A migração refere-se ao movimento populacional no espaço geográfico. A migração é o termo que designa qualquer movimento populacional pelo espaço geográfico. Quando trata-se da saída da população de um local, emprega-se o termo emigração.
A migração consiste na mobilidade espacial da população. Esse processo pode ocorrer em escala global, nacional, regional, municipal ou até de domicílio. As correntes migratórias podem ser desencadeadas por fatores religiosos, econômicos, políticos, culturais, psicológicos e ambientais.
Migração é o deslocamento populacional de um lugar para o outro. Ocorre por diversas razões, provocando transformações socioespaciais. Migração é o deslocamento populacional pelo espaço geográfico, de forma temporária ou permanente, que desde o início da humanidade têm contribuído para a sobrevivência do ser humano.
EMIGRANTE É A PESSOA QUE DEIXA (SAI) UM LUGAR DE ORIGEM COM DESTINO A OUTRO LUGAR. O IMIGRANTE É O INDIVÍDUO QUE CHEGA (ENTRA) EM UM DETERMINADO LUGAR PARA NELE VIVER. OS FLUXOS MIGRATÓRIOS PODEM SER DESENCADEADOS POR DIVERSOS FATORES.
A migração, um fenômeno demográfico, pode ser entendida como qualquer entrada ou saída de pessoas em/de um determinado território, independentemente da escala espacial, em um determinado período considerado.
A migração é um movimento populacional caracterizado pelo deslocamento dos indivíduos pelo espaço geográfico. Portanto, é o termo que caracteriza o movimento da população, de forma interna e externa, nas diferentes localidades.
Migração é o ato de se deslocar no espaço geográfico. Ela pode ser temporária ou permanente e envolver uma série de fatores econômicos, sociais, culturais ou naturais. As migrações podem ser categorizadas de acordo com diferentes aspectos. Ouça o texto abaixo!
“O termo EMIGRAÇÃO corresponde à saída de pessoas do lugar de origem, ao passo que IMIGRAÇÃO corresponde à chegada de pessoas a um novo lugar. As migrações ocorrem no mundo desde o início da história da humanidade.”
Migração é todo movimento de pessoas que ocorre de um lugar para o outro, seja chegando, seja saindo, por diversas razões: culturais, econômicas, turísticas, entre outras. Migrantes indo para a Europa.
Guilherme Syrkis: A migração pode contribuir positivamente para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), aumentando o crescimento econômico por meio de contribuições trabalhistas (ODS 8), promovendo a diversidade cultural e reduzindo as desigualdades (ODS 10) e enriquecendo os sistemas educacionais por meio ...
O principal motivo para esses fluxos migratórios internacionais é o econômico, no qual as pessoas deixam seu país de origem visando à obtenção de emprego e melhores perspectivas de vida em outras nações.
Migrações definitivas: quando as pessoas se deslocam por tempo indeterminado. Migrações temporárias: quando as pessoas se deslocam por um determinado período de tempo. Ex: migrações sazonais (vindimas, apanha da fruta,…) Migrações diárias: também chamadas de movimentos pendulares.
Imigração é a chegada de uma pessoa a um território. Na atualidade, as nações desenvolvidas são as que mais recebem imigrantes, como países europeus e os Estados Unidos.
é o deslocamento de pessoas dentro das fronteiras de um país. Isso pode acontecer de áreas rurais para áreas urbanas (migração rural-urbana), entre diferentes regiões no mesmo país (migração inter-regional) ou entre áreas urbanas dentro de uma mesma região (migração intra-urbana).
Migração é o processo de deslocamento de pessoas de um país para outro ou do local onde residem para outro dentro do mesmo país. Os motivos que levam o acontecimento desse fenômeno são de diversas naturezas como: religiosa, psicológica, social, econômica, política e ambiental, por exemplo.
A imigração acontece quando um indivíduo entra em um país estrangeiro para residir deixando o seu país de origem. Confira um exemplo de aplicação da palavra imigração em uma frase: “Meus pais imigraram para o Canadá na década de 1950.”. O movimento de imigrar é permanente e somente aplicável a pessoas.
Migrante é, pois, toda a pessoa que se transfere de seu lugar habitual, de sua residência comum, ou de seu local de nascimento, para outro lugar, região ou país. “Migrante” é o termo freqüentemente usado para definir as migrações em geral, tanto de entrada quanto de saída de um país, região ou lugar.
Um imigrante é uma pessoa que se estabelece em um país diferente daquele em que nasceu ou do qual é cidadão. Ao contrário de um migrante, que se desloca de forma mais geral, um imigrante faz essa mudança com a intenção de residir permanentemente ou por um longo período de tempo no novo país.
“Imigrar” significa entrar e morar em um país estrangeiro. Já “migrar” é o deslocamento de uma região para outra. Os verbos “emigrar”, “imigrar” e “migrar” indicam um deslocamento de um lugar a outro. Ouça o texto abaixo!
Migração urbano-urbano: tipo de migração que se dá com a transferência de populações de uma cidade para outra. Tipo de migração muito comum nos dias atuais.