O Centro Cirúrgico (CC) é uma unidade hospitalar onde são executados procedimentos anestésico-cirúrgicos, diagnósticos e terapêuticos, tanto em caráter eletivo quanto emergencial.
O QUE É UM CENTRO CIRURGÍCO. É um ambiente hospitalar de setor restrito, composto por diversas áreas que buscam promover condições adequadas para a realização de procedimentos anestésicos e cirúrgicos. Esse ambiente é dividido em zonas: a zona de proteção, a zona limpa e a zona estéril.
1) Atribuições do enfermeiro assistencial do CC (plantonista): 1- Realizar plano de cuidados e supervisionar a continuidade da assistência. 2- Prever recursos humanos para atendimento em sala operatória (SO). 3- Supervisionar as ações da equipe de enfermagem.
Dentre estas áreas estão: Centro cirúrgico (CC) onde são realizados procedimentos mais complexos e de risco à vida do paciente; Sala para Recuperação Pós-anestésica (SRPA) onde o paciente é observado nas primeiras horas após a cirurgia e Centro de Material e Esterilização (CME), onde é processado e esterilizado todo o ...
Os métodos de esterilização podem ser divididos em químicos (compostos fenólicos, clorexidina, halogênios, álcoois, peróxidos, óxido de etileno, formaldeído, glutaraldeído e ácido peracético) e físicos (calor, filtração e radiação).
O enfermeiro de centro-cirúrgico é peça chave na equipe sendo responsável por planejar, gerenciar/liderar, controle/ coordenar, educar e pesquisar, necessitando de embasamento técnico e cientifico, sendo notórias as habilidades nas relações humanas humanizada.
Todos os membros da Equipe Cirúrgica (Cirurgião, Enfermeiro, Anestesista, Assistentes, Auxiliares, Circulante de Sala) são responsáveis pelo posicionamento correto do paciente e identificação dos riscos para garantir a segurança do paciente e proteger de traumas durante a cirurgia.
O Centro Cirúrgico engloba o Bloco Cirúrgico, onde acontecem efetivamente as cirurgias, o Centro de Materiais e Esterilização (CME) e a Sala de Recuperação Pós-Anestésica (SRPA).
O objetivo principal da equipe do centro cirúrgico é:
Propiciar cuidados especializados e com qualidade ao paciente; Promover a recuperação ou melhora do paciente por meio de uma intervenção cirúrgica; Oferecer segurança e bem-estar ao paciente.
O Código Civil de 2002 — Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002 —, seguindo a tradição brasileira, é dividido em duas partes: (1) Parte Geral; (2) Parte Especial.
Possibilita o acompanhamento em entradas e saídas de diferentes salas, garantindo em tempo real as informações sobre localização, status e condição relativa a pessoas, ativos, insumos e ambientes.
É a abreviatura de “carbon copy”, que em português é o mesmo que dizer “Com Conhecimento”. A palavra vem de papel químico. Ou seja, refere-se ao papel com o qual se faz uma segunda cópia quando se escreve sobre ele. O Cc no e-mail significa enviar uma cópia a alguém que não é o recetor original.
De acordo com os riscos de contaminação, as cirurgias são classificadas em: limpas, potencialmente contaminadas, contaminadas e infectadas. São realizadas em tecidos estéreis ou passíveis de descontaminação, na ausência de processo infeccioso local.
O Centro Cirúrgico (CC) é uma unidade hospitalar onde são executados procedimentos anestésico-cirúrgicos, diagnósticos e terapêuticos, tanto em caráter eletivo quanto emergencial.
Tendo o Enfermeiro esta responsabi- lidade, cabe a ele identificar atividades burocráticas e resolvê-las assim como supervisionar o trabalho da equipe de Enfermagem e funcionamento dos equipamentos, possibilitando não só a segurança do paciente, como também da equipe como um todo.
Organização do ambiente de trabalho, bem como dos materiais a serem utilizados nos procedimentos; Auxiliar os pacientes na preparação para o procedimento; Fazer a verificação dos sinais vitais dos pacientes, periodicamente, acompanhando a recuperação pós anestésica.
Médico Cirurgião: é o líder, ele que irá conduzir o ato cirúrgico, tomar decisões, planejar e manter a ordem no campo operatório; Médico auxiliar do Cirurgião: trabalha em conjunto com o cirurgião, para garantir a segurança do ato cirúrgico, e que o paciente receba os cuidados necessários durante todo o procedimento.
Junto com os cirurgiões você encontrará um instrumentador. Este é o especialista que organiza a mesa cirúrgica, organiza todos materiais para cirurgia, mantém a organização do campo cirúrgico e fornece todas as pinças para os cirurgiões.
Para passar pela autoclavagem, os produtos para a saúde precisam ser resistentes ao calor e a pressão, portanto, materiais termossensíveis, como aqueles compostos por borracha, plástico, polietileno e resina sintética não podem ser esterilizados em autoclave, pois existe o risco de excesso de aquecimento e consequente ...
A autoclavagem é um tratamento térmico bastante utilizado no ambiente hospitalar e que consiste em manter o material contaminado a uma temperatura elevada, através do contato com vapor de água, durante um período de tempo suficiente para destruir todos os agentes patogênicos.