Existem diferentes tipos de cortador de vidro. Um dos mais utilizados por vidraceiros é o cortador de vidro com ponta diamantada, que se fixa firmemente no material e corta vidros de até 10mm. Sua vida útil é longa, podendo cortar mais de 10kg de vidro.
Há o óleo de cortar vidro integral de baixa viscosidade, que possui um elevado ponto de fulgor, o que evita riscos de incêndio e a formações de vapores desagradáveis no ambiente de trabalho.
O corte eficaz do vidro requer uma pequena quantidade de óleo, o óleo de corte de vidro Godora é formulado de forma personalizada e bem projetado para um equilíbrio perfeito de lubrificação e viscosidade. Permite que você obtenha uma superfície de corte suave durante o corte.
Quer você esteja ajustando sua própria janela, criando vitrais, ou fazendo algum outro projeto, cortar vidro é uma habilidade útil que não é difícil de aprender. Com as ferramentas certas e uma mão firme, qualquer um pode começar a cortar vidro comum em casa.
Como cortar vidro pela primeira vez? (Cortador Whorker)
O que devo usar para cortar vidro?
Um dos mais utilizados por vidraceiros é o cortador de vidro com ponta diamantada, que se fixa firmemente no material e corta vidros de até 10mm. Sua vida útil é longa, podendo cortar mais de 10kg de vidro. Outro tipo de cortador de vidro é o de rolo, feito de uma liga extremamente dura de cobalto e tungsténio.
O vidro temperado é considerado um vidro de segurança. O material passa por um processo de aquecimento e resfriamento que o torna cinco vezes mais resistente que o vidro comum. Por ser duro e rígido, não pode ser cortado, partido ou furado.
Na maioria das vezes, você terá que abastecer o recipiente com óleo ou querosene, dependendo do modelo escolhido. Essas substâncias diminuem o atrito entre o vidro e a ferramenta, o que evita acidentes.
Não existe nenhuma ferramenta capaz de cortar o vidro temperado sem danificá-lo, nem mesmo as mais conhecidas serras Makita, com seus vários modelos. Também não é possível cortar o vidro temperado usando qualquer tipo de ferramentas especiais, como por exemplo, corte por jato de água.
Existem três modelos principais: com ponta em diamante, com roda e circular. Explore a seguir as diferenças entre esses tipos: Cortador de vidro com roda giratória: com ponta em metal duro (como aço carbono ou carboneto de tungstênio), precisa de mais pressão para riscar.
Se você precisa realizar cortes simples é possível optar pelos cortadores de vidro com ponta de aço; porém, caso a intenção seja fazer cortes complexos (como em curva e desenhos), a melhor alternativa é optar por cortadores profissionais com ponta de carbureto.
Verifique os cantos da peça de vidro. Quando o vidro é temperado, é obrigatório que o fabricante grave uma identificação nos quatro cantos, indicando que este é um vidro temperado ou de segurança. Procure sinais de deformação ou flexão no vidro posicionando-o de forma reta.
Realiza o corte, a furação e lapidação de vidros, analisando informações das áreas de interface, seleciona ferramentas, requisita matérias-primas, equipamentos e materiais para movimentação na linha de produção. Risca de maneira precisa a parte superior do vidro.
4º passo: Agora é hora de adicionar, calmamente, querosene ou aguarrás dentro do cortador de vidro. Essa parte é muito importante porque essas substâncias são capazes de diminuir o atrito entre o vidro e o próprio cortador — e, por isso, também conseguem evitar acidentes.
Ela inclui o salário base e a remuneração variável. O salário base médio do cargo de Cortador De Vidros na empresa Temperflex Distribuidora é de R$ 2 mil por mês.
Com o disco de corte diamantado para cortar vidros da Conex foi projetado para lidar com materiais delicados como vidro, porcelanato e espelho, este disco é a escolha ideal para seus projetos mais exigentes.
Não, o vidro temperado não deve ser cortado. Após passar pelo processo de têmpera, o vidro ganha muita resistência, mas acaba perdendo sua flexibilidade. Isso faz com que, ao ser cortado, partido ou perfurado, haja uma quebra do material com mais facilidade.
Um dos fatores que pode explicar a quebra é a presença de partículas de sulfeto de níquel durante o processo de fabricação do vidro. Mesmo sendo invisível ao olho humano, a participação do sulfeto, um inorgânico químico, na massa do vidro, pode torná-lo mais frágil.
Qual a diferença entre o vidro temperado e o normal?
O vidro temperado é cerca de 5 vezes mais forte que o comum. Além disso, quando se quebra (o que é mais raro), não forma pedaços cortantes como o vidro cristal. Ao invés disso, gera pequenos fragmentos com bordas arredondadas, o que faz do vidro temperado uma opção bem mais segura.