Fazendo uma analogia ao corpo humano, a cultura de uma empresa funciona como o coração. Se ele é o responsável pelo bombeamento do sangue para o restante do corpo, levando os demais órgãos a funcionar adequadamente, a cultura no cenário corporativo é o que define o modus operandi da empresa.
Considerado o coração da empresa, o setor administrativo é responsável, conforme seu nome já indica, pela administração empresarial. Ele atua de modo a estabelecer o planejamento estratégico e a gestão das tarefas de uma empresa.
Visão: É a situação em que a empresa deseja chegar (em período definido de tempo). Valores: são os ideais de atitude, comportamento e resultados que devem estar presentes nos colaboradores e nas relações da empresa com seus clientes, fornecedores e parceiros.
Quais são os 3 elementos fundamentais de uma empresa e quais são as suas características?
Missão, Visão e Valores são três conceitos básicos e essenciais para construir os ideais de uma empresa. Entendê-los fará com que você tenha um referencial para tomada de decisões e criará características únicas para o seu empreendimento.
Definir todos os critérios de Missão, Visão e Valores é fundamental se você pretende fazer uma gestão empresarial de sucesso. Elaborando esses três pilares é possível alcançar melhores resultados e definir a identidade e a cultura organizacional da empresa. Saiba mais sobre missão, visão e valores abaixo.
Podemos definir a missão como a razão de ser de uma empresa, o propósito pelo qual trabalham e se esforçam os seus sócios e colaboradores. A missão deve ser a carteira de identidade da organização, deve esclarecer qual o seu negócio, ser concisa e objetiva.
Os valores de uma empresa devem ser claramente definidos, de fácil entendimento e possíveis de serem seguidos. Dessa forma, todas as decisões serão feitas com as mesmas lentes, incluindo os processos de contratação de novos profissionais. Não pode haver margem para múltiplas interpretações ou dúvidas.
A missão organizacional é um conceito que visa determinar o propósito de uma organização (entendida como uma empresa, uma universidade, uma ONG ou um setor administrativo), ou seja, qual a sua razão de existência.
A empresa é uma atividade, que realiza produção e circulação de bens e serviços, mediante organização de fatores de produção (capital, trabalho, matéria prima etc). Quando se diz "a empresa de estudar será proveitosa", temos a palavra empresa empregada com esse significado.
Fazendo uma analogia ao corpo humano, a cultura de uma empresa funciona como o coração. Se ele é o responsável pelo bombeamento do sangue para o restante do corpo, levando os demais órgãos a funcionar adequadamente, a cultura no cenário corporativo é o que define o modus operandi da empresa.
O principal ativo da sua empresa é a competência dos seus empregados. Sem ela, não adianta ter instalações modernas, não haveria produção de suas mercadorias ou serviços.
O propósito da empresa é a sua essência, sua razão de ser, e deve refletir seus valores, crenças e impacto desejado na sociedade. Geralmente, o propósito da empresa é um guia para uma missão mais ampla da organização, que envolve fazer contribuições positivas para a sociedade, o meio ambiente ou um determinado setor.
A MISSÃO esclarece o compromisso e dever da empresa para com a sociedade. Essencialmente ela estabelece o que a empresa faz, dentro de seu negócio. É a proposta para a qual, ou razão pela qual uma organização existe.
A Missão é a declaração do seu propósito na vida. Deve expressar o legado que você pretende deixar para as próximas gerações, e pelo qual gostaria de ser lembrado pela sua família, pelos seus amigos, pelos seus colegas de trabalho, pelos seus vizinhos, etc.
A Missão representa o propósito pelo qual você e sua equipe trabalha. Nessa parte, você pode resumir qual a sua razão de ser, de fazer o que faz e de oferecer o produto ou serviço que oferece.
O atendimento e a experiência do cliente são os principais focos das empresas mais bem-sucedidas. O primeiro passo é criar produtos e serviços que os clientes desejam. Porém, o foco nos clientes vai além dos produtos.
Para ter sucesso em um negócio você precisa ser organizado. A organização vai ajudar você a completar tarefas e a focar em coisas que precisam ser feitas. Uma boa maneira de fazer isso é criar uma lista de afazeres todos os dias. Conforme você completar os itens, risque-os da lista.
O sucesso de uma empresa depende do valor que ela dá ao conhecimento tácito e codificado como insumo para o aprendizado e a inovação. Neste cenário, a pessoa é o principal ator do processo.