O amor verdadeiro é o amor ÁGAPE, é aquele que vem de Deus, que é a própria essência do amor. Esse amor não depende de sentimentos, emoções ou circunstâncias, mas é um compromisso firme e incondicional de buscar o bem do outro.
Nisto sabemos o que é o verdadeiro amor: Não é o nosso amor por Deus, mas sim o seu amor por nós, quando nos enviou o seu Filho para acalmar a ira de Deus contra os nossos pecados.
O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta – 1 Coríntios 13:4-7; - Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor – 1 João 4:8; - Nós amamos porque ele nos amou primeiro.
“Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.”
Amor (do latim amore) é uma emoção ou sentimento que leva uma pessoa a desejar o bem a outra pessoa ou a uma coisa. O uso do vocábulo, contudo, lhe empresta outros tantos significados, quer comuns, quer conforme a ótica de apreciação, tal como nas religiões, na filosofia e nas ciências humanas.
Durante Seu ministério terreno, Jesus mostrou Seu amor pelas pessoas abençoando e servindo os pobres, os doentes e os aflitos. Disse a Seus discípulos: “O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei” (João 15:12; ver também João 13:34–35; Morôni 7:46–48).
Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele.” Esta declaração reforça que viver no amor de Deus é viver em comunhão com Ele, refletindo Sua natureza em nossas ações e atitudes.
O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor se manifesta em pequenas situações do dia a dia.
Amor é um conjunto de emoções e comportamentos caracterizado pela intimidade, paixão e comprometimento. Ele envolve cuidado, proximidade, proteção, atração, afeto e confiança. O amor pode variar em intensidade e mudar com o tempo.
O amor, com sua capacidade de transcender barreiras e unir corações, é uma das experiências mais profundas e belas da vida humana. Neste universo de emoções, encontramos mensagens carinhosas que tocam a alma e fazem o coração bater mais forte.
Segundo a psicóloga, amar de verdade é estar com alguém não pelo fato da pessoa ser perfeita, mas sim por "amá-la além dos defeitos". Cientificamente, alguns estudos neurais apontam que o amor é uma espécie de "vício natural" que pode conferir maior qualidade de vida, quando vivenciado de forma agregadora.
Quais são as características de um verdadeiro amor?
Um amor sincero e verdadeiro é se apaixonar pelas diferenças com grande intensidade, ser tolerante com os erros e abrir as portas para a confiança. Uma pessoa não pode dizer que ama o outro até que não conheça seus demônios, sua raiva, sua chateação e suas contradições.
Entre tantos ensinamentos importantes que recebemos de Nosso Senhor, o que nos ensina a amar pode-se dizer que é o centro, o coração do Evangelho. “Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros como eu vos amei”, nos ensina Nosso Senhor no Evangelho deste Domingo (João 15,9-17).
“Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele”. (João 14:21) "Converte-te a teu Deus, guarda o amor e o juízo e no teu Deus espera sempre." Oseias 12:6 🙏🙏🙌🙌🙌
O amor verdadeiro não existe por si só, ele depende de ações concretas e vários outros sentimentos para realmente existir em um namoro ou casamento, quando uma ação negativa é rotineira ou um sentimento que compõem o amor é deixado de lado, então o AMOR VERDADEIRO falece.