A camada de células mortas constitui o estrato córneo. As células são pavimentosas, anucleadas e queratinizadas. Esse estrato confere proteção contra o atrito, a invasão de micro- organismos e a perda de água. Sua espessura varia, sendo maior na pele grossa, submetida a mais fricção do que a pele fina.
A camada mais externa é o extrato córneo, que é constituído por células mortas ricas em queratina. Suas células são muito achatadas, lembrando escamas. Essa camada funciona como uma barreira contra patógenos e agentes químicos.
A camada mais externa de pele é conhecida como camada córnea e é onde as células mortas são regularmente depositadas. As células na camada córnea se ligam entre si através dos lipídios epidérmicos. Estes lipídios são essenciais para a saúde da pele. Eles criam sua barreira protetora e fixam a umidade.
O estrato córneo é a camada mais externa da epiderme. Nele estão presentes células mortas, com grande quantidade de queratina, que se descamam continuamente. A espessura do estrato córneo é determinada de acordo com o estímulo que recebe.
No estrato granuloso, os queratinócitos modificam a expressão gênica, sintetizando citoqueratinas de maior peso molecular e outras proteínas envolvidas na queratinização. Eles são pavimentosos, com grânulos de querato-hialina, grânulos basófilos produzidos a partir dos precursores da proteína filagrina.
Esta camada, que se assemelha a uma “parede de tijolos” (os corneócitos representam os tijolos e a gordura entre as células o cimento), é responsável pela protecção contra as agressões exteriores e pela impermeabilização da pele, mantendo a água na superfície da pele dando-lhe elasticidade e suavidade ao toque.
Uma barreira cutânea danificada — os sintomas incluem inflamação e pele irregular e escamosa — pode eventualmente levar a outros problemas, uma vez que significa que as defesas da pele estão comprometidas.
Sintomas. As abrasões da córnea e os corpos estranhos geralmente causam dor, lacrimejamento e uma sensação de que algo se encontra no olho. Podem também causar vermelhidão (devido a vasos sanguíneos dilatados na superfície do olho) ou, por vezes, inchaço do olho e da pálpebra. A visão pode ficar turva.
Corpo Ciliar / Humor aquoso – É o líquido localizado na região em frente à lente que é responsável por nutrir essa estrutura e a córnea. Humor vítreo – É um líquido semelhante a um gel que fica após a lente e garante a forma do olho, é formado basicamente por água, fibras e ácido hialurônico.
A hipoderme é a camada mais profunda da pele. Ela é composta por tecido adiposo e por tecido conjuntivo e desempenha várias funções. Estrutura detalhada da pele humana, com indicação das três camadas da pele: epiderme, derme e hipoderme.
A primeira e mais externa camada da pele é a epiderme. É ela que forma a barreira cutânea ou lipídica (que pode ser ainda chamada de camada ou manto hidrolipídico) que tanto falamos por aqui.
Uma boa rotina de cuidados faciais com limpeza e hidratação diárias, além do uso regular de protetor solar, ajudará a eliminar as células danificadas e a estimular a regeneração celular. Escolher os produtos certos para sua pele sempre será essencial para obter os melhores resultados.
Normalmente, a pele jovem demora cerca de 21 dias para promover regeneração celular da epiderme corporal e 14 dias para a epiderme do couro cabeludo. No entanto, em peles mais maduras, o processo de renovação da pele tende a ser mais lento e ineficaz, comprometendo textura, uniformidade, viço e luminosidade.
Tudo começa com uma fase “inflamatória” com duração de 2 a 7 dias, que permite que seu corpo se defenda: durante esta fase, sua pele ficará vermelha e quente. “proliferação”). Depois de aproximadamente 15 dias, sua cicatriz entra em uma fase de “remodelação epidérmica” que pode durar até 2 anos!
A parte mais externa da epiderme, conhecida como estrato córneo, é relativamente impermeável e, quando não está lesionada, impede a entrada da maioria das bactérias, vírus e outras substâncias estranhas no organismo.
O estrato córneo é apenas uma parte da epiderme, a qual é uma fina camada de pele que recobre a maior parte do corpo. Em alguns locais, como as palmas das mãos e as plantas dos pés, a epiderme é naturalmente espessa e o estrato córneo provê uma proteção extra contra impactos e abrasões.
Os corneócitos são células ricas em proteínas (70-80% de queratina), atuando como os tijolos, ligadas por corneodesmossomas, os quais se encontram incorporados em uma matriz lipídica, composta de ceramidas, ácidos graxos e colesterol, que por sua vez atuam como o cimento desse modelo.
A pele possui diversos receptores com a capacidade de perceber uma grande variedade de estímulos, incluindo tato, dor, temperatura e pressão. Entretanto, a percepção da luz não é uma função da pele.
Hipoderme. É a terceira e última camada da pele, formada basicamente por células de gordura. Sendo assim, sua espessura é bastante variável, conforme a constituição física de cada pessoa. Ela apóia e une a epiderme e a derme ao resto do seu corpo.
Estrato lúcido: é formado por uma camada de células achatadas e translúcidas. Não é possível notar a presença dessa camada em regiões do corpo em que a pele é muito fina. Essas células achatadas são responsáveis por liberar enzimas que as digerem, já que grande parte dessas células não têm núcleo, ou seja, está morta.