Uma mudança de paradigma é uma expressão utilizada por Thomas Kuhn no seu livro Estrutura das Revoluções Científicas (1962) para descrever uma mudança nas concepções básicas, ou paradigmas, dentro da teoria científica dominante. É uma ideia em contraste com a de ciência normal.
Paradigma é descrito nos dicionários como um substantivo masculino que significa exemplo geral, conjunto de formas ou modelo de algo. Na linguagem coloquial é constantemente utilizada como sinônimo de padrão, exemplo, modelo, norma, protótipo e regra.
A mudança de paradigma, de acordo com Kuhn e Hall, ocorre quando: as anomalias e deficiências do paradigma atual são repetidamente apontadas; os proponentes do novo paradigma falam alto e com segurança sobre ele e são colocados em posições de visibilidade e poder; e a energia está focada em converter aquelas pessoas ...
Paradigma é algo que serve como modelo, como exemplo, como padrão e ele estabelece limites. Imagine que o paradigma é uma lente de óculos, por meio da qual você enxerga o mundo de um determinado modo. Sem a lente apropriada, a imagem ficaria distorcida.
Para Kuhn, o conhecimento científico é definido basicamente pela adoção de um paradigma, e um paradigma nada mais é do que uma estru- tura mental – composta por teorias, experiências, métodos e instrumentos – que serve para o pensamento organizar, de determinado modo, a realida- de e os seus eventos.
Uma mudança de paradigma é uma expressão utilizada por Thomas Kuhn no seu livro Estrutura das Revoluções Científicas (1962) para descrever uma mudança nas concepções básicas, ou paradigmas, dentro da teoria científica dominante. É uma ideia em contraste com a de ciência normal.
Em outras palavras, o paradigma é aquele hábito consolidado, mas também o método de fazer algo de modo único, ou ainda o que esperar como resultado de um processo ou ação e que normalmente é sempre o mesmo.
As mudanças de paradigmas ao longo da história do mundo ocidental mostram que o conhecimento é falível e, nesse contexto, ganham força teorias de autores como Kuhn, Popper e Feyerabend.
De forma simplificada, paradigmas são premissas, ideias, convicções pessoais, que construímos ao longo da vida, influenciados pelo meio e alicerçado pela interpretação pessoal. Tudo isso foi instalado com sentimento e esse sentir instala o paradigma, ele mora em nosso inconsciente. Os paradigmas são autorrealizáveis.
Sobre a função do paradigmaPara Kuhn, o conhecimento científico é definido basicamente pelaadoção de um paradigma, e um paradigma nada mais é do que uma estru-tura mental – composta por teorias, experiências, métodos e instrumentos– que serve para o pensamento organizar, de determinado modo, a realida-de e os seus ...
O QUE SIGNIFICA QUEBRAR PARADIGMAS? Paradigmas são modos de conduta enraizados com o passar do tempo. A quebra de paradigmas, inclusive, nas empresas, é um desafio: significa romper um modo de pensamento ou ação já praticado e substitui-lo pela novidade.
Se olharmos no dicionário, a definição de paradigma é tudo aquilo que serve como exemplo, modelo ou padrão. Mas esse termo não é tão simples quanto parece e vai muito além da mera padronização geral. Podemos dizer que um paradigma é uma visão particular do mundo ao nosso redor, na sua essência.
Paradigma (do latim tardio paradigma, do grego παράδειγμα, derivado de παραδείκνυμι «mostrar, apresentar, confrontar») é um conceito das ciências e da epistemologia (a teoria do conhecimento) que define um exemplo típico ou modelo de algo. É a representação de um padrão a ser seguido.
Antes de mais nada, um paradigma é um modelo padrão a ser seguido em determinada situação. Quando falamos em um novo paradigma na Gestão de Pessoas, significa que a mudança chegou. É momento de olhar para o futuro e quebrar modelos antigos e ultrapassados que não agregam mais valor nas empresas.
Em Linguística, Ferdinand de Saussure define como paradigma o conjunto de elementos similares que se associam na memória e que assim formam conjuntos. O encadeamento desses elementos chama-se sintagma.
A quebra de paradigmas é um conceito que se refere à mudança radical de um modelo de pensamento, crença ou comportamento estabelecido. Trata-se de romper com as formas tradicionais de ver e entender o mundo, abrindo espaço para novas ideias, abordagens e perspectivas.
Na equiparação salarial, existem duas pessoas que são chamadas de: Paradigma: Empregado que ganha mais; Equiparando: Empregado que ganha menos e busca a equiparação.
“Um paradigma é, pois, um conjunto de princípios cognitivos inconscientes e pressupostos que definem o tipo de dados que somos capazes de ver em primeiro lugar” (WILBER, 1989, p. 70).