BDI é a sigla para Benefícios e Despesas Indiretas, um termo utilizado em construção civil, que refere-se a todos os custos adicionais que são incorridos durante a execução de um projeto, além do custo direto da mão-de-obra e dos materiais.
Aqui, o A refere-se a custos administrativos, financeiros, seguros, garantias e a margem de incerteza; enquanto o B são os tributos e o lucro previsto.
A sigla BDI (Budget Difference Income), traduzida como Benefícios e Despesas Indiretas, surgiu justamente para padronizar, precisar e facilitar o cálculo dos custos indiretos de uma obra.
O índice BDI na construção civil – do inglês Budget Difference Income, ou Benefícios e Despesas Indiretas em português – é um elemento orçamentário que ajuda o orçamentista a compor o preço de venda adequado, levando em conta os custos indiretos. Mas vale ressaltar que esse índice não é absoluto.
BDI é como um “pacote” de custos extras que deve ser incluído no valor total de um projeto. Assim, além dos custos diretos — como salários dos funcionários e matéria-prima — existem os adicionais. Como exemplo, temos os custos com seguro e impostos relacionados ao faturamento.
A Fórmula (Descomplicada) do BDI: O que é e Como Calcular de Cada Obra
Como se aplica o BDI?
O cálculo do BDI vai variar de acordo com cada projeto. E ele irá gerar como resultado um percentual que será somado ao valor total da obra, como resultado você terá o valor total, que será cobrado do cliente. Por isso apesar de ser uma sigla muito conhecida sua aplicação é complexa, pois inclui diversos fatores.
c) Contratações enquadradas na Lei Federal Nº 12.546/2011, o BDI máximo a ser adotado será de 25,91% nos termos do ANEXO 05; d) Contratações enquadradas na Lei Federal Nº 12.546/2011 e as empresas optantes pelo Lucro Presumido, o BDI máximo a ser adotado será de 37,80% nos termos do ANEXO 11.
Custos diretamente relacionados com o objeto da obra, passíveis de identificação, quantificação e mensuração na planilha de custos diretos (administração local, canteiro de obras, mobilização e desmobilização, dentre outros), não devem integrar a taxa de BDI. (TCU, Acórdão nº 2.622/2013, Plenário.)
NOTA: Os valores básicos são: 0-9 indicam que o indivíduo não está deprimido, 10-18 indicam depressão leve a moderada, 19-29 indicam depressão moderada a severa e 30-63 indicam depressão severa. Valores maiores indicam maior severidade dos sintomas depressivos.
Administração central (AC): É um percentual dado pela parte do custo da empresa que é devida à manutenção da sua sede, juntamente com os gastos com gestão de pessoas, marketing, contabilidade, departamento jurídico etc.
Como calcular corretamente o BDI? Não há uma forma única de se calcular o BDI, já que cada obra apresenta fatores distintos, mas geralmente se usa a seguinte fórmula, recomendada pelo Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos (IBEC): BDI ={ [ ( 1+ AC + CF + S + MI ) / ( 1 – T – L – G ) ] – 1} x 100.
Para realizar o cálculo do BDI para obras públicas, se o recurso financeiro for federal não devem ser considerados os impostos IRPJ e CSLL e a taxa administrativa da obra. Em contrapartida, é considerada a garantia, o que não ocorre nas obras particulares.
Como calcular o custo de uma obra? Você pode calcular o custo da construção civil de de duas formas: quantificando por índices de construção, como o Custo Unitário Básico (CUB) ou o Índice Nacional de Custo de Construção (INCC), com uma estimativa de valores, ou através de um orçamento, de modo personalizado.
Os custos indiretos são todos os valores a serem gastos com a administração central da construção, salários de funcionários, despesas com viagens, seguros, impostos, taxas, consultorias e pró-labore dos diretores. Portanto, eles independem do volume produzido na obra.
Basicamente, o lucro é a diferença entre o faturamento obtido com as vendas de um produto ou serviço e os custos de execução do trabalho, a fórmula é: lucro bruto = receitas totais – custos.
DEFINIÇÃO: BDI é uma taxa que se adiciona ao custo de uma obra para cobrir as despesas indiretas que tem o construtor, mais o risco do empreendimento, as despesas financeiras incorridas, os tributos incidentes na operação , eventuais despesas de comercialização, o lucro do empreendedor e o seu resultado é fruto de uma ...
Em outras palavras, o BDI é elemento que permite incluir na previsão orçamentária de projetos de construção civil custos indiretos, isto é, despesas não relacionadas diretamente aos produtos e materiais utilizados ou à mão de obra que será empregada, mas que acabam por incidir no preço total da obra.
Qual a margem de lucro ideal? Essa varia de acordo com o setor, tipo de produto e fatores econômicos diversos. Porém, no mercado imobiliário a margem de lucro mínima está em 5%, podem variar para mais ou menos dependendo da incorporadora, localização e público-alvo.
O BDI serve para calcular os custos com a execução de um projeto. Não se pode negar que o sucesso de qualquer trabalho está ligado à previsibilidade dos custos. A confiabilidade de um projeto está relacionada, em grande parte, a um orçamento bem elaborado.
Os valores de BDI foram calculados com o emprego da fórmula: Declaro para os devidos fins que, conforme legislação tributária municipal, a base de cálculo para Construção e Reforma de Edifícios, é de 60%, com a respectiva alíquota de 5%.
Ou seja, o índice BDI é utilizado na precificação de construções e leva em conta não só os custos diretos, como também os custos indiretos da obra e as despesas de administração da empresa contratada.
Art. 4º Na impossibilidade de parcelar o fornecimento dos materiais e equipamentos de natureza específica, deve-se utilizar BDI diferenciado, conforme Anexo IV. Art. 5º O BDI Referencial não é um valor limitante para os valores de BDI apresentados nas propostas recebidas.