O esterco de galinha é considerado a melhor fonte para adubação orgânica do cafeeiro por apresentar teores mais elevados que as palhas e estercos de bovinos e suínos em N P K etc além de uma relação C/N (Carbono/Nitrogênio) normalmente inferior à 10 – 15 condicionante de rápido aproveitamento pela plantas.
As análises evidenciaram que o teor de nitrogênio no composto orgânico foi superior estatisticamente aos encontrados na cama de frango de corte e no esterco de bovinos. Os teores de fósforo e cálcio no composto orgânico foram iguais aos da cama de frango de corte e superiores aos observados no esterco de bovinos.
É considerado o melhor adubo orgânico por ser fonte de macro e micronutrientes. Também pela quantidade de fibras, que ajudam a reter a água e melhorar o crescimento de raízes.
Ainda assim, o esterco curtido ainda é forte e deve ser usado em pequenas quantidades, de acordo com a origem (o de coelho é quatro vezes mais forte que o de vaca, por exemplo) e a espécie de planta.
- Para que a decomposição seja feita com sucesso, deve-se verificar a umidade do solo, prestando atenção para ver se o esterco “desapareceu”. Na forma bruta, ele nunca deve ser adicionado diretamente no jardim ou plantação, o que pode comprometer a saúde das plantas.
Quais as plantas que gostam de esterco de galinha?
Milho: para o milho, recomenda-se reaplicar o esterco de galinha a cada ciclo de plantio, assim como nas hortaliças e na soja. Isso ajuda a manter a fertilidade do solo e fornece aos pés de milho os nutrientes necessários para um bom crescimento e uma boa produtividade.
Mas de jeito nenhum deve-se usar o esterco fresco. As fezes dos animais tanto dos bovinos, equinos e galinhas, contém altas concentrações de nitrogênio, portanto se usado diretamente no solo pode queimar as raízes das plantas.
Elas sempre vão para o lixo, mas realmente podem melhorar sua propriedade. Quando lavadas e trituradas em pequenos grãos, as cascas de ovos se tornam um fertilizante importante, farto em cálcio e potássio.
Para fazer a compostagem do esterco de galinha, misture um terço dos dejetos com dois terços de outros materiais orgânicos, como a própria palhagem utilizada no chão do galinheiro e restos de alimentos. Crie camadas de esterco, palhagem e outros resíduos orgânicos.
O esterco de qualquer animal pode ser utilizado como fonte de matéria orgânica para o solo, desde que esteja decomposto para utilização. Os estercos são usados principalmente no cultivo de hortaliças, para melhorar as condições físicas e biológicas do solo.
Adubo Fertilizante Granulado NPK 04-14-08 - Foração e Frutos
Especial para estimular o florescimento de espécies como as Roseiras, Rosas do Deserto, Flores, Folhagens, Hortaliças e Frutíferas. Serve para fortalecer as plantas de uma maneira geral.
Turfa Gold é a melhor alternativa para substituir o uso do esterco animal, cama de frango (esterco de galinha, cama de aviário), torta de mamona, sendo utilizado como fonte de matéria orgânica em todo e qualquer tipo de cultivo.
“Todo produto que tenha proteína de origem animal é proibido para ruminantes. Ração de peixe, de suíno e de frango para ruminantes não pode. Quem tem aviário e sobra ração, não pode dar para bovino”, alertou o entrevistado.
Segundo ponto é a questão da composição, o esterco de vaca é muito mais rico em nitrogênio, fósforo e potássio. e são nutrientes essenciais para as plantas. Os estercos de cavalo são mais ricos em carbono. e pode ser útil para melhorar a estrutura do solo, mas não é muito bom para o crescimento das plantas.
No entanto, com o aumento da demanda, o preço do esterco de galinha vem aumentando. De acordo com pesquisa do Pecege, a tonelada desse esterco, saiu de 100 reais em julho de 2021 e fechou 21 a quase 300 reais a tonelada.
A produção diária de esterco (fezes + urina) dos bovinos leiteiros é aproximadamente 10% de seu peso corporal, o que representa, na maioria dos casos, uma quantidade de 45 a 48 kg/vaca/dia.
CONCLUSÕES. Recomenda-se a aplicação de 3,75 t ha-1 do esterco de galinha poedeira para alcance de maiores produções de matérias verde e seca de plantas de milho para silagem.
A eficiência de cada um deles varia entre si, já que possuem composições diferentes. O esterco de galinha, por exemplo, é mais rico em nitrogênio do que o esterco bovino. Já que são expelidas junto às fezes.
O esterco de galinha pode ser aplicado em quais plantações? O esterco de galinha pode ser aplicado em várias colheitas. Por ser rico em nitrogênio, beneficia a produção de feijão e milho, por exemplo. Há também fósforo e potássio como nutrientes.
Qual a diferença entre esterco de vaca e de galinha?
As aves não produzem urina, eliminando-as junto com as fezes e é por isso que seu esterco é mais rico em nitrogênio que o de ruminantes e suínos. O esterco proveniente de frangos e galinhas de criações intensivas e alimentadas com ração, é rico em nutrientes, especialmente nitrogênio e fósforo, mas pobre em celulose.
VOCÊ PODE ACESSAR O FOLDER E SABER MAIS COMO FAZER CLICANDO AQUI! Como resultado, temos acesso a um composto orgânico rico em nutrientes e que pode ser utilizado para várias culturas. Após 90 dias, o composto estará pronto para uso, terá cor escura, cheiro de terra mofada e estará em temperatura ambiente.
R$ 30,00. Quando um solo já está degradado, sem uso, torna-se compacto, sem vida. Portanto, o uso do esterco de curral favorece a melhoria na química e na física do solo, tornando-o mais fofo e produtivo.
Em média os estercos de galinha apresentam composição em torno de 17 a 28 % N (17 a 28 kg N/t) 22 a 37% P2O5 (22 a 30 kg P2O5/t) e 12 a 17% de K2O (12 a 17 kg K2O/t) além de enxofre boro e outros micronutrientes em teores variáveis.