Por não-linear se entende a referência a todas as estruturas que não proporcionam um sentido único. Em outras palavras, a não-linearidade fundamenta-se, em sua essência, sobre uma composição que oferece múltiplos caminhos e destinos, gerando, conseqüentemente, a possibilidade para o surgimento de múltiplos finais.
Não linear refere-se a todas as estruturas que não apresentam um único sentido. Estrutura que apresenta múltiplos caminhos e destinos, desencadeando em múltiplos finais.
O enredo não linear não segue uma sequência cronológica, desenvolve-se descontinuamente, com saltos, antecipações, retrospectivas, cortes e com rupturas do tempo e do espaço em que se desenvolvem as ações. O tempo cronológico mistura-se ao psicológico, da duração das vivências dos personagens.
Forma de escrita não linear, surgida e popularizada com a informática. A partir de uma palavra-chave destacada no texto, a leitura é direcionada, por meio de um link, para mais informações sobre o assunto que está sendo tratado.
A Metodologia Não-Linear segue dois princípios fundamentais: a reincidência válida e o mapeamento do conhecimento. Reincidência válida é o princípio que considera a necessidade de reincidências múltiplas sobre qualquer conteúdo para que haja o aprendizado.
Em modelos regressão não-linear dados observados de uma variável resposta são descritos por uma função de uma ou mais variáveis explica- tivas que é não linear seus parâmetros. Assim como nos modelos lineares o objetivo é identificar e estabelecer a relação entre variáveis explicativas e resposta.
Em ciência da computação, uma gramática linear é uma gramática livre-do-contexto que tem no máximo um símbolo não-terminal no lado direito de suas produções. Uma linguagem linear é uma linguagem gerada por alguma gramática linear.
O conceito de TV linear refere-se às emissoras abertas ou por assinatura que transmitem conteúdo em vídeo com horários predefinidos. O espectador pode mudar de canal, mas não o que aquele canal em específico esteja transmitindo.
O tempo linear é uma sucessão contínua de eventos irrepetíveis e irreversíveis. O seu movimento é retilíneo – reta ininterrupta de registros históricos singulares. A sua trajetória é circunscrita por uma linha histórica determinada – tem começo e fim.
Esse exemplo nos traz ao conceito de pensamento não linear. O pensamento não linear nos mostra que um melhor resultado ocorre quando não estamos nas extremidades das ações. E a direção em que vocês devem transitar depende do local no gráfico em que estão.
A análise não linear oferece uma opção de grande distorção durante a definição das propriedades de um componente sólido ou casca. Os cálculos de matriz de rigidez podem ser refeitos a cada etapa de solução. A frequência do recálculo da matriz de rigidez é controlada pelo usuário.
Um sistema dinâmico não linear é um sistema determinista, cujo comportamento futuro é previsível segundo a Teoria do Caos, se as condições iniciais do sistema forem perfeitamente conhecidas.
Enquanto uma equação linear tem uma forma básica, as equações não-lineares podem assumir muitas formas diferentes. A maneira mais fácil de determinar se uma equação é não-linear é se concentrar no termo “não-linear” em si.
São dispositivos que apresentam resistência muito baixa quando se aplica tensão em um determinado sentido (polarização direta) e resistência muito alta quando se aplica a tensão no outro sentido (polarização reversa).
Estruturas de dados não lineares são aquelas que armazenam dados em uma ordem hierárquica ou em rede, onde cada elemento pode ter vários predecessores e sucessores. Você pode acessar os elementos seguindo caminhos ou relacionamentos diferentes.
As enciclopédias tem suas informações organizadas de forma não linear. Isto é: as informações não estão organizadas em uma ordem específica, mas sim de forma relacional, associativa.
Uma função do 1° grau na forma f(x)=ax, com coeficiente a real, é chamada de função linear. Em uma função linear, f(0)=0. Portanto, o gráfico de toda função real cruza o ponto (0,0). Se a = 0, a função linear também é chamada de função nula, pois, para todo x real, f(x)=0.
Os sistemas lineares podem ser definidos como um conjunto de N equações que possuem, juntas, N incógnitas. Por exemplo, um sistema com 3 equações e 3 incógnitas, como o mostrado a seguir. Para sinalizar que as equações fazem parte de um sistema linear, é necessário adicionar o símbolo matemático da chave.
Especificamente, os Teaching Games for Understanding e a Pedagogia Não-Linear são modelos que possibilitam um processo pedagógico baseado na dinâmica intrínseca dos jogos desportivos, destacando-se pela sua pertinência para o desenvolvimento do conhecimento tático declarativo e processual dos alunos.
Assim, diferente da ideia linear, em que você encontra apenas dois caminhos (subir de cargo ou sair da empresa), as carreiras não lineares proporcionam uma troca da rota, diversos caminhos, mais dinamismo e novas possibilidades.
E a cultura de aprendizagem linear nos limita a compreender o próprio conceito da palavra complexo, ou seja, o que é tecido junto. Essa dificuldade pode ser observada ao nos deparamos com os desafios da globalização e da desglobalização.