INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DO REPERTÓRIO BÁSICO PARA ALFABETIZAÇÃO (IAR): aplicabilidade para crianças com transtorno do espectro autista. RESUMO: Avaliação inicial de repertório é uma ferramenta importante para o planejamento de ensino e pode auxiliar na inclusão escolar de indivíduos com Transtorno do Espectro Autista.
Com relação à aplicabilidade, o teste IAR mostrou-se eficaz para avaliar os escolares cegos, oferecendo instruções úteis para que profissionais e familiares adotem estímulos e estratégias que favoreçam o desenvolvimento dos mesmos. Palavras-chave: cegueira; educação de cegos; avaliação de habilidades; educação special.
Crianças com faixa etária pré-escolar, a partir dos 5 anos de idade ou que já tenham iniciado a alfabetização (7 anos ou mais). O IAR foi planejado para ser um instrumento de auxílio para os educadores que atuam com crianças da faixa pré-escolar (5-6 anos) e da primeira série do ensino do primeiro grau.
Em termos práticos, o IAR pode ser aplicado no início do ano escolar, tanto nas séries iniciais do Ensino Fundamental como na etapa final da Educação Infantil.
IAR - UM INSTRUMENTO INDISPENSÁVEL PARA O INÍCIO DA AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA E NEUROPSICOPEDAGÓGICA
O que significa o iar?
Avaliação inicial de repertório é uma ferramenta importante para o planejamento de ensino e pode auxiliar na inclusão escolar de indivíduos com Transtorno do Espectro Autista. O IAR foi desenvolvido para avaliar repertório comportamental, pré-requisito para alfabetização de crianças com desenvolvimento neurotípicos.
Testes ABC: para verificação da maturidade necessária à aprendizagem da leitura e da escrita. A que se destinam os Testes ABC de que trata este livro?... Fundamentalmente, a verificar nas crianças que procuram a escola primária o nível de maturidade requerido para a aprendizagem da leitura e da escrita.
A avaliação psicopedagógica institucional é uma vertente da avaliação psicopedagógica que se concentra na análise do sistema educacional como um todo em uma determinada instituição, como uma escola, creche, ou centro educacional.
As Provas de Avaliação dos Processos de Leitura – PROLEC tem por objetivo avaliar os diferentes processos e subprocessos que interferem na leitura, para identificar os casos de dificuldades em sua aprendizagem e quais os processos que são responsáveis por essas dificuldades.
O PROLEC é um instrumento de investigação dos processos de leitura mais utilizado por psicopedagogos, psicólogos, neuropsicopedagogos, professores e fonoaudiólogos.
Segundo o ECA, é considerado criança quem tem até 12 anos incompletos. Já entre 12 e 18 anos são adolescentes. A lei define que esta faixa etária têm direito à vida e à saúde; à liberdade, ao respeito e à dignidade; à convivência familiar e comunitária; e do direito à guarda, à tutela e à adoção.
Existem vários tipos de testes de QI, sendo o Teste de Inteligência de Stanford-Binet e o Wechsler Adult Intelligence Scale (WAIS) alguns dos mais conhecidos. Esses testes são frequentemente divididos em subtestes que avaliam diferentes áreas da inteligência.
O AIP – Avaliação dos Interesses Profissionais, surgiu da necessidade de oferecer aos psicólogos que trabalham com orientação vocacional um instrumento eficaz e atualizado na avaliação dos interesses profissionais. Está composto por frases que referem atividades laborais típicas de cada campo de interesse.
Os psicopedagogos podem contribuir para a avaliação diagnóstica por meio da identificação de padrões de comportamento e dificuldades de aprendizagem que são consistentes com o TDAH.
Esta é a entrevista operativa centrada na aprendizagem, mais conhecida como Eoca. É uma atividade de avaliação psicopedagógica ideal para "quebrar o gelo" inicial e fornecer informações ao psicopedagogo sobre a personalidade, as preferências e o conhecimento prévio do aprendente.
No diagnóstico psicopedagógico clínico é necessário identificar como acontece o processo do desenvolvimento do sujeito assim como seus aspectos emocionais, cognitivos, relação familiar e grupos sociais em que ele vive para que possa compreender sintomas.
O teste de Atenção Concentrada (AC) avalia a capacidade do indivíduo em focalizar, selecionar e manter a atenção em estímulos alvo, dentre vários estímulos disponíveis.
O modelo ABC (Antecedent-Behavior-Consequence) é um modelo de abordagem que pode ser usado para examinar os gatilhos de comportamentos que desejamos modificar. Na ABA, o modelo ABC fornece informações precisas para análise, entendimento e consequentemente do que deve ser mudado na maneira de agir.
Testes A/B são experimentos realizados com o objetivo de comparar variáveis em estratégias de Marketing. Por meio deles é possível definir qual variável gera os melhores resultados, otimizando ainda mais a conversão das páginas, assim como outros métricas de sucesso.
Desenvolvido por Frankenburg eI Dodds em 1967, o Teste de Triagem Denver pode ser aplicado pelos profissionais da saúde com administração dos itens diretamente à criança, ou questionados ao responsável.
No Brasil, os profissionais também costumam usar testes como o R-1 (Teste Não Verbal de Inteligência), o R-2 (Teste Não Verbal de Inteligência para Crianças) e o TIG-NV (Teste de Inteligência Geral Não Verbal). Assim como os anteriores, eles têm questionamentos e tarefas.