Se fossemos apontar uma vantagem dos pneus remold é que eles são melhores do que os meia vida, pois, materiais são reaproveitados, enquanto os meia vida vem de origem desconhecida, portanto, a durabilidade e qualidade são altamente questionáveis.
Portanto, se a sua ideia é gastar menos, entre essas duas opções, o pneu remold é muito melhor do que o pneu meia vida. Mas, ainda assim, a alternativa mais segura e eficiente para os veículos da sua frota com certeza são pneus novos, vindos direto da fábrica.
Em resumo, os pneus remold podem ser uma opção segura para viagens, desde que sejam produzidos por fabricantes confiáveis e utilizados em condições de condução adequadas. Neste sentido, este tipo de pneu oferece economia significativa em relação aos pneus novos e contribuem para a sustentabilidade do meio ambiente.
Um pneu meia vida é um pneu que já está usado, mas ainda pode continuar rodando. Ou seja, embora não seja novo, ainda não foi usado até acabar. Como comparação, pneus novos e de marcas confiáveis podem rodar até 50 mil quilômetros, na média.
Assim, enquanto um pneu novo, de boa qualidade, pode chegar a mais de 50 mil quilômetros antes da troca, os remoldados duram, em média, de 25 a 30 mil quilômetros. No entanto, essa quilometragem pode ser bem menor, dependendo do uso e das condições da pista.
Pneu remold é fria devido a 'derrapagem' do Inmetro
Qual é o risco do pneu remold?
A camada de borracha aplicada pode não aderir de maneira eficaz ao pneu, comprometendo sua durabilidade e desempenho nas estradas. Isso pode resultar em menor tração, aderência reduzida em condições de chuva e menor estabilidade durante a condução. A utilização de pneus remold aumenta o risco de falhas e estouros.
Sim, o pneu remold é permitido por lei no Brasil, desde que atenda aos requisitos técnicos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
Ou seja, se você usa pneus meia vida sua atenção deverá ser 2x maior, pois o risco de imprevistos ocorrerem na estrada ultrapassa 80%. Além disso, você obrigatoriamente precisa ter um estepe novo em seu carro, lembre-se que circular com pneus comprometidos gera multa.
“Observe se o encontra o TWI, o indicador de desgaste do pneu. Depois, olhe por dentro para ver se não encontra nenhum reparo maior, principalmente nas laterais e por último, cheque o DOT, que é a data de fabricação do pneus”.
A partir do sexto ano o pneu já perde as suas características, a aderência no asfalto vai reduzindo e o pneu não oferece mais a mesma estabilidade, a mesma aderência com o asfalto do que um similar zero ou novo, até seis anos. Nessas condições você pode usar o pneu até, no máximo, 10 anos.
Balanceamento: Uma desvantagem típica do pneu remold é a dificuldade para realizar o balanceamento. Não é fácil fazer o ajuste correto com esse material. Por isso, é necessário que o profissional que presta esse serviço tenha boa experiência com o produto.
Sim, é permitido utilizar os pneus remold, segundo Inmetro. Vale destacar que ele é indicado para ser utilizado em veículos leves, como carros de passeio e comerciais. Estes pneus são proibidos nos seguintes veículos: militares, agrícolas, motocicletas, motonetas, de competição, ciclomotores e bicicletas.
Desempenho superior: Pneus importados geralmente oferecem melhor aderência em piso seco e molhado, maior durabilidade e menor ruído. Segurança: As rigorosas normas de qualidade dos países de origem garantem maior segurança para os pneus importados.
Apesar das reformas pelas quais passam, os pneus remold não têm a mesma qualidade – não oferecem a mesma segurança – do que pneus novos. Além disso, os pneus remold não são recomendados para rodar em estradas. Então, se você está planejando uma viagem, melhor não contar com pneus remold.
As regulamentações sobre a utilização de pneus remold na dianteira de veículos variam de acordo com o tipo de veículo. De acordo com as Resoluções Contran nº 416/2012 e nº 445/2013, a utilização de pneus reformados na dianteira de ônibus e micro-ônibus é proibida.
De acordo com especialistas, os pneus remold são adequados para circular em cidades a baixas velocidades (máximo de 80 km / h). E o motorista ao comprar este tipo de pneu, é recomendável que ele verifique a área de produção da empresa e fabrique pneus de qualidade e garantidos.
Se fossemos apontar uma vantagem dos pneus remold é que eles são melhores do que os meia vida, pois, materiais são reaproveitados, enquanto os meia vida vem de origem desconhecida, portanto, a durabilidade e qualidade são altamente questionáveis.
Um pneu novo de boa qualidade chega a rodar de 50 a 60 mil quilômetros, já os pneus remoldados, duram em média de 25 a 30 mil quilômetros. Mas essa quilometragem pode ser ainda menor, se o remold rodar mais na estrada, já que estes pneus são mais indicados para a cidade.
Em média, pneus originais de carros de passeio devem durar de 40 a 60 mil quilômetros até a primeira troca, porém, alguns fatores podem reduzir pela metade essa expectativa.
Os dois primeiros dígitos indicam a semana de fabricação, enquanto os dois últimos representam o ano. Sendo assim, se o pneu não estiver com esses números grafados na borracha, pode apostar que é um remold, assim como a questão da marca. É bem simples.
Apesar disso, o remold apresenta um desempenho quilométrico de 15% a 30% inferior se comparado com o novo. Em contrapartida, os pneus Recapados, se renovados da forma adequada, podem proporcionar rendimento quilométrico igual ao de um pneu novo ou até mesmo, melhor.
Qual a diferença entre um pneu remold, um recapado e um recauchutado? A maior diferença está na maneira como são reformados. No pneu remoldado, ocorre a substituição da banda de rodagem, ombros e parede lateral com novas camadas de borracha.