O que é miíase e como essa doença pode ser evitada?
O que é Miíase? A miíase é uma infecção parasitária causada por larvas de várias espécies de moscas, que invadem a pele ou orifícios do corpo, como olhos, nariz e ouvidos. É uma zoodermatose (doença da pele causada por animais), que afeta diversos animais vertebrados, incluindo o ser humano.
A miíase é uma infecção de pele causada pela deposição de larvas de determinadas moscas em regiões expostas do corpo, ferimentos na pele e cavidades naturais (como nariz e orelhas). Os principais tipos de infestação da pele por larvas de moscas são: Miíase furuncular: É conhecida também como berne.
Prevenção. A prevenção consiste em evitar a penetração das larvas, protegendo áreas descobertas da pele, principalmente feridas abertas, em especial nos locais onde existam muitas moscas.
O que é Miíase? A miíase é caracterizada pela infestação de larvas de moscas na pele. As larvas de moscas completam parte de seus ciclos de vida alimentando-se de tecidos (vivos ou mortos) no corpo humano. A miíase pode se dar de duas formas: berne ou bicheira.
Para evitar a infecção pelo berne, é importante manter a pele limpa, seca e sem ferimentos expostos, principalmente em idosos acamados ou pessoas que vivem em locais com muita infestação por moscas. Além disso, deve-se passar repelente nas áreas expostas da pele ou cobrir com roupas.
Miíase subcutânea(berne) e Miíase cutânea(bicheira): ciclo biológico, tratamento e profilaxia
O que previne berne?
Prevenção da berne em humanos
Algumas das melhores formas de evitar a infecção pelas larvas da mosca são: Fechar as janelas e portas depois de escurecer; Colocar redes ou telas nas janelas; Evitar ter comidas, lixo ou líquidos acumulados dentro da casa.
Para remoção do berne, em específico, como ele possui apenas uma larva, também é possível utilizar produtos locais que impedem a larva de respirar, o que a deixa imobilizada e facilita sua remoção com pinça. Se a doença estiver em estágios mais avançados, essa retirada pode ser cirúrgica.
Algumas moscas depositam seus ovos em uma ferida ou próximo a ela. Os ovos eclodem e se tornam larvas, que são parasitas que podem penetrar na pele. Existem três principais tipos de infestação da pele por larvas de moscas: Miíase furuncular (parecida com espinhas ou com bolhas)
Na miíase cutânea ou furuncular, popularmente conhecida como berne, sugere-se antes da remoção da larva, utilizar vaselina, parafina líquida, esmalte de unha ou fita adesiva para oclusão do orifício da pele por 24 horas, assim a larva tende a aproximar-se da superfície para respirar, facilitando a sua remoção.
O surgimento do berne em humanos ocorre através do depósito de ovos da mosca-varejeira na pele e em feridas, ocasionando a formação de larvas na área afetada. Embora possa ocorrer em pessoas, o berne é mais comum em animais, como gatos, cachorros, cavalos e vacas.
O berne fica no corpo do homem por aproximadamente 50 dias, sendo que, durante esse período, não ocorre a migração pelos tecidos. Após esse tempo, a larva cai no solo, onde inicia a sua fase de pupa. Não pare agora...
A forma mais natural de eliminar as larvas é com água fervente, e essa dica funciona ainda melhor se for na lata de lixo e os insetos estiverem ali. Nesse caso, tampe a lixeira e espere alguns minutos, depois a abra a lava bem o local com água e sabão.
As pessoas que sofrem com miíase intestinal muitas vezes são assintomáticas, mas em algumas ocasiões podem apresentar vômitos, diarreia ou dores abdominais. Os especialistas ressaltaram que segue sendo um mistério como a mosca chegou ao cólon transverso.
Mesmo com o avanço nos conhecimentos sobre miíase nos últimos anos, ainda não há protocolos claramente definidos para tratar essa condição. Uma opção de tratamento envolve a remoção mecânica e/ou o tratamento farmacológico com iodofórmio e ivermectina.
A miíase é uma infecção parasitária causada por larvas de várias espécies de moscas, que invadem a pele ou orifícios do corpo, como olhos, nariz e ouvidos. É uma zoodermatose (doença da pele causada por animais), que afeta diversos animais vertebrados, incluindo o ser humano.
O uso deste antibiótico também é indicado em casos de Miíase Cavitária em que a retirada das larvas é dificultada pela localização. Nesse tipo de tratamento, a Ivermectina leva a morte e eliminação dos parasitas, sem qualquer toxicidade ao paciente.
Causada pelas moscas Cochliomyia hominivorax, Callitroga macelaria e espécies do gênero Lucilia, assim que os ovos eclodem as larvas se instalam no ferimento e passam a alimentar-se com o tecido vivo ou necrosado que encontram no local.
"Quando chega no estômago, com a acidez do suco gástrico, ela vai ser digerida como qualquer tipo de proteína, porque a larva é uma proteína", diz o médico. As larvas mais comuns de serem encontradas nos alimentos são as de moscas, que vão ser neutralizadas no trato gastrointestinal.
Agora, se você está se perguntando o que acontece se alguém engolir, acidentalmente, os ovos ou as larvas das moscas, a resposta não é nada animadora. Na verdade, as larvas podem se hospedar no intestino ou no cólon e começarem a se alimentar dos tecidos do corpo, provocando lesões e infecções.
Os vermes não causam mancha na pele (aquelas manchinhas brancas no rosto são chamadas de ptiríase alba e possuem outra origem), muito menos vontade de doces ou de quaisquer outras coisas. A criança que range os dentes deve procurar um dentista para uma avaliação, pode apresentar má oclusão dentária.
tome o medicamento com um copo cheio de água, de preferência em jejum; evite tomar a Ivermectina com alimentos, pois isso pode interferir na absorção do medicamento; não altere a dosagem sem orientação médica; caso esqueça de tomar uma dose, não dobre a quantidade na próxima administração.
Se a larva não for retirada antes desses 40 dias e/ou não houver tratamento, a região que ela “atacou” pode ficar aberta e exposta, causando feridas e inflamações. Às vezes, pode acontecer de o berne ser absorvido pelo organismo e a ferida fechar sozinha, mas é uma situação mais rara.
Para tratar a berne, é preciso remover todas as larvas de mosca do ferimento no corpo do paciente. Isso é feito geralmente no hospital, com o médico sufocando as larvas (fechando o ferimento por completo) e, em seguida, utilizando uma pinça para puxar as larvas mortas uma a uma.