IRA: O Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) é a média do rendimento escolar final obtido pelo aluno nos componentes curriculares que concluiu, ponderadas pela carga horária discente dos componentes.
Para o item 7 - ÓTIMO (100 a 80%) BOM ( 79 a 60%) REGULAR ( 59 a 40%) FRACO ( menos de 40%), em relação ao coeficiente máximo adotado na respectiva IES.
O Índice de Rendimento Acadêmico – IRA é um indicador que mede o desempenho do aluno e o acompanha por todo o curso de graduação, podendo ser utilizado em diversos processos, tais como: seleção de mestrado, processamento de matrícula, seleção de bolsistas em programas e projetos de ensino, extensão e/ou pesquisa.
Sumário ou Índice: é uma relação das divisões do trabalho (introdução, desenvolvimento, conclusão, bibliografia etc.) e o respectivo número da página onde esses itens estão. Deve-se tomar cuidado para não errar a numeração, pois isso prejudica o trabalho.
Títulos e subtítulos: O índice deve incluir os títulos e subtítulos de todas as seções, capítulos ou partes do documento. Isso ajudará quem está lendo a identificar rapidamente as seções relevantes do documento. Números de página: O índice deve incluir os números de página correspondentes a cada título ou subtítulo.
a) índice, - enumeração detalhada dos assuntos, nomes de pessoas, nomes geográficos, acontecimentos, etc., com a indicação de sua localização no texto (ver NBR 6034); b) lista, - enumeração de elementos selecionados do texto, tais como datas, ilustrações, exemplo, tabelas etc., na ordem de sua ocorrência.
Um IRA Geral, independente do curso, igual a 8 (oito) significa que o aluno está com rendimento superior à média do seu curso em 1(um) desvio-padrão, pertencendo à cota dos 84% (oitenta e quatro por cento), na qual somente um a cada sete alunos possui notas superiores às suas.
Geralmente é preciso ter entre 700 e 800 pontos para conseguir uma vaga. Uma nota próxima a 600 pontos é considerada boa e garante vaga em diversas faculdades. Em cursos menos procurados é possível ser aprovado com pouco mais de 400 pontos.
Na minha época na UnB, o IRA ia até 5. Considerava-se bom 3,5 para cima na engenharia. Em outros cursos, era acima de 4 ou 4,5. Abaixo de 3,5 já se sofria muito para pegar matérias.
Só coloque o coeficiente de rendimento (CR) no currículo se ele for maior que 7. Se for menor, não vale a pena. Não deixe de incluir sua formação e a área de pesquisa. Não precisa falar do ensino médio nem dos seus resultados em vestibulares.
Índice= Σ ( VFi x CHi) / (10 x Σ CHi) (1)onde: indice é coeficiente de aproveitamento acadêmico>Σ representa a somatória dos valores em i>VFi é o resultado final do componente curricular i, expressa em valores de 0 a 10>CHi é a carga horária do componente curricular i, expressa em número de créditos.
IRA: O Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) é a média do rendimento escolar final obtido pelo aluno nos componentes curriculares que concluiu, ponderadas pela carga horária discente dos componentes.
O que significa baixo rendimento escolar? O baixo rendimento escolar é percebido quando a criança parece não acompanhar a sua turma no que diz respeito ao aprendizado. Se nenhuma ação for tomada, o problema tende a se agravar rapidamente, uma vez que juntamente com as notas ruins surgem questões de baixa autoestima.
Rafaela acredita que o CR tem influência no desempenho diário dos estudantes: resolução das provas, na rotina de estudos e em como o estudante se vê perante sua sala. Os "CR altos" precisam se manter nessa posição a todo custo, enquanto os "CR baixos" precisam, se for do interesse, alcançar posições maiores.
COEFICIENTE DE RENDIMENTO? É A SUA MEDIDA DE APROVEITAMENTO ESCOLAR. Chamado também pela sigla CR, ele consiste na média ponderada das notas obtidas nas diversas disciplinas cursadas, em que o peso é o número de carga horária da disciplina.
Para que serve o CR? O CR é de grande importância para o aluno, pois: É uma das variáveis utilizadas no cálculo da ordenação dos alunos para efeitos de matrícula. Pode limitar o número de disciplinas em que o aluno pode se matricular.
Índice numérico , Bibl : aquele que apresenta os nomes organizados numericamente. Índice onomástico , Bibl : lista alfabética dos autores citados numa obra literária. Índice proibitório , Bibl : V índice expurgatório .
Segundo com a norma ABNT NBR 14724: 2011, índice configura-se como a “lista de palavras ou frases, ordenadas segundo determinado critério, que localiza e remete para as informações contidas no texto”.