Não há relatos de efeitos perigosos graves se tomar muitos comprimidos de desogestrel de uma vez. Podem ocorrer sintomas como náusea e vômito e, ainda, um leve sangramento vaginal em mulheres ou jovens. Para maiores informações consulte o médico.
O aumento de peso é, de fato, um efeito colateral comum do desogestrel, que acontece principalmente devido à retenção de líquidos, mas que também se pode dever a um discreto aumento do apetite. Para controlar o aumento de peso é preciso ter cuidado com a dieta e praticar exercícios físicos para queimar calorias.
Este medicamento é contraindicado para uso durante a gravidez ou suspeita de gravidez. Desogestrel + Etinilestradiol (substância ativa) não é indicado durante a gravidez. Se ocorrer gravidez durante o tratamento com Desogestrel + Etinilestradiol (substância ativa), a administração dos comprimidos deve ser interrompida.
Desogestrel: Orientações sobre esse fármaco (cerazette, mercilon, microdiol, nactali, primera)
O que o hormônio desogestrel faz?
Como outras pílulas só de progestagênio, Desogestrel é mais adequado para uso durante a amamentação e para mulheres que não podem ou não querem usar estrogênios. Ao contrário das pílulas só de progestagênio tradicionais, o principal efeito anticonceptivo de Desogestrel é a inibição da ovulação.
Este medicamento é contraindicado para uso durante a gravidez ou suspeita de gravidez. Desogestrel + Etinilestradiol não é indicado durante a gravidez. Se ocorrer gravidez durante o tratamento com Desogestrel + Etinilestradiol, a administração dos comprimidos deve ser interrompida.
doses em termos de Desogestrel. tomar com um copo de água, sempre à mesma hora do dia, na ordem indicada pelas setas impressas na cartela. Tomar um comprimido por dia durante 28 dias consecutivos.
O desogestrel é uma pílula de uso contínuo, sem pausa. Dessa forma é esperado que não venha a menstruação ou que tenha pequenos sangramentos irregulares de escape.
O risco de trombose é maior para anticoncepcionais que apresentam doses mais elevadas do hormônio estrogênio e que também contém na sua fórmula desogestrel, gestodeno ou drospirenona, são as formas sintéticas do hormônio progesterona.
Qual anticoncepcional tem maior risco de trombose?
Os anticoncepcionais que mais elevam o risco de trombose são os que unem derivados do estrogênio (etinilestradiol ou estradiol) a outro hormônio, chamados de contraceptivos hormonais combinados. Portanto, principalmente aquelas mulheres que apresentam fatores de risco, devem evitar marcas com essa combinação.
O desogestrel é de uso contínuo, não deve ser feita a pausa de 7 dias, pois isso diminui a sua eficácia. Deve começar sim a fazer o uso contínuo, pois este é o modo correto de uso.
Durante o tratamento com desogestrel, pode ocorrer sangramento vaginal em intervalos irregulares. Pode ser mínimo, não necessitando do uso de absorvente, ou maior, mais parecido a um período menstrual curto, requerendo uso de absorvente.
Quanto tempo leva para o desogestrel sair do organismo?
Quanto tempo depois de tomar o desogestrel a menstruação desce? Em geral após cessar o uso de desogestrel demora em media uns 3 meses para a menstruar começar a normalizar.
Desogestrel é diferente das outras minipílulas porque apresenta uma dose que, na maioria dos casos, é alta o suficiente para impedir a maturação dos óvulos. Consequentemente, desogestrel proporciona eficácia contraceptiva elevada.
Não há relatos de efeitos perigosos graves se tomar muitos comprimidos de desogestrel de uma vez. Podem ocorrer sintomas como náusea e vômito e, ainda, um leve sangramento vaginal em mulheres ou jovens.
Como outras pílulas só de progestagênio, Desogestrel é mais adequado para uso durante a amamentação e para mulheres que não podem ou não querem usar estrogênios. Ao contrário das pílulas só de progestagênio tradicionais, o principal efeito anticonceptivo de Desogestrel é a inibição da ovulação.
Quais os sintomas que o anticoncepcional desogestrel pode causar?
Reações comuns (ocorrem em mais do que 1% das pacientes que utilizam este medicamento) Espinhas (acne), dor nas mamas, diminuição da libido, dor de cabeça, menstruação irregular ou ausência de menstruação, alterações de humor, náuseas e aumento de peso.
Qual a diferença do desogestrel para os outros anticoncepcionais?
As pílulas de progestagênio contendo desogestrel ou drospirenona possuem menores taxas de falha em virtude do efeito antiovulatório, devendo ser consideradas para mulheres que necessitam de contraceptivos com elevada eficácia.
Como saber que o anticoncepcional não está me fazendo bem?
Sintomas como dor na panturrilha, dor de cabeça intensa, falta de ar e dor no peito devem ser tratados como emergência médica. É importante estar ciente de como seu corpo responde ao uso de anticoncepcionais e reconhecer sinais de que esse método contraceptivo pode não estar fazendo bem.
O desogestrel contém uma pequena quantidade de um tipo de hormônio sexual feminino, o progestagênio desogestrel. Por esse motivo, é chamado de pílula com progestagênio isolado, ou minipílula.
O desogestrel pode ser utilizado, com segurança, como método contraceptivo, após os 6 primeiros meses de amamentação e inclusive por mulheres que não amamentam.