O conceito de marca territorial à vista da abordagem cultural do Desenvolvimento Regional se refere à criação de valor simbólico, a articulação dos atores, a pluralidade de identidades presentes em um território, criando estratégias que a tornam um ativo significativo para o território e, consequentemente, para a ...
Podemos dizer que os territórios de marca são os assuntos que atraem pessoas para circular ao redor do seu negócio. Isso significa que estes conteúdos estão diretamente relacionados ao que chamamos de Aprendizado e Descoberta no Funil de Vendas.
Ele é entendido como o espaço que é definido e delimitado por meio das relações de poder. Portanto, envolve questões históricas, políticas, econômicas e culturais, e é tradicionalmente determinado por fronteiras, que podem ser fixas ou fluidas.
Nessa perspectiva, conforme indicado na seção anterior, a abordagem territorial assume a função de uma ferramenta para se pensar o planejamento e a intervenção no tecido social a partir de alguma escala, quer seja local, regional, microrregional, etc.
A configuração territorial é o total. populações, empresas e instituições de governo ao território. modernização capitalista e de controle político estranhos ao território. A globalização possui uma lógica intensamente desterritorializadora.
O território é um importante conceito para os estudos geográficos e possui diferentes abordagens. O território é usualmente definido como uma área do espaço delimitada por fronteiras a partir de uma relação de posse ou propriedade, seja essa animal ou humana.
1. Relativo a território (ex.: divisão territorial, fronteira territorial). 2. Que defende ou tende a defender o seu território (ex.: animal territorial; comportamento territorial).
O documentário fala sobre territorialidade, ou seja, é uma noção que deriva de território: uma zona ou região que estabelece uma jurisdição, pertence a um determinado Estado ou serve como campo de ação. O conceito, posto isto, costuma referir-se ao modo de circunscrição de algo consoante a sua realização territorial.
Durante um mesmo dia, um único animal pode percorrer uma grande área em busca de recursos e de parceiros. Para delimitar esses territórios, algumas espécies emitem sons ou mesmo partem para o ataque aos concorrentes. Essa defesa da área onde há recursos que precisam ser defendidos se chama comportamento territorial.
ESTRUTURAS TERRITORIAIS. "Consiste no levantamento das estruturas existentes no território e inclui trabalho de campo para recolha de informação, tratamento dos dados e caracterização das mesmas."
Ao contrário do território, que de alguma forma define “nós” e os “outros”, o “próprio” e o “não-próprio”, ou seja, carrega um sentido de exclusividade, a territorialidade é um processo de caráter “inclusivo”, incorporando novos e velhos espaços de forma oportunista e/ou seletiva, não separando quem está “dentro” de ...
A territorialização é o processo no qual se identificam grupos, famílias e indivíduos de um território adscrito, e os fatores condicionantes e determinantes de sua saúde; é uma ação fundamental para o planejamento, e para a implantação de ações estratégicas para intervir nos problemas encontrados, a fim de garantir a ...
O que é a “marcação de território”? A marcação de território é um comportamento natural e instintivo dos cachorros, mais frequente em machos, embora algumas fêmeas também possam fazê-lo. A intenção é enviar uma mensagem para os outros animais que habitam a região, mostrando o seu domínio sobre um determinado ambiente.
Indicação Geográfica (IG) é um instrumento de propriedade industrial que busca distinguir a origem geográfica de um determinado produto ou serviço. Conforme disposto no art. 176 da LPI, constitui IG a Indicação de Procedência (IP) ou a Denominação de Origem (DO).
Nessa perspectiva, território é um conceito da geografia que nos ajuda a descrever e entender as formas de viver no planeta Terra, conhecer seus habitantes e as relações que estabelecem entre si para poder viver e se reproduzir. O território é o espaço de vida do ser humano.
O mapa territorial é o produto da territorialização e georreferenciamento, ou seja, é nela que será possível visualizar de forma clara e simples as informações inerentes ao território [JUSTO et al 2017].
Qualquer espaço definido e delimitado por e a partir de relações de poder se caracteriza como território. Uma abordagem geopolítica, por exemplo, permite afirmar que um consulado ou uma embaixada em diferentes países, seja considerado como parte de um território de outra nação.
O diagnóstico territorial é uma das principais etapas do trabalho em Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE), já que ele possibilita que o grupo identifique as potencialidades e fragilidades de cada município, especialmente do território, além de dar visibilidade aos pontos comuns entre as redes de ensino.
O princípio da territorialidade dos direitos reais significa que a ordem jurídica portuguesa é a única competente para determinar o regime jurídico das coisas situadas no território português, e que esse regime jurídico substantivo é o direito português.
Definições de teóricos da Geografia são apresentadas para conceituar a territorialidade como sendo a tentativa de um grupo de influenciar ou afetar pessoas, fenômenos e relações para delimitar e impor controle sobre uma área geográfica, o que reflete a multidimensionalidade do vivido territorial pelos membros de uma ...
A territorialidade refere-se aos indivíduos ou grupos de indivíduos, tais como as alcateias de lobos, que defendem o território contra a invasão de indivíduos da mesma espécie. Por exemplo, os machos de muitas espécies de aves marcam um território para o período em que fazem ninho.
Em suma, a territorialidade é definida como um conjunto de relações que se originam num sistema tridimensional sociedade-espaço-tempo, com o objetivo de se buscar, de forma crescente, autonomia associada aos recursos de um sistema.
Eles podem ser definidos como uma reunião de pessoas que vivem em um território sob os mesmos códigos de identificação – notadamente a língua, os símbolos nacionais, a moeda. É comum aos Estados Nacionais a busca por aumentar seus territórios, com as mais diversas finalidades.