Antes de explicar esse conceito, é preciso esclarecer a diferença entre imagem e identidade corporativa. A imagem corporativa é tudo aquilo que a empresa parece ser, ou seja, é a forma como o seu público-alvo enxerga a sua empresa. Já a identidade faz referência a todos os valores da sua empresa, o que ela realmente é.
Então enquanto a Identidade é sua, está em você, a Imagem é fruto da sua interação com o outro, e a sua Reputação só existe na cabeça das outras pessoas. É mais fácil reverter uma Imagem do que uma Reputação, pois esta última está mais consolidada.
A Identidade Corporativa é a forma como uma organização delineia e comunica o seu propósito e a sua proposta de valor aos seus stakeholders. Normalmente, quando falamos em identidade corporativa, referimo-nos à identidade visual de uma empresa, isto é, à manifestação física da sua marca corporativa.
Qual a diferença entre identidade e imagem de marca?
Rapidamente, eu posso dizer que a identidade de marca é definida internamente pela empresa, é aquilo que ela quer comunicar. Já a imagem é aquilo que o público pensa dela, como as pessoas reagem e interpretam tudo aquilo que a marca comunica de fato.
Quais os 4 fatores principais da identidade corporativa?
Gray e Balmer (1998) veem os principais componentes da identidade corporativa como sendo: "a estratégia da empresa, filosofia, cultura e design organizacional". O estudo pretende abordar, à luz da teoria relacionada, os fatores constituintes da identidade corporativa.
Imagem e Identidade Corporativa [Videoaula e Questões Comentadas]
Qual a importância da identidade corporativa?
O objetivo principal da identidade corporativa é demonstrar aquilo que se espera da marca. Porque, assim, é possível criar um relacionamento de confiança com determinado público.
Qual a diferença entre identidade corporativa e logotipo?
Pode-se dizer então que o logotipo é um dos aspectos que uma identidade corporativa deve conter, no entanto, não representa as características essenciais da empresa. A identidade visual será um fator importante, principalmente para gerar reconhecimento do público.
A imagem da marca é a representação que uma empresa tem diante do seu público, investidores, fornecedores e parceiros. Ela é parte fundamental dentro de uma estratégia de marketing, pois tem o poder de influenciar o comportamento dos consumidores.
A identidade organizacional é composta por visão, missão e valores, competências essenciais, pontos fortes e vantagem competitiva. Identidade organizacional também fortalece o conjunto de ideias que os membros de uma empresa consideram principais, distintivas e duradouras.
A identidade da marca é a representação visual de uma marca, como um logotipo, cores e outros designs, que distinguem a marca dos concorrentes na mente dos clientes.
Identidade é o conceito que atravessa as áreas da sociologia e da antropologia e está ligado às características do grupo social no qual o indivíduo está inserido. Alguns fatores tal como a cultura, a história, o local e o idioma são importantes para que um grupo compartilhe elementos identitários.
A teoria sociológica distingue duas apreensões: a identidade social e a autoidentidade. A identidade social refere-se às características atribuídas a um indivíduo pelos outros, o que serve como uma espécie de categorização realizada pelos demais indivíduos para identificar o que uma pessoa em particular é.
- Função crítica: a imagem não apenas informa, mas procura desvendar e denunciar situações. Tanto pode ser apenas reveladora de uma realidade ou processo, apontando caminhos, como acusadora para alertar consciências.
A imagem de uma empresa decorre da maneira como o público decodifica os sinais emitidos pela empresa por meio de seus produtos, serviços, empregados, programas de comunicação e trato com as questões ambientais.
A imagem da marca é o que vem à mente das pessoas quando pensam na sua empresa ou no seu produto. É mais do que só os aspectos visuais da máquina; ela também envolve associações intangíveis da marca, como valor, conveniência e qualidade.
Observamos que a temática da identidade é importante para refletir sobre a recolocação do sujeito no universo profissional em que escolheu atuar, permite um conhecimento de si, como sujeito histórico, social, político e aponta as perspectivas de sua identificação como único e múltiplo, pelas diferenças que o tempo ...
A identidade é o ponto de referência, a partir do qual surge o conceito de si e a imagem de si, de caráter mais restrito. Seria mais sensato dizer que essa singularidade, o reconhecimento pessoal dessa exclusividade, não é construída, mas vai sendo construída, a fim de abandonar a noção de imutabilidade.
Identidade visual é o conjunto de elementos gráficos que objetivam comunicar ao público a ideia, os valores, o propósito e a missão de uma empresa, produto ou serviço. Alguns elementos da identidade visual são: nome, slogan, cores, tipografia, embalagens e outras peças de divulgação.
O branding é um conjunto estratégico de elementos que moldam a percepção de uma marca, estabelecendo uma conexão emocional com o público-alvo. Já a identidade visual são os elementos e aspectos que fazem com que os clientes lembrem de determinada marca.
A identidade corporativa é o que torna sua empresa diferente das outras e faz com que os consumidores se identifiquem com a sua marca. Da mesma forma que a sua história de vida, personalidade e valores são únicos, sua empresa também tem uma individualidade.