Manchas brancas nas unhas, também conhecidas como leuconíquia, são bastante comuns e geralmente não são motivo de preocupação. Elas podem ser causadas por pequenos traumas na unha, como batidas ou compressão, que podem deixar a área branca temporariamente.
Tratamento. A leuconiquia não é uma doença e, portanto, não precisa de tratamento. Na maioria esmagadora dos casos as manchas nas unhas vão sumir espontaneamente com o tempo.
Assim como a nossa pele, as unhas também precisam de hidratação. Manter as unhas e cutículas hidratadas ajuda prevenir a quebra e a descamação que podem causar manchinhas. Além disso, evite usar produtos químicos agressivos como produtos de limpeza sem a proteção de luvas.
As manchas brancas nas unhas podem surgir tanto nas unhas dos pés quanto das mãos e, de forma geral não são motivo de preocupação. No entanto, se surgirem com frequência, podem indicar a falta de alguns nutrientes essenciais como cálcio, zinco ou vitamina B12, por exemplo.
"O principal motivo da aparição dessas manchinhas são a falta de vitaminas A e B, ferro, zinco ou o contato com detergentes e produtos muito secos. Um jeito muito simples e pratico de removê-las é usando água oxigenada.
Manchas brancas nas unhas, também conhecidas como leuconíquia, são bastante comuns e geralmente não são motivo de preocupação. Elas podem ser causadas por pequenos traumas na unha, como batidas ou compressão, que podem deixar a área branca temporariamente.
As manchas brancas na unha, denominadas pela medicina de leuconiquia, não são consideradas uma doença. Geralmente, não estão associadas a algum sintoma, sendo apenas um sinal de deficiência alimentar ou problemas que podem ser causados por danos na raiz das unhas.
Porque a unha fica branca depois que tira o esmalte?
Existe a chance das manchas serem decorrentes de pequenos traumas na unha abaixo do esmalte. Contudo, também há a possibilidade de ser uma micose superficial ou, em raros casos, reação a medicamentos ou problemas de saúde.
Onduladas: quando na superfície da unha surgem ondulações poderá ser uma manifestação precoce de psoríase ou artrite. Curvadas: pode levar anos a desenvolver-se e ter origem numa deficiência de oxigénio que, por sua vez, pode ser causada por doença inflamatória do intestino, doença cardíaca, do fígado ou dos pulmões.
Na maioria dos casos, essas manchas surgem devido a pequenos traumas na região, que podem incluir mordidas, prender o dedo em portas ou o excesso de pressão sobre a unha, por exemplo. “Essa lesão ocorre com maior frequência na matriz da unha, local onde ela é formada e que coincide com a região da cutícula.
Manchas que mudam de cor, tamanho, forma ou apresentam características irregulares podem ser um sinal de alerta para condições mais sérias, como o câncer de pele. Qualquer mancha que sangre, coce de forma persistente, ou não cicatrize também deve ser avaliada por um profissional de saúde.
Sempre que você tiver alguma alteração na unha, seja na cor, como branca, amarela, verde, preta, escurecida; seja depressões puntiformes ou transversais; seja um descolamento da unha; seja unha quebradiça, você tem que procurar um médico para ele analisar e ver se você precisa fazer outros exames”, alerta.
Atualmente, ainda não existem tratamentos certificados disponíveis para remover rapidamente as manchas brancas nas unhas. Portanto, só se pode esperar que desapareçam por si próprias, sem poder melhorar a sua estética. Todavia, uma das razões para as manchas brancas nas unhas é a falta de minerais e vitaminas.
A leuconíquia acontece quando a matriz da unha, o leito ungueal, é lesionado ou fissurado por meio de pequenos traumas como prender o dedo na porta, pancadas e, até mesmo digitar com frequência no computador, mas não são as únicas causas.
Você pode estar sofrendo de infecção de micose de unha se observar: Listras brancas ou amarelas na unha. Unhas grossas, irregulares ou quebradiças. Perda de esplendor e brilho.
O melanoma ungueal é um tipo de câncer de pele que se desenvolve na matriz da unha, área onde a unha começa a crescer. É considerado raro, mas é importante estar ciente dele, já que pode ser mais difícil de detectar do que outros tipos de melanoma, devido à sua localização menos visível.
Unhas brancas com bordas mais escuras podem indicar problemas no fígado, como uma hepatite, que pode ser uma hepatite viral, alcoólica, por medicamentos ou até a esteatose, que é o chamado fígado gorduroso, mas não todas as unhas brancas são sinal de hepatite.
Falta de vitamina B12 ou consumo de poucos minerais como o cálcio e o zinco, por exemplo. Mas podem ser outras as razões para o aparecimento destas manchas, que são bolsas de ar dentro das unhas, como meter as mãos em água quente com frequência ou usar produtos químicos.
Como vimos, esta é uma doença ligada às unhas e que causa mudanças de cor, deixando-as parcial ou totalmente brancas. A causa pode ser alguma perturbação sistemática ou basicamente um problema hereditário.
O melanoma de unha, também chamado de melanoma ungueal, caracteriza-se pelo surgimento de uma mancha escurecida ou azulada, que cresce com o tempo, e que pode aparecer nas extremidades do corpo, tanto nas unhas dos pés como das mãos.
“Se a unha estiver metade branca e metade rosada, vá ao médico, pois pode ser um sinal de insuficiência renal. A condição causa mudança de aparência devido à falta de nutrientes”, alerta.
Essa é uma queixa bastante comum nos consultórios. Trata-se de uma infecção causada por fungos e um sinal muito comum da doença é a unha oca ou descolada, que ocorre quando a unha se separa do leito ungueal, deixando um espaço vazio entre eles. No entanto, nem toda unha que fica descolada ou oca tem micose.
“O esmalte pode ter uma reação com a camada superior da unha. Com isso, ele pode granular a queratina, formando aquelas manchas brancas”, explica a médica. “Além disso, os esmaltes mais escuros também podem penetrar na lâmina superior e alterar a cor, deixando aquela aparência mais amarelada”, completa.