Qual é o conceito de iatrogenia?
O termo iatrogenia vem do grego e refere-se a qualquer alteração patológica provocada no paciente pela má prática médica. Infelizmente, o risco de sua ocorrência convive constantemente no manuseio das doenças cardíacas.O que é o efeito iatrogênico?
Iatrogenia pode ser definida como uma síndrome não punível, caracterizada por dano inculpável, no corpo ou na saúde do paciente, consequente de uma aplicação terapêutica, isenta de responsabilidade profissional, ou seja, não gera o dever de indenizar.O que é um fator iatrogênico?
Iatrogenia é uma palavra de origem grega que define o resultado indesejável pela ação prejudicial não intencional dos profissionais de saúde, relacionado à observação, monitorização ou intervenção terapêutica, caracterizando uma falha profissional por negligência(5).O que é uma lesão iatrogênica?
Costumamos usar a expressão lesão iatrogênica, como uma lesão causada de forma não intencional por um tratamento médico. O dano causado por uma doença ou trauma, não é uma lesão iatrogênica, mesmo que a doença ou o trauma poderia ter sido aliviado por tratamento médico.Você sabe o que é Iatrogenia?
O que é dano iatrogênico?
O dano iatrogênico é a lesão ou sequela causada pelo profissional da saúde quando da realização de tratamento e/ou procedimentos que visam o restabelecimento da saúde ou a preservação da vida do paciente, que acaba por atingir as esferas física, psíquica e/ou psicológica do paciente.O que é um risco iatrogênico?
Riscos iatrogênicos: relacionados a tratamento médico ou uso de serviços de saúde. Riscos institucionais: relacionados às condições físicas, higiênicas e sanitárias de estabelecimentos públicos (creches, clubes, hotéis, salão de beleza, saunas, etc.)O que a iatrogenia pode causar?
As complicações iatrogênicas são mais comuns e costumam ser mais graves em pacientes idosos do que em jovens. Essas complicações incluem efeitos adversos do fármaco (p. ex., interações), quedas, infecções hospitalares, úlceras de pressão, delirium e complicações relacionadas à cirurgia.O que é um efeito iatrogênico?
Iatrogenia refere-se a um estado de doença, efeitos adversos ou complicações causadas por ou resultantes do tratamento médico. Contudo, o termo deriva do grego iatros (médico, curandeiro) e genia (origem, causa), pelo que pode aplicar-se tanto a efeitos bons ou maus.O que é acidente iatrogênico?
iatrogenia seria o originado pelo médico, tanto benefício como dano, entretanto, só utilizamos o termo, neste trabalho, para a ação prejudi- cial (doença iatrogênica).Como identificar a iatrogenia?
Como exemplos de iatrogenia podemos destacar principalmente as imposições dietéticas inadequadas, quedas, uso excessivo de medicamen- tos, opiniões equivocadas de profissionais da saúde, imobilização no leito podendo ocorrer diminuição da força muscular e surgimento de úlceras de pressão, quedas.O que fazer para evitar iatrogenia?
As intervenções que podem prevenir as complicações iatrogênicas incluem o seguinte.
- Administração de cuidados. ...
- Equipe geriátrica interdisciplinar. ...
- Consulta farmacêutica. ...
- Cuidados agudos e de emergência para idosos. ...
- Diretivas antecipadas.
O que é a iatrogenia em idoso?
Aged. Consideram-se como afecções iatrogênicas aquelas decorrentes da intervenção do médico e/ou de seus auxiliares, seja ela certa ou errada, justificada ou não, mas da qual resultam conseqüências prejudiciais para a saúde do paciente (Carvalho-Filho e col.6, 1996).O que é potencial iatrogênico?
Os patogênicos (aqueles que não podem ser vistos a olho nú, tendo potencial para causar doenças) e os não patogênicos (aqueles perceptíveis a olho nu, uma vez que causam mudanças nos alimentos, mas que também podem trazer algum benefício em caso de baixa concentração em contato com o intestino).O que é uma transmissão iatrogênica?
Transmissão iatrogênicaTransmissão de uma doença causada por procedimentos médicos ou cirúrgicos sem os devidos cuidados quanto à higiene. Um exemplo de transmissão iatrogênica de uma zoonose é a transmissão de raiva por transplante de córnea.