mas vou resumir... independente da modalidade, seja ballet clássico ou qualquer outra modalidade de dança, Bailarina não precisa ser magra, bailarina tem que ter alma.
A maioria das bailarinas estão entre 1,55 e 1,60 altura. Com esta altura, o peso é ideal em qualquer lugar entre cerca de 48 a 58 kg. E depende fortemente da massa muscular e óssea.
Como fica o corpo de quem faz ballet? O ballet geralmente deixa o corpo com os músculos alongados, longilíneos, a postura elegante, muita força e leveza ao mesmo tempo.
TEM QUE SER MAGRA PARA FAZER BALLET? Como o "padrão" de corpo pode afetar o ballet clássico!
Quem está acima do peso pode fazer ballet?
Precisamos de mais postagens de Bailarinas Adultas nas redes sociais, pois é isso que vai mostrar para essas pessoas que estão em dúvida ou que nem imaginam que é possível fazer Ballet depois de Adulta, que é sim possível!
Isso acontece porque o balé trabalha o corpo de uma maneira que não é trabalhada por outros esportes e por outros métodos de ginástica. Os músculos que ficam fortes são os dentro da coxa e da parte posterior, não o da frente (o quadríceps), o que aconteceria se você fizesse muita bicicleta, por exemplo.
O ballet é uma dança que exige movimentos amplos e precisos e membros muito bem alongados, pois a flexibilidade é um componente essencial para uma técnica perfeita. A flexibilidade é um benefício muito importante para o corpo, pois previne dores e encurtamento muscular e ainda promove fortalecimento.
A partir dos sete anos a criança já começa a tornar-se apta a participar das aulas de ballet propriamente ditas. É aqui que começam a surgir as técnicas e o refinamento das habilidades motoras básicas adquiridas nas aulas de baby class.
A profissão de bailarina exige dedicação, resistência física e mental, bem como uma paixão pela arte da dança. As apresentações podem ocorrer em diversos contextos, desde palcos de teatros até apresentações ao ar livre.
O Ballet é muito favorável ao bem-estar físico e emocional. Ajuda em diversos fatores físicos, mentais e emocionais! A dança aumenta a resistência física, queima calorias, aprimora a coordenação motora, fortalece os ossos e a musculatura corporal e melhora a frequência cardíaca.
São sugeridos 55% das calorias oriundas de carboidratos complexos (como pães integrais, grãos integrais, frutas e vegetais), 20% de proteínas de origem magra (como carnes com pouco teor de gordura e produtos desnatados) e cerca de 20 a 25% de produtos fonte de gordura (equilibrada em saturadas e insaturadas).
O corpo ideal de bailarina se conquista com muito suor. É preciso que haja muita dedicação em uma dieta extremamente balanceada. Tudo isso somado a dedicação de ensaios e de treinos diários ou semanais. A repetição de movimentos acaba propiciando uma melhor definição do corpo.
“O ballet clássico trabalha os principais grupos musculares responsáveis pela manutenção da postura, que são a musculatura abdominal, peitoral e das costas”. O ballet promove hipertrofia, ou seja, aumenta e fortalece os músculos tanto quanto a musculação.
Os exercícios de Ballet trabalham fundamentalmente a postura e a consciência corporal, desenvolvendo na criança habilidades motoras e cognitivas. A associação entre movimentos físicos e música desenvolvem na criança o ritmo, contribuindo para desenvolver a memória e a consciência sensorial.
Sim, fazer ballet depois de adulto é possível! As turmas específicas para essa turma existem e também são divididas por níveis, de acordo com o tempo de aula de cada grupo de alunos.
Assim sendo, não se permite o uso de camisas ou malhas largas por cima do collant, pois a postura da aluna fica encoberta; nem de tornozeleiras, meias tipo leg, pois “cortam” a linha dos pés e pernas; e nem anéis, pulseiras, brincos grandes, colares, pois tiram a concentração.
O balé é um tipo de dança que ainda melhora os reflexos, a capacidade cardiorrespiratória e a flexibilidade dos seus praticantes, sempre respeitando os limites dos músculos e das articulações de cada um.
Professor particular. No caso de contratar um professor particular, segue a média de valor, conforme cidade: Em São Paulo, uma aula de ballet custa entre R$50,00 e R$150,00.
Toda bailarina precisa manter a massa magra forte, pois é preciso ter sustentação e força nos músculos para movimentar o corpo. Por isso, não se esqueça de incluir a proteína em sua dieta, para ter músculos fortes e preparados, que aguentem o seu peso, caso contrário as lesões serão inevitáveis.
Danças que envolvem movimentos mais explosivos, acrobáticos ou que exigem força de sustentação do próprio corpo tendem a ter um potencial maior para promover o ganho de massa muscular. Dessa forma, se destacam o pole dance, a dança contemporânea, o hip hop e o breakdance.
A zumba é o melhor treino para queimar calorias e tonificar os braços. A dança, inspirada nas coreografias latinas, combina alta energia coreográfica com sequências repetidas, ideal para dar forma aos músculos das pernas e glúteos. Muitas academias e estúdios de dança oferecem aulas de Zumba.