A Malha Termal, composta de 60% Algodão e 40% Poliéster, oferece toque macio e permite a liberdade de movimentos. Ideal para linha Bebê, na confecção de body, vestidos, pijamas, camisetas, jardineiras, entre outros artigos.
A malha térmica é a opção que você procura para confecções leves de inverno e meia estação. Material 100% poliéster, muito flexível com propriedades de isolamento térmico.
A malha térmica é produzida em um tecido especializado, projetado para regular a temperatura corporal e proporcionar conforto em diversas condições climáticas. Ela é composta por fibras tecnológicas que retêm o calor interno e permitem a evaporação do suor, ainda na fase de vapor, mantendo a pele seca e aquecida.
A malha fria, também conhecida como malha PV (poliviscose), recebe esse nome por ser mais confortável e fria, mesmo em dias e ambientes mais gelados. Trata-se de um tipo de malha obtida por meio da mistura de dois tecidos: 67% de poliéster e 33% de viscose, aproximadamente.
Os fios sintéticos da malha fria são bastante resistentes contra todo tipo de desgaste, tanto que o tecido gerado a partir dessas fibras dificilmente amassa. A poliviscose também não encolhe nem perde elasticidade, além de ser menos suscetível ao desbotamento.
O melhor tecido para camisetas é a malha algodão fio 30 penteado. Esse tipo de material passa por um processo de tecelagem diferenciado dos demais e garante maior durabilidade. Além disso, camisetas feitas em malha algodão fio 30 penteado tendem a não desbotar com facilidade e são confortáveis de usar.
Tencel. O tencel é um tecido muito encontrado em roupas soltinhas e frescas. É um material bastante macio e confortável, por isso combina com a confecção de vestidos, blusas e saias.
A malha fria é a mistura do poliéster com a viscose. E a vantagem de misturar estas duas fibras têxteis é unir as características positivas de ambas, como o toque macio, a durabilidade, um tecido que não amassa e que resulta em uma malha fria ímpar.
As malhas de algodão podem ser encontradas tanto em uma versão cardada quanto penteada. A primeira é mais áspera e consequentemente mais barata. Já uma malha de algodão que passa pelo processo em que são “penteadas” são extremamente macias.
A Malha Termal, composta de 60% Algodão e 40% Poliéster, oferece toque macio e permite a liberdade de movimentos. Ideal para linha Bebê, na confecção de body, vestidos, pijamas, camisetas, jardineiras, entre outros artigos.
Os Tecidos térmicos são indicados para a prática esportiva no frio, escolhido por atletas, ajuda muito na performance e no resultado final pois realiza com facilidade a transpiração / evaporação do suor para fora, mantendo sua roupa seca, com a finalidade de manter você aquecido sem “gelar” o corpo.
Também chamado de controle seletivo é uma forma de controle multivariável em que uma única variável manipulada (MV) pode ser ajustada usando-se várias variáveis controladas (PV), uma de cada vez.
O poliéster é a fibra sintética mais amplamente usada para roupas térmicas, pois é relativamente barata e oferece excelente desempenho em certos aspectos – principalmente porque as fibras podem ser unidas em um tecido muito leve, o que torna a peça muito mais durável.
A roupa térmica corresponde à primeira camada na montagem do seu look de inverno. Assim, pode ser vista como uma segunda pele térmica. Pode ser uma blusa ou calça produzida com tecido especial e fica colada ao corpo.
As roupas térmicas são confeccionadas com alta tecnologia, são tecidos leves com objetivo de manter o corpo aquecido quando estão em contato com a pele. Isso acontece pois sua tecnologia faz com que o corpo não perca calor, e ainda elimine o suor, mantendo-o seco, quentinho e confortável.
É o caso do tecido modal, que é produzido a partir de matérias-primas sustentáveis. Esse material retém a transpiração em dias mais quentes e, ainda, proporciona a sensação de frescor e aconchego.
Malhas de poliéster – Com alta durabilidade, este tecido é muito utilizado na confecção de camisetas polo, especialmente para uniformes (esportivos e corporativos), pijamas e outros modelos que usam estampa em sublimação.
Como vimos, o poliéster é mais quente, por ser uma fibra artificial. Já o algodão é respirável, o que faz com que o calor saia do corpo e gere maior conforto térmico.
Poliéster. O poliéster é um dos tecidos mais usados nas roupas e oferece facilidade para o usuário. Além de secar mais rápido, ele não amassa e é muito usado em roupas de inverno, pois é um material resistente, que impede a saída do calor do corpo.
"Os melhores tecidos são seda, linho, algodão, viscose e tencel", explica Stephanie. Entre os tecidos bons para o calor, um que está muito na moda é o cetim de seda, especialmente para saias. Outra tendência do momento é o algodão, que vem aparecendo bastante nas passarelas.
Linho: esta fibra absorve a umidade, seca rapidamente e traz sensação de frescor. Algodão: oferece boa respirabilidade, apesar de absorver a umidade do corpo.
Quanto menor a numeração do fio, mais grosso e de menor qualidade será a malha, assim como maior a probabilidade de encolhimento. Os fios 21.1,26.1 e 28,1 são muito utilizados, por exemplo, para uniformes. Já o fio 30.1 é confortável, macio, possui boa durabilidade e resistência.
Geralmente composta por poliéster e por viscose, a malha PV também é conhecida como “malha fria”, característica das fibras de viscose, com toque refrescante e leve. O Poliéster caracteriza a durabilidade e a resistência, fortalecendo os atributos desse tipo de malha.
A malha de algodão pima é a melhor para camisetas, pois esse tipo de algodão tem uma maciez diferenciada, conferindo mais conforto para quem está vestindo.