A origem de Maranhão, estado que abriga os Lençóis Maranhenses, é uma das mais misteriosas entre os estados brasileiros. Sabe-se que vem de Marañón, mas o termo pode ter origem tupi-guarani e significar "o mar que corre" ou vir do espanhol e se referir a cajueiros.
Naturalmente, a digital influencer colocou o KIU no mapa e fez todo mundo sorrir com essa expressão já bastante usada na região. Quando alguém exagera ou chama atenção “além da conta”, a palavra “esparroso” é o adjetivo mais utilizado entre os maranhenses.
No Rio Grande do Norte, esta palavra tem o mesmo significado de "Dildo", ou seja, "Consolo". O Dildo é um objeto em formato que imita um pênis com o intuito de ter contato, fantasia ou penetração oral, anal ou vaginal. Encontrei minha vizinha com um maranhão de borracha em cima do sofá dela.
SÃO LUÍS no MARANHÃO - O QUE FAZER? Onde ir, comer, se hospedar e história da cidade 32/60 #BRASIL60
O que é Malcã na Bíblia?
Cartago mantinha uma estátua de Malcã, deus do Sol de origem amonita (e citado até na Bíblia como alvo de oferendas). Pouco maior do que uma pessoa, a escultura de bronze era usada em sacrifícios de crianças. Chamadas “mulk”, essas oferendas eram realizadas 25 vezes por ano.
A população do Maranhão é uma das mais miscigenadas do Brasil, de acordo com o IBGE, 68% dos habitantes são pardos, resultado da mistura de diferentes composições étnicas. A maioria da população estadual é composta por afro-descendentes, consequência do intenso fluxo de tráfico negreiro entre os séculos XVIII e XIX.
A palavra "mondra" não existe no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa — o registro oficial das palavras da Língua Portuguesa. "Mondra", no entanto, pode remeter à palavra "mondrongo", que refere-se a um "indivíduo disforme, monstrengo, preguiçoso".
Gitit ou Gitite. Alguns têm sugerido que “Gitite” denota um tom associado com cânticos de vindima; porque, enquanto a uva estava sendo espremida, eles cantavam ao Senhor. Na Septuaginta grega e a Vulgata latina, portanto, “Gitite” e traduzido por “lagares de vinho”.
1. Maior (ex.: é assunto da mor importância). 2. Usa-se ligado por hífen ao nome que qualifica para indicar superioridade hierárquica ou chefia (ex.: o monteiro-mor é o chefe dos monteiros).
Ora a documentação régia confirma o conceito que sempre temos defendido, isto é, que o termo marrã, nos pagamentos de foros, rendas ou outros direitos, por exemplo, devidos ao Rei, é sinónimo de carne de porco e, mais concretamente, de presunto.
Tucum (Bactris setosa), tucunzeiro, ticum ou tecum é uma palmeira que cresce formando touceiras densas. Atinge de 10 a 12 metros de altura. Tem caules coberto por espinhos, sendo muito ornamental. Seus frutos são esféricos, com cerca de 2 centímetros de diâmetro.