Macau é uma região administrativa especial pertencente à China. Situada no sudeste do país, Macau é banhada pelas águas do mar do Sul da China, e se conecta com o restante do território chinês através de pontes artificiais. Macau é composta por uma península de mesmo nome e por três ilhas: Tapa, Coloane e Kai Kiong.
Localizada a apenas 1 hora de Hong Kong, Macau é uma região diferente das demais províncias chinesas, onde a presença do Partido Comunista Chinês é pouco sentida e você pode até se esquecer de que está na Ásia.
Os portugueses desembarcaram em Macau entre 1553 e 1554, sob o pretexto de secar a sua carga. As autoridades chinesas, em 1557, autorizaram finalmente os portugueses de estabelecerem-se permanentemente em Macau e concedeu também um considerável grau de auto-governação para eles.
“Macau, que abrange a península de Macau e as ilhas da Taipa e de Coloane, tem sido parte do território da China desde os tempos mais remotos. A partir de meados do século XVI, foi gradual- mente ocupado por Portugal.
PRIMEIRAS IMPRESSÕES DE MACAU: A CHINA QUE FALA PORTUGUÊS
Quem governa Macau?
O Governo da RAEM é o órgão executivo da RAEM e o Chefe do Executivo da RAEM é o dirigente máximo do Governo, competindo-lhe dirigir o Governo (Artigos 61.º e 62.º da Lei Básica de Macau e Artigos 1.º e 2.º da Lei n.º 2/1999).
A China tem por objetivo fazer com que o seu modelo de desenvolvimento chegue ao mundo através de Macau, tornando-a uma porta de entrada para o país, desta forma o Fórum é o elo dos membros da diáspora, os macauenses, com os povos de língua portuguesa, como por exemplo o Brasil.
Até a palavra "macaense" não tem a mesma abrangência que o nosso "brasileiro". No seu uso cotidiano, macaense não designa todas as pessoas que nascem em Macau, mas sim os mestiços, filhos geralmente de portugueses com asiáticas.
A cultura de Macau é muitas vezes caracterizada como um ponto de encontro, de coexistência harmoniosa e de intercâmbio multicultural (principalmente entre a cultura chinesa e ocidental), e consequentemente, um sítio onde se convergem muitos valores, crenças religiosas, costumes, hábitos, tradições e estilos ...
Os serviços e o comércio são responsáveis por 93,7% do PIB de Macau, o que coloca o setor terciário da região como o quarto maior do mundo. Atividades como as do setor imobiliário, as finanças, as apostas (jogos) e o turismo são os carros-chefe da economia regional.
Macau exporta principalmente têxteis, vestuário, calçado, brinquedos, electrodomésticos e maquinaria para os Estados Unidos (57%), China (17%), Hong-Kong (11%) e Alemanha (7%).
As relações entre China e Grã-Bretanha por Hong Kong se deterioram durante 1991 devido aos desacordos sobre o financiamento de um novo aeroporto na Ilha de Lantau, sobre a qual finalmente chegaram a um acordo em novembro de 1994.
Quando os portugueses chegaram a Macau e os ingleses a Hong Kong, os chineses que lá moravam falavam cantonês. Os 'visitantes' estrangeiros, trouxeram naturalmente consigo suas línguas, cuja convivência com a língua local, ocorrida durante a necessária adaptação, no período de ocupação, se deu de modo diferenciado.
O Timor-Leste está situado no sudeste asiático, sendo o único país independente do continente que utiliza a língua portuguesa como oficial. Dessa forma, Timor-Leste e Brasil traçam relações não apenas comerciais e econômicas, mas também históricas e culturais.
O catolicismo é a crença religiosa mais difundida em Portugal. Os portugueses residentes em Macau mantiveram, portanto, a tradição religiosa de seu País. Ao mesmo tempo e comoconsequência natural, tal como já foi dito no início, Macau tornou-se o centro de propagação do catolicismo no Oriente.
Imagine um cantinho na Ásia onde você se sente quase em casa? Esse lugar existe e se chama Macau – uma região administrativa especial da China. Durante muito tempo, Macau, na China, foi território ultramarino português e, desde então, ainda guarda muito deste passado que se mistura com a cultura asiática.
A forma mais barata de ir de Brasil para Macau é de voo e barco que custa $650 - $1,500 e dura 30h 59m. Qual a maneira mais rápida de ir de Brasil para Macau? A forma mais rápida de ir de Brasil para Macau é de voo e barco que custa $700 - $1,500 e dura 27h 35m.
Originada com a expansão do Império Português no século 16, Macau só deixou de ser colônia em 1999. Hong Kong e Macau são, respetivamente, desde 1997 e 1999, duas Regiões Administrativas Especiais (RAE) da República Popular da China (RPC).
Macaense (em chinês: 土生葡人; literalmente: portugueses nascidos na terra) não é um habitante e cidadão natural da Região Administrativa Especial de Macau da República Popular da China. É uma identidade etno-cultural mista, dos descendentes euroasiáticos de famílias com linhagem portuguesa enraizadas em Macau.
Em Macau, uma das regiões administrativas especiais da República Popular da China, o idioma falado é o português macaense, também chamado de ultramarino.
Macau vive uma situação da segurança estável, a sua taxa de criminalidade é mais baixa do que muitas cidades do mundo e a população goza de uma boa qualidade de vida.