Um estudo finlandês, que examinou cerca de 23 mil adultos durante quatro décadas, mostrou que pessoas que tendem a ficar acordadas até mais tarde têm maior probabilidade de morrer em uma idade mais jovem do que aqueles que dormem mais cedo.
É ruim dormir tarde e acordar tarde? Se você conseguir dormir pelo menos 7 horas, pode não ser tão ruim. Ainda assim, dormir tarde pode trazer prejuízos à saúde, como comportamentos sedentários, riscos de doenças crônicas, ganho de peso e dificuldade em controlar humor e sentimentos.
Qual o horário mais saudável para dormir e acordar?
Um estudo publicado pela revista científica European Heart Journal-Digital Health e pela Universidade de Harvard revelou que as pessoas que vão dormir entre as 22 e as 23 horas dormem melhor e podem ter menos probabilidade de desenvolver doenças cardíacas do que aquelas que o fazem mais cedo ou mais tarde.
Em 2021, um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade do Colorado em Boulder, Harvard e MIT revelou que acordar mais cedo pode reduzir o risco de depressão em 23%. Na ocasião, os pesquisadores examinaram os dados genéticos de mais de 800 mil indivíduos.
A soneca durante o dia promove uma mini limpeza, uma faxina no cérebro. Ela vai aspirar a poeira que se acumulou até aquele momento”, ilustra a médica. Ou seja, a soneca permite que possamos encarar as demais tarefas com mais disposição, energia, atenção, criatividade e memória.
Existe horário ideal para dormir e acordar? | Dra Maryna Landim
O que te faz acordar mais cedo ou dormir mais tarde?
1. Seu dia rende mais. Por mais que dormir até tarde seja gostoso quando estamos cansados ou dormimos pouco no dia anterior, o fato é que nos causa a perda de horas preciosas do dia.
Para um rápido aumento de energia, uma soneca de 10 a 20 minutos pode ser suficiente. Um cochilo de 60 minutos melhora a memória, enquanto um cochilo de 90 minutos envolve um ciclo completo de sono, o que melhora a criatividade. Cochilar pode reduzir seus níveis de estresse e melhorar seu desempenho intelectual.
Alguns estudos apontam que pessoas que acordam cedo têm um estado de espírito mais positivo, são mais energéticas, desestressadas, pontuais e saudáveis. Tudo isso proporciona uma sensação de vida organizada e faz você se sentir mais feliz. “Se você ganhar de manhã, você ganha o dia”.
Estudo realizado na instituição com mais de mil voluntários concluiu que pessoas que acordam cedo são mais magras, mais felizes e mais saudáveis do que aquelas que usam a manhã para dormir um pouco mais.
Quatro da manhã todos os dias, muito cedo? É verdade que sim, mas são vários os benefícios que tem ao levantar-se neste horário. O 'website' New Trader U, dedicado a assuntos financeiros, revela como pode melhorar a sua vida ao acordar cedo.
A maior parte do tempo está no sono da fase N2. O sono profundo (fase N3) ocorre principalmente durante a primeira metade da noite. No decorrer da noite é gasto mais tempo no sono REM. Despertares breves (chamados de fase W) ocorrem durante toda a noite, mas a pessoa adormecida geralmente desconhece a maioria deles.
O estudo aponta que a melhor hora para despertar é as 6h44 da manhã, mas a pessoa não deve sair da cama até exatamente 7h12, este tempo é para acordar, espreguiçar. Depois, deve ser seguido de 21 minutos de exercício, passando 10 minutos no chuveiro e terminando com longos 18 minutos de café da manhã.
Os benefícios do sono já são bem conhecidos, mas saiba que a soneca da tarde também faz bem à saúde. A regularidade da famosa sesta pode melhorar o humor, reduzir a fadiga e aumentar do estado de alerta.
E as evidências sugerem que acordar cedo está relacionado a um melhor humor e desempenho no trabalho. Um estudo de 2021 mostrou que programar o despertador uma hora mais cedo pode aliviar os sintomas depressivos.
Acordar cedo pode ser difícil, mas traz benefícios como aumento da produtividade e melhora na qualidade da saúde. Nas primeiras horas da manhã, nosso corpo é estimulado a produzir o cortisol, um hormônio que regula nossos níveis de estresse.
Dormir bem não se resume apenas ao tempo dedicado ao descanso, mas também ao horário em que nos entregamos ao sono. Um estudo realizado pela Universidade de Harvard indica que o horário entre 22h e 23h é crucial para garantir uma boa noite de sono e promover a saúde cardiovascular.
Acordar tarde também pode ser um problema. A mesma pesquisa percebeu que despertares tardios – quem acorda depois das 8h da manhã – também corre o risco de desenvolver insuficiência cardíaca. Ou seja, mesmo dormindo a quantidade de horas, os horários de dormir influenciam na nossa saúde.
Segundo especialistas, para uma noite bem dormida de um adulto, o ideal são de 7 a 8 horas de sono profundo e sem interrupções. Aliás, o excesso de sono pode estar associado a doenças.
Adultos de 18 a 60 anos devem ter 7 ou mais horas de descanso por noite; indivíduos de 61 a 64 anos, entre 7 e 9 horas; e pessoas com mais de 65 anos de idade, cerca de 7 ou 8 horas, segundo os CDC.