Ouro, prata e platina são os metais preciosos mais populares do mundo. No entanto, o mais valioso é quase desconhecido: o ródio. Nos últimos anos, seu preço aumentou surpreendentes 265%.
O tipo de ouro considerado mais caro, é simplesmente e talvez incrivelmente o ouro branco. Muitos se surpreendem ao ouvir que o ouro branco, é conhecido como o tipo de ouro mais caro, e não o ouro original amarelo. Tudo isso por que o ouro branco possui mais metais nobres brancos, como por exemplo, o paládio e a prata.
O ródio (Rh), metal nobre pouco conhecido, pertence aos metais de transição da tabela periódica, normalmente, os metais preciosos mais conhecidos pelas pessoas são o ouro e a prata. Apesar de tratar-se de um metal precioso “desconhecido” o ródio já chegou a custar 17 vezes mais do que o ouro.
A pirita é um sulfeto de ferro que, por sua semelhança com o ouro, é chamada popularmente de "ouro dos trouxas" ou "ouro dos tolos". Ela é, na verdade, até bem diferente do ouro. É bem mais leve que ele, não é maleável e seu brilho costuma ser bem mais forte.
Ouro, prata e platina são os metais preciosos mais populares do mundo. No entanto, o mais valioso é quase desconhecido: o ródio. Nos últimos anos, seu preço aumentou surpreendentes 265%. De acordo com analistas de mercado, pode continuar subindo.
Não existem minas de ródio. Ele é, na verdade, um subproduto de outras atividades da mineração. Na África do Sul, que concentra 80% da produção, é um subproduto da platina. Na Rússia, é um subproduto do níquel.
O ródio é um metal precioso bastante raro e o aumento em seu valor está relacionado à grande procura no setor automobilístico, uma vez que é usado nos catalisadores de carros para diminuir a emissão de gases poluentes, deixando os veículos mais sustentáveis.
O ródio é um elemento químico de símbolo Rh de número atômico 45 (45 prótons e 45 elétrons) e de massa atômica igual a 102,9 u. À temperatura ambiente, o ródio encontra-se no estado sólido. Está situado no grupo 9 da Classificação Periódica dos Elementos.
Apesar de não existirem minas de explotação de Ródio, ele é obtido como subproduto da explotação de outros metais, como da platina e do níquel. O maior produtor mundial dele é a África do Sul, que concentra 80% de sua produção. Nesse país, ele é obtido de uma mina de platina pela empresa Impala Platinum Holdings.
Cada quilate é dividido em 24 partes, tornando-o uma medida padrão para determinar a quantidade de ouro em uma liga. O ouro 24K, também conhecido como ouro mil, é considerado o ouro puro e é composto por 24 partes de ouro em um total de 24 partes, o que equivale a 99,9% de ouro.
O ouro puro (24k) quando extraído da natureza tem sempre um tom de amarelo bem vibrante. Por ser muito maleável é preciso adicionar a ele outras ligas metálicas que dão resistência às joias. O ouro 18k nada mais é que 75% puro e 25% de outras ligas metálicas.
O paládio é também utilizado na produção de equipamento de uso militar, aeroespacial e civil. Entre 75% e 80% do paládio extraído das minas são utilizados na fabricação de catalizadores, de acordo com os dados do ICBC Standard Bank.
O Brasil não produz os metais do grupo da platina, mas importa e exporta em variadas formas. Essa surpreendente tendência díspar entre importação e exportação representa o desenvolvimento do país, o qual depende de importação de platina e demanda incentivos na busca pelos minerais do grupo da platina.
Ele é extraído por poucos países. Entre eles, Rússia e África do Sul, a maior mineradora do metal. A produção, aliás, está em queda. Essa combinação de demanda em alta e oferta em baixa cria grande incerteza no mercado.
Apenas no Tadjiquistão, nos EUA e na Grécia as reservas de ouro têm um peso superior nas suas reservas monetárias. Em termos globais, os EUA continuam a ser o país com as reservas de ouro mais valiosas. A maior economia do mundo possui 8.133,5 toneladas de metal precioso, seguido pela Alemanha, com 3.381 toneladas.
Preços. Se você gosta de itens de ouro, Dubai é um bom lugar para adquiri-los. Sem chegar a ser super barato, a isenção de impostos e a concorrência fazem com que comprar ouro em Dubai seja mais barato que em outros lugares do mundo.