Pecado imperdoável ou Blasfemia contra Espírito Santo é citado por Jesus teologia cristã na Bíblia pecado (Hamartía) em Marcos 3, 29. É um pecado gerado pelo orgulho, falta de humildade e não obediência a Deus.
É tradicional a interpretação de que as passagens de Mc 3,28-29, Mt 12,31-32 e Lc 12,10 retratam a “blasfêmia contra o Espírito santo” como o pecado impossível de perdoar: o “pecado imperdoável”.
No livro de Marcos 3, 28-29, Jesus nos diz: “Eu lhes asseguro que todos os pecados e blasfêmias dos homens lhes serão perdoados, mas quem blasfemar contra o Espírito Santo nunca terá perdão: é culpado de pecado eterno”.
O que é considerado blasfêmia contra o Espírito Santo?
Segundo uma tal exegese, a “blasfêmia” não consiste propriamente em ofender o Espírito Santo com palavras; consiste, antes, na recusa de aceitar a salvação que Deus oferece ao homem, mediante o mesmo Espírito Santo agindo em virtude do sacrifício da Cruz.
Entretanto, todo pecado desagrada a Deus. Nesta passagem do livro de Provérbios, Deus mostra que alguns são mais graves que outros. Os pecados capitais são: orgulho, inveja, ira, preguiça, avareza, glutonaria e sensualidade.
6 PECADOS Mais GRAVES da Bíblia ( O 6º é IMPERDOÁVEL)
O que Deus não tolera?
Existem sete coisas que o SENHOR Deus detesta e que não pode tolerar: o olhar orgulhoso, a língua mentirosa, mãos que matam gente inocente, a mente que faz planos perversos, pés que se apressam para fazer o mal, a testemunha falsa que diz mentiras e a pessoa que provoca brigas entre amigos.
16 Estas seis coisas o Senhor odeia; sim, sete a sua alma abomina: 17 Olhos altivos, língua mentirosa, e mãos que derramam sangue inocente, 18 O coração que maquina pensamentos viciosos, pés que se apressam a correr para o mal, 19 A testemunha falsa que respira mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos.
Como saber se cometi blasfêmia contra o Espírito Santo?
De acordo com as Escrituras, blasfemar contra o Espírito Santo é o mesmo que atribuir a obra do Espírito Santo a Satanás, ou seja, negar a ação divina e atribuí-la ao diabo. Esse pecado é considerado imperdoável porque a pessoa que o comete está rejeitando a única fonte de salvação e, portanto, não pode ser salva.
Existem 3 pecados que Deus não perdoa segundo a Bíblia: ➡ 1) Blasfêmia contra o Espírito Santo: Atribuir ao diabo aquilo que o Espírito Santo está fazendo. Mateus 12:31-32 ➡ 2) Não perdoar: A falta de perdão é um pecado que não tem perdão. Mc.
Pedro já é misericordioso, porque, na verdade, não é fácil perdoar sete vezes o mesmo pecado ao mesmo ofensor. Mas Jesus lhe responde com autoridade: “Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete”, isto é, sempre, infinitamente!
Este pecado contra o Espírito Santo consiste na rejeição completa da graça de Deus. O pecado contra o Espírito Santo não significa que Deus não quer perdoar. Não! Significa que a pessoa não quer ser perdoada, porque nega a misericórdia de Deus, se acha uma pecadora para a qual não há salvação.
Alguns acreditam ser adultério, suicídio, homicídios e crimes hediondos. Apesar de todos estes pecados serem graves, na Bíblia encontramos exemplos de perdão para o arrependimento verdadeiro.
mas quem blasfemar contra o Espírito Santo nunca terá perdão: é culpado de pecado eterno. Jesus disse isso porque afirmavam: “Ele está possuído por um espírito imundo”.
”Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo, nunca será perdoado, mas será culpado de um pecado eterno” (Mc 3, 29). Um tema muito difícil, muitas vezes, de se compreender na leitura do Evangelho de Jesus Cristo é aquilo que nós chamamos de ”pecado contra o Espírito Santo”.
Ouça a explicação completa: Dizer que o pecado contra o Espírito Santo não tem perdão é uma maneira que o escritor sagrado encontra para nos dizer que precisamos dar espaço para que o Espírito Santo aja entre nós e a partir de nós. É isso que Jesus quer: agir em nós, por meio de seu Espírito Santo.
Existem sete coisas que o SENHOR Deus detesta e que não pode tolerar: o olhar orgulhoso, a língua mentirosa, mãos que matam gente inocente, a mente que faz planos perversos, pés que se apressam para fazer o mal, a testemunha falsa que diz mentiras e a pessoa que provoca brigas entre amigos.
Fornicação, adultério e homossexualidade estão entre os pecados que os coríntios haviam cometido quando o apóstolo Paulo os lembrou "E alguns de vocês foram. Mas vocês foram lavados, mas foram santificados, mas foram justificados em nome do Senhor Jesus e pelo Espírito do nosso Deus "(1 Cor. 6:11).
Seis coisas o SENHOR aborrece, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre irmãos.