Os extintores devem ser preferencialmente transportados na posição vertical e fixados por dispositivo que impeça sua movimentação, quedas, choques e/ou tombamentos.
Os extintores não devem ser instalados em escadas. Devem estar desobstruídos e devidamente sinalizados de acordo com o estabelecido na NT 20. 5.2.1.3. É permitida a instalação de extintores sobre o piso acabado, desde que permaneçam apoiados em suportes apropriados, com altura recomendada entre 0,10 m e 0,20 m do piso.
Além disso, esses extintores deverão estar posicionados de forma que a distância que alguém poderá percorrer no interior do imóvel, partindo de qualquer ponto, até alcançar um extintor deve ser de, no máximo, 15 metros.
Extintor deitado, o que significa ? Esta é uma prática antiga. Em um local de incêndio os extintores deitados significa que está fora de operação (ja foi utilizado, está despressurizado ou com algum defeito), os na posição vertical "está pronto para uso".
Uma das regras de ouro da segurança contra incêndios é manter o acesso ao extintor sempre desobstruído. Isso significa que o extintor deve ser montado em um suporte adequado, na parede, a uma altura acessível e visível para todos.
🧯Os equipamentos de combate a incêndio não podem ser obstruídos. Nesse exemplo o extintor está sendo utilizado como suporte para sacola e guarda-chuva, essa atitude dificulta o acesso e os objetos tornam-se um obstáculo para os #brigadistas .
Quais são os 4 procedimentos para o manuseio do extintor?
Aim (Apontar): Aponte a mangueira ou bico para a base das chamas, nunca para as chamas em si. Squeeze (Apertar): Aperte o gatilho para liberar o agente extintor. Sweep (Varrer): Mova o jato de agente extintor de um lado para outro, cobrindo a área do fogo até que as chamas sejam extintas.
Leve o extintor até o local do fogo e fique a favor do vento. Posicione-se para o combate. Direcione o jato do extintor para a base do fogo. Acione o gatilho do extintor até o fim e faça movimentos em leque.
23.17.1 Os extintores deverão ser colocados em locais: a) de fácil visualização; b) de fácil acesso; c) onde haja menos probabilidade de o fogo bloquear o seu acesso. 23.17.2 Os locais destinados aos extintores devem ser assinalados por um círculo vermelho ou por uma seta larga, vermelha, com bordas amarelas.
É perigoso deixar extintor no sol? É necessário cuidar do seu extintor para que ele não perca sua funcionalidade e precisão, por isso, não o deixe exposto às intempéries. Caso isso ocorra, o extintor deve ficar sob proteção de um abrigo, que pode ser metálico, de fibra ou inox.
Por que o extintor não pode ficar em contato direto com o solo?
E o motivo é óbvio, não é mesmo. Em uma emergência, quanto antes as pessoas e profissionais treinados tiverem acesso aos equipamentos, mais rápido será possível conter as chamas. Por isso, a norma é clara: se instala o extintor em local onde haja melhor probabilidade de o fogo bloquear o seu acesso.
Seleção do agente extintor segundo a classificação do fogo NBR 12693/10. Tabela 3 conforme a NBR 12.693/10. Extintores instalados em paredes ou divisórias devem ter altura máxima de fixação do suporte de 1,6 m do piso. A parte inferior do extintor deve permanecer, no mínimo, a 0,10 m do piso.
O ideal é que o extintor seja guardado na parte dianteira do veículo, em um lugar de fácil acesso e em uma posição segura. Normalmente, ele é guardado embaixo do banco do motorista. Lembre-se de tirá-lo do plástico, assim você evita problemas tentando abrir o extintor no meio do incêndio.
Para os extintores usados a manutenção de 2º Nível deverá ocorrer a cada 12 meses, contados a partir da última manutenção. Este intervalo poderá ser reduzido se estiver submetido a condições severas ou adversas, ou ainda se for indicado por uma inspeção técnica.
Vale ressaltar que o uso do extintor de incêndio permanece obrigatório para caminhões, caminhões trator, micro-ônibus, ônibus e outros veículos de transporte coletivo, como táxis, por exemplo. Devido a decisão do Contran, hoje em dia a grande maioria dos carros de passeio são comercializados sem o equipamento.
CASO O INCÊNDIO NÃO TENHA DIMINUÍDO APÓS O USO DO EXTINTOR, DEIXE O LOCAL, IMEDIATAMENTE; -UTILIZE O EXTINTOR APENAS NA FASE INICIAL DO INCÊNDIO; Adquira um novo extintor de incêndio: O antigo que já foi utilizado, deve ser levado para manutenção (recarga) ou um novo equipamento deve ser adquirido.
Em que posição o extintor de incêndio deve ser usado?
- Na posição vertical, direcione o extintor para o ponto onde está pegando fogo; - Não abra o capô de uma vez só para evitar que o fogo se propague com muita velocidade, já que o fogo se alimenta de oxigênio; - Se o motor estiver pegando fogo, o capô fica muito quente.
Porque o extintor de incêndio não pode ficar no chão?
Visibilidade: Quando fixado em uma altura adequada, o extintor é mais visível, permitindo que as pessoas o identifiquem rapidamente durante um incêndio. Proteção contra danos: Deixá-lo no chão pode expô-lo a danos físicos, como ser derrubado, amassado ou corroído por umidade, o que pode comprometer seu funcionamento.
Como verificar se o extintor está em boas condições? Para saber o validade do extintor (carga) procure pelo selo do INMETRO que está fixado no próprio vasilhame (cilindro) do extintor. O selo do INMETRO tem partes destacáveis são elas que mostram a data de realização do serviço.
Extintores de baixa pressão, isto é, pó químico BC e ABC, água pressurizada e espuma mecânica, têm sua validade limitada ao período de 1 ano. Mesmo que um extintor novo possua validade maior, quando ele passar pela manutenção terá sua validade determinada em 1 ano por conta das portarias do INMETRO.
Os extintores devem ser preferencialmente transportados na posição vertical e fixados por dispositivo que impeça sua movimentação, quedas, choques e/ou tombamentos.
Existem duas formas para a instalação dos extintores. Você pode fixá-lo em uma parede com o auxílio de um suporte, a altura deve estar entre 1,20m x 1,60m do piso. Para a fixação do suporte no piso, é necessário um respiro de pelo menos 10 cm entre o chão e o suporte.