Aristóteles ensina que o bem é aquilo a que todas as coisas tendem e que o bem propriamente humano é o fim. Os fins que vão além das ações são desejados de per si, enquanto que os que estão na própria ação são desejados em razão dos outros que lhe são superiores.
Segundo Aristóteles (1987), o cidadão deve ter um comportamento político que vise o bem comum de todos ou seja, cada um deve ter um comportamento necessário de acordo com os padrões sociais, sendo que no aspecto privado o que prevalece é a vontade do indivíduo, mostrando assim que o comportamento ético só pode ser ...
Na “Ética a Nicômaco”, a finalidade é identificada como o “bem”, ou seja, dizer que todas as ações tendem a um fim é o mesmo que dizer que todas as coisas tendem a um bem.
Bem Comum nada mais é do que o próprio bem particular de cada indivíduo, enquanto este é parte de um todo ou de uma comunidade: "O bem comum é o fim das pessoas singulares que existem na comunidade, como o fim do todo é o fim de qualquer de suas partes".
Na filosofia platônica o "bem-comum é, assim, sempre, o bem máximo de cada ser humano, mas em integração sinfonial como o bem máximo, possível e real, de todos os outros, em acto, em cada instante”, sendo esse o "fundamento metafísico da dimensão política da realidade humana.
ARISTÓTELES: POLÍTICA PARA O BEM COMUM E A FELICIDADE | PROFESSOR CRISTIANO
Como funciona o bem comum?
No direito de família a expressão bem comum assume um significado particular: indica todas as coisas com valor econômico que, integrando o patrimônio comum, se sujeitam à partilha no caso de dissolução do casamento ou da união estável.
Em filosofia, economia e ciência política, o bem comum (também comunidade, bem-estar geral ou benefício público) é o que é compartilhado e benéfico para todos ou a maioria dos membros de uma determinada comunidade ou, alternativamente, o que é alcançado pela cidadania, pela ação e participação ativa do coletivo no ...
Ao princípio ético do bem comum corresponde o princípio jurídico do interesse público. Interesse é a relação existente entre uma pessoa e um bem, na qual este se mos tra capaz de satisfazer uma necessidade daquela22.
Segundo o autor, a felicidade consiste em uma atividade da alma conforme a virtude. É o bem supremo, que tem um fim em si mesmo, sendo almejado por todos. O que constitui a felicidade são as ações virtuosas, e as atividades viciosas conduzem o contrário.
Aristóteles pensou que uma vida boa é uma despendida na contemplação, exercendo a razão e adquirindo conhecimento; Platão, que a vida boa é uma vida harmoniosa alcançada por meio da ordem e do equilíbrio.
A estratégia de Aristóteles estava em seu ponto de partida: o senso comum. Seu objetivo era compreender o funcionamento do seu mundo, e a sua realidade, a partir dos questionamentos mais básicos e atemporais.
Ao contrário de Platão, Aristóteles defendia que a origem das idéias é através da observação de objetos para após a formulação da idéia dos mesmos. Para Aristóteles o único mundo é o sensível e que também é o inteligivel.
Por que para Aristóteles o bem comum na política é o caminho para a felicidade de cada cidadão?
Se, na primeira obra, Aristóteles estabelece a felicidade como bem supremo, alcançável através da vida virtuosa, na Política sustenta que essa felicidade só pode ser obtida com o bem comum. Logo, felicidade individual e coletiva apresentam-se como elementos indissociáveis.
A expressão bem comum pode ser encontrada e conceituada na filosofia, na teologia, na sociologia e na ciência política. No meio social, o bem comum é descrito como o conjunto de benefícios que são compartilhados por todos os membros de certa comunidade.
São encontrados facilmente no mercado. São exemplos de bens comuns: canetas, lápis, borrachas, papéis, mesas, cadeiras, veículos, aparelhos de ar refrigerado, etc.
Essa mudança de mentalidades e práticas traz ao centro da questão os bens comuns, os bens que são de toda a coletividade. O bem viver tem como pressuposto o compartir entre todos e todas os bens comuns, como condições mesmas da vida.
Nesse sentido, têm imensa repercussão no bem comum aquelas ações ou iniciativas realizadas justamente pelas pessoas ou por grupos de indivíduos, e não pelo Estado. Além disso, de fato, a multiplicidade e capilaridade dessa atuação é decisiva na construção de um ambiente rico e inspirador, onde todos podem prosperar.
O bem comum está associado as nossas particularidades/individualidades em sociedade. A base para a coletividade, surge do bem comum, logo, o indivíduo e a sociedade são instâncias distintas que se complementam no ambiente social.
Bem comum se refere a recursos compartilhados por uma comunidade, como parques públicos, educação pública e água potável, enquanto bem coletivo são recursos não excludentes e não rivais, como segurança nacional, conhecimento público e proteção ambiental.
O termo - tradicionalmente usado, em economia, para designar bens naturais tais como as florestas, os rios e o ar - evoluiu com o tempo para ser empregado em outros domínios, como o conhecimento humano e as infraestruturas urbanas.
A dignidade da pessoa humana implica a busca do bem comum. O bem comum é um dever de todos os membro da sociedade: ninguém está isento de colaborar, segundo as próprias capacidades, em sua realização e desenvolvimento. Todos devem preocupar-se em criar e sustentar instituições que melhorem as condições da vida humana.
São considerados bens e direitos comuns os resultantes de casamento em regime de comunhão total e os adquiridos na constância do casamento em regime de comunhão parcial, independentemente do nome sob o qual estejam registrados.