos Estados Unidos, como parte da estratégia de esportivos da Volkswagen no mundo, e se refere aos modelos de topo de gama, trazendo todo o apelo dos modelos GTI à classe refinada dos sedãs. Daí a origem do nome Gran Luxury Injection (GLI).
Média: 9.52km/L (cidade e estrada, muitas lombadas). Outra época vou testar com bengalinha 40 (original 1.6), é pra economizar 10%... #weber460 #shell #vpower #shellvpower #ngk #ngkgreen #cht #golcht #canister #consumo #carro #golquadrado #weber.
Estreou com motor carburado de corpo simples e arrefecido a ar, herdado do Fusca, um 1300 apelidado de "Gol Chaleira" ou "Batedeira", devido ao barulho característico proveniente do motor, com a opção da utilização de gasolina ou álcool como combustível.
Cloro é um gás irritante ao trato respiratório e na natureza ocorre principalmente como cloreto de sódio. É muito utilizado na indústria e possui alto poder desinfetante. Representação do elemento químico cloro (Cl).
CL (Conforto Luxo): considerada a versão de entrada da VW há muitos anos atrás. CSL (Confort Super Luxe / Coupe Sport Lighweight): era usado pela Fiat para denominar a versão top de linha. Também é utilizada pela BMW para designar cupê esportivo leve.
GL: Gran Luxe :luxo e requinte. GLS: Gran Luxe Sport: luxo e esportividade como a Chevrolet S10. Graphite: Grafite - se refere a uma cor moderna e urbana como nos modelos Onix, e Tracker. GSI: Gran Super Injection - Tecnologia de injeção de alta performance.
Se você quer um carro para o dia a dia, econômico e fácil de manter, o Gol 1.0 MPI é a melhor opção. Por outro lado, se precisa de mais potência e conforto para longas viagens, o Gol 1.6 MSI ou o Gol Automático são as escolhas ideais.
Chamado de Gol quadrado, o Gol 94 também teve várias versões, indo do Gol 1000 ao Gol GTI, passando pelo saudoso Gol GTS . Oferecido com duas famílias de motores, chegou a ter três opções de motor para uma única versão, assim como duas versões de 1.6 litro nesta mesma, a CL.
Por isso mesmo, todos os propulsores EA111 foram montados nele transversalmente. Com o Gol, isso só foi acontecer em sua terceira geração, conhecida como G5, em 2008.
Com um estoque remanescente de motores AE-1000i, algumas unidades do Gol i foram fabricadas em 1997, e em março daquele ano, o primeiro motor 1.0 do Gol, e primeiro e último motor “CHT” com injeção eletrônica saia de linha e entrava para a história como propulsor de vendas do carro mais vendido da história do Brasil.
Visão geral do modelo. O Gol CLI 1996 veio equipado com o famoso motor AP 1.6 de 8 válvulas a gasolina ou a álcool, que gera 76 cv de potência e 7,7 kgfm de torque, tornando esse carro ágil no trânsito urbano e nas rodovias.
LTZ – luxo turismo “topo de linha”. O “Z” indica o máximo em equipamentos, o que nem sempre acontece. Na linha Chevrolet, por exemplo, acima do LTZ há ainda o Premier – na França, o chefe de estado, ou seja, o manda-chuva.
XEi é a sigla para Extra Executive, representando a versão 'i' intermediária de alguns veículos da Toyota, como o Corolla, sedan médio líder em vendas no Brasil desde 2014.