O que significa o Dia do Consumidor?
O Dia do Consumidor, celebrado em 15 de março, surgiu como uma estratégia do comércio eletrônico para promover vendas no período que antecede a Páscoa. Geralmente, é mais associado ao varejo on-line, embora lojas físicas também participem com promoções especiais.O que fazer no Dia do Consumidor?
11 ideias de promoções para o Dia do Consumidor
- Ofereça descontos especiais. ...
- Dê frete grátis a partir de um determinado valor. ...
- Promova uma campanha de indicação. ...
- Compre um e ganhe outro. ...
- Distribua brindes especiais. ...
- Crie pacotes de produtos com preços exclusivos. ...
- Faça ofertas relâmpago. ...
- Promova sorteios ou concursos.
Qual a origem do Dia do Consumidor?
Sua necessidade nasceu da luta do movimento de defesa do consumidor no País, que começou com a vigência da Lei Delegada nº 4, de 1962, e se fortaleceu em 1976, com a criação do Programa Estadual de Proteção.Qual a diferença do Dia do Consumidor é Dia do Cliente?
Muito se confunde, mas as datas são distintas. O Dia do Consumidor é celebrado em 15 de Março, e tem foco na defesa dos direitos do consumidor. A data foi oficializada em 1985, pela Organização das Nações Unidas. Já o Dia do Cliente nasceu em 2003 e tem foco promocional, mas sempre buscando homenagear os clientes.Saiba tudo sobre o Dia do Consumidor!
Como funciona o mês do Consumidor?
Como já dissemos anteriormente, o dia 15 de março é o dia do consumidor, por esse motivo, os comerciantes oferecem promoções especiais aos seus clientes durante todo o mês de março para agradecer e fidelizar o cliente.Quem criou o Dia do Cliente?
O 'Dia do Cliente' é celebrado no dia 15 de setembro e geralmente ocorre várias promoções nas lojas por causa da data. Quem criou o 'Dia do Cliente' foi o empresário gaúcho João Carlos Rego, em 2003.Como começou o Dia do Consumidor no Brasil?
Dia do consumidor no BrasilAlguns anos depois foi instituído no nosso País o Código de Defesa do Consumidor, por meio da Lei nº 8.078, de 11 de março de 1991,que foi sancionada pelo então presidente Fernando Collor de Mello.
Como o Dia do Consumidor virou a Semana do Consumidor?
Inicialmente, o dia focava em conscientização e promoções pontuais. Com o tempo, o varejo viu uma oportunidade de estender as comemorações, criando a Semana do Consumidor. Essa extensão permite que as empresas ofereçam mais promoções e atrações, aumentando as vendas.Qual a importância da Semana do Consumidor?
A comemoração da data é fundamental para reforçar a importância da luta constante dos consumidores pelos seus direitos e da conscientização de todas as partes sobre os direitos previstos na legislação. Apesar da exigência das normas, muitas vezes surgem situações em que acontece o claro descumprimento da lei.Quais são os 5 direitos do consumidor?
Direitos Fundamentais do Consumidor
- Direito à segurança. Garantia contra produtos ou serviços que possam ser nocivos à vida ou à saúde.
- Direito à escolha. ...
- Direito à informação. ...
- Direito à ser ouvido. ...
- Direito à indenização. ...
- Direito à educação para o consumo. ...
- Direito a um meio ambiente saudável.
Quem pode ser considerado consumidor?
Para a legislação, consumidor é toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatária final.Porque 15 de março é Dia do consumidor?
Sua necessidade nasceu da luta do movimento de defesa do consumidor no País, que começou com a vigência da Lei Delegada nº 4, de 1962, e se fortaleceu em 1976, com a criação do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo.Quais são os sete direitos que o Consumidor precisa conhecer?
Quais são os principais direitos do consumidor?
- Proteção da vida, saúde e segurança no fornecimento de produtos e serviços;
- Educação e informação sobre o melhor uso de produtos ou serviços;
- Liberdade de escolha e de igualdade no fechamento do negócio;
- Ter acesso adequado da informação dos produtos e serviços.