Patamar. Seria a superfície horizontal mais cumprida que os demais pisos (degraus) e tem como finalidade ser um espaço de apoio ou pausa para descansar enquanto sobe a escada.
Etimologia. Segundo o Pe. Giovanni Gallo (1997:108) "Marajó" (M-bará-yó) é o "tirado do mar" e também o "tapa-mar". Viria de Mbará, que pode variar em mará e pará, ou seja, "o mar".
No Brasil, o termo “Marajá” passou a ser utilizado para designar pessoas que possuem uma grande quantidade de riqueza e poder. Os Marajás são conhecidos por sua ostentação e luxo, vivendo em mansões e desfrutando de uma vida de luxo e conforto.
1 Tudo que provoca grande admiração por sua beleza, grandeza ou perfeição. 2 por ext Objeto ou indivíduo extraordinário, motivo de admiração. 3 Ato ou sensação de admiração e encantamento. 4 Cul Espécie de pastel, em forma de cilindro, frito, com recheios variados.
O patamar é o componente horizontal semelhante ao piso da escada, porém, com maior comprimento. Pode se apresentar separando os lances de uma escada, ou em seu topo. O patamar é comumente utilizado em escadas onde se precisa vencer uma grande altura, para descanso.
5.6.2.3 Os patamares das rampas devem ser sempre em nível, tendo comprimento mínimo de 1,20 m medidos na direção do trânsito, sendo obrigatórios sempre que houver mudança de direção ou quando a altura a ser vencida ultrapassar 3,7 m.
O patamar é uma superfície horizontal maior que o piso do degrau, que serve como descanso ao subir as escadas que precisam vencer grandes alturas, assim dividem os lances da escada deixando a subida mais confortável.
Exatos quatro meses atrás, no dia 13 de novembro de 2019, Bruno Henrique sentenciou depois de um clássico quente contra o Vasco que o Flamengo estava em "outro patamar". A frase, a princípio uma provocação ao rival, virou bordão e não sai da boca de jogadores, torcedores e imprensa.
No dia 13 de novembro de 2019, ainda sem as conquistas que marcaram a atual geração, Bruno Henrique criou uma frase que se espalhou pelo universo rubro-negro: "O Flamengo está em outro patamar".
Marajá é o nome e um fruto de uma palmeira da Amazônia. Seu tamanho pode ser comparado ao de uma azeitona, além do formato de um côco com cascas roxa e às vezes preta. Sua polpa é muito pouca na cor branca e às vezes rosa adocicada e azeda.