A escrita da etnografia, por parte do antropólogo, e a escrita etnográfica, pensada como um fazer da Antropologia, envolvem a reflexão acerca da relação da Antropologia com a escrita.
A etnografia estuda preponderantemente os padrões mais previsíveis das percepções e comportamento manifestos em sua rotina diária dos sujeitos estudados. Estuda ainda os fatos e eventos menos previsíveis ou manifestados particularmente em determinado contexto interativo entre as pessoas ou grupos.
A escrita etnográfica, portanto, se constitui permeada por rupturas e continuidades, a partir do que conseguimos visualizar nos autores no quesito: maneiras de manejar a tríade escritor-leitor-sujeito de pesquisa que convergem para um modus operandi marcado pela reflexividade, um fazer-etnográfico que olha para si e ...
A Etnografia é uma metodologia das ciências sociais, principalmente da disciplina de Antropologia, em que o principal foco é o estudo da cultura e o comportamento de determinados grupos sociais.
Resumo: A etnografia é uma metodologia emprestada da Antropologia Cultural que tem ajudado pesquisadores das mais diversas áreas do conhecimento a entender outras culturas. Dando voz aos habitantes do local da pesquisa ela busca compreender, através da visão de mundo deles e de suas experiências.
EPISÓDIO 6 - Etnografia e literatura, com Alessandra El Far
Qual é o objetivo da etnografia?
Quando falamos de etnografia, estamos nos referimos a uma metodologia das ciências sociais que tem como base a antropologia. Seu objetivo principal é estudar a cultura e o comportamento de alguns grupos sociais.
Deste modo, a fonte principal do conhecimento obtido por métodos etnográficos são os dados provenientes de situações naturais e não experimentais. Há dois tipos de etnografia: passiva e ativa.
É uma observação direta dos comportamentos sociais a partir de uma relação humana. Exigências: pequenos grupos do cotidiano; estudo da totalidade; estudo do concreto, do completo. É fazer uma abordagem procurando transformar o familiar no exótico e vice-versa.
A Etnografia é um processo guiado preponderantemente pelo senso questionador do etnógrafo. Deste modo, a utilização de técnicas e procedimentos etnográficos, não segue padrões rígidos ou pré- determinados, mas sim, o senso que o etnógrafo desenvolve a partir do trabalho de campo no contexto social da pesquisa.
Uma teoria etnográfica procede um pouco à moda do pensamento selvagem: emprega os elementos muito concretos coletados no trabalho de campo – e por outros meios –a fim de articulá-los em proposições um pouco mais abstratas, capazes de conferir inteligibilidade aos acontecimentos e ao mundo.
O chamado pai-fundador da etnografia, Malinowski, a partir dos anos vinte, preconizou que apenas pela "observação participante" seria possível ao pesquisador conhecer o outro em profundidade e, por meio de tal conhecimento, superar os pressupostos evolutivos e o etnocentrismo (visão pela qual o homem branco europeu ...
O foco da etnografia é estudar a cultura de um povo e o comportamento de grupos sociais específicos. Contudo, é um pouco mais complexo do que mera metodologia: “é a própria teoria vivida”, nas palavras de Peirano. Isso porque, um ponto importante da etnografia é alinhar a teoria às evidências empíricas e aos dados.
Etnologia é o estudo ou ciência que estuda os fatos e documentos levantados pela etnografia, no âmbito da antropologia cultural e social, buscando uma apreciação analítica e comparativa das culturas e das civilizações.
Os etnógrafos estudam e interpretam a cultura, suas universalidades e suas variações através do estudo etnográfico baseado em trabalho de campo. Uma etnografia é um tipo específico de ciência observacional escrita que fornece um relato de uma determinada cultura, sociedade ou comunidade.
Literalmente, etnografia significa descrição cultural de um povo (do grego ethnos, que significa nação e/ou povo e graphein, que significa escrita). A Etnografia tem ganhado espaço dentro do universo corporativo, principalmente dentro de agências e empresas que trabalham com mídias sociais.
Fazer a etnografia é como tentar ler (no sentido de 'construir uma leitura de') um manuscrito estranho, desbotado, cheio de elipses, incoerências, emendas suspeitas e comentários tendenciosos, escrito não com os sinais convencionais do som, mas com exemplos transitórios de comportamento modelado. (Geertz, 2008, p.
A etnografia busca descrever a vida tal como é vivida e experimentada por um povo, em um lugar específico e em um tempo determinado. A antropologia, em contraste, é uma investigação sobre as condições e possibilidades da vida humana no mundo.
O estudo etnográfico possibilita ao pesquisador adentrar no contexto sóciocultural de seus informantes e conhecer seus valores, comportamentos, crenças e visões de mundo5.
De forma simples, podemos definir a etnografia como o estudo descritivo das diversas culturas e etnias humanas. Um ensaio etnográfico é aquele em que o autor se propõe a descrever e interpretar os hábitos, costumes, valores e práticas de uma comunidade específica.
Qual é o propósito principal desse estudo etnográfico?
O propósito principal de um estudo etnográfico é compreender a perspectiva dos participantes de um determinado contexto social. No caso de uma startup de tecnologia educacional, o propósito principal do estudo etnográfico seria entender a perspectiva dos estudantes sobre sua nova plataforma de aprendizado online.
Como classificação, o valor etnográfico está relacionado fortemente com o uso cultural ao qual a coisa material faz referência e com o qual apresenta uma dinâmica diferenciada.