A terapia denver autismo é um método de intervenção comportamental para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Esta abordagem terapêutica tem como objetivo estimular o desenvolvimento da linguagem, comunicação, habilidades sociais e comportamentos adaptativos em crianças autistas.
O modelo Denver consiste em formar uma criança mais autônoma, independente e consiga aprender com os colegas e familiares, a motivação e a liderança são os principais pilares desse conceito. Para otimizar cada vez mais as habilidades dos pequenos, a intervenção é feita de forma intensa, levando de 3 a 4 horas por dia.
ABA (Análise do Comportamento Aplicado) é a ciência que estuda o comportamento humano e como modificá-lo. Denver é um método de intervenção precoce dentro da ABA, focado em estimular crianças de 0 a 5 anos de forma naturalística.
“O modelo Denver foi desenvolvido para crianças com atrasos no desenvolvimento que tenham até 5 anos de idade, sejam elas diagnosticadas com TEA ou em investigação.
O objetivo deste teste é verificar se a criança compreende e atende a solicitação para execução de tarefas simples. Pergunte aos cuidadores se a criança usa colher ou garfo para se alimentar. Se ela o fizer, pergunte o quanto ela derrama. Passou: Se a criança usar colher ou garfo, derramando pouco fora da boca.
Um deles, fundado em 1860, recebeu o nome de Saint-Charles, mais tarde substituído por Denver, em homenagem ao general James Denver, governador do território.
A interpretação dos itens permite classificar o teste como: normal, quando a criança não apresenta nenhum “atraso”; risco, quando apresenta dois ou mais “cuidados” e/ou um ou mais “atrasos”; não testável, quando recusa-se a realizar a atividade em um ou mais itens.
Um instrumento que nos ajuda a entender quais comportamentos e habilidades a criança está acumulando atrasos é o Checklist do Modelo Denver de Intervenção Precoce.
O Denver II é recomendado pela Sociedade Brasileira de Pediatria para o acompanhamento do desenvolvimento infantil. É um instrumento de integração da equipe multidisciplinar, na qual cada profissional pode atuar com sua visão específica.
Já o Modelo Denver de Intervenção Precoce (Early Start Denver Model® / ESDM®, na sigla em inglês) deriva do PRT® (e, consequentemente, da ABA) e é um método desenvolvido por Sally Rogers e estudiosos que atualmente fazem parte da equipe do Centro de Excelência em Autismo, no Uc Davis MIND Institute, na Califórnia ( ...
A resposta é OS DOIS. Um programa de qualidade usa a combinação de ensino estruturado e oportunidades naturalistas para ensinar o aluno. Um aluno que não tem muita motivação inicialmente vai precisar de um ambiente mais estruturado mas não significa que só vai aprender dessa maneira.
O Denver II é utilizado no Brasil há mais de cinco décadas por pesquisadores e profissionais da área de saúde, entre eles, enfermeiros, fonoaudiólogos, médicos, fisioterapeutas, nutricionistas e terapeutas ocupacionais, devido à facilidade de aplicabilidade.
Pode ser utilizado por diversos profissionais que trabalham com desenvolvimento infantil, psicólogos, fisioterapeutas, educadores físicos, terapeuta ocupacional, enfermeiros, médicos e fonoaudiólogos.
* o conjunto de estímulos é composto pelos seguintes materiais: 10 cubos coloridos, uma boneca com mamadeira, um chocalho, um pom-pom, um lápis, um frasco, um sino, uma bola de tênis e uma xícara. População alvo: Crianças de 0 a 6 anos de idade.
Os programas terapêuticos do Modelo Denver incluem a intervenção no contexto escolar com a capacitação de professores e presença de acompanhante terapêutico (AT). Nesses casos, As ATs são supervisionadas pela terapeuta responsável do caso, para garantir que estão seguindo o programa estabelecido na avaliação inicial.
O Teste de Denver é uma escala utilizada por profissionais de saúde para avaliar e identificar crianças entre 0 e 6 anos de idade com risco para atraso no desenvolvimento (ADNPM).
Quais os principais comportamentos avaliados pelo teste de avaliação do desenvolvimento de Denver?
O teste não fornece diagnóstico e leva em consideração o avanço da idade, avaliando quatro áreas do desenvolvimento: “Motor Grosso”, “Motor Fino-Adaptativo”, “Pessoal Social” e “Linguagem”.
O Desenvolvimento Neuropsicomotor (DNPM) é o processo em que, a partir de estímulos, a criança adquire determinadas habilidades. Por ter um caráter progressivo, é esperado que ela obtenha a capacidade de realizar funções cada vez mais complexas.
O ESDM é um a intervenção baseada em atividades lúdicas que funde princípios comportamentais e de desenvolvimento para uma abordagem integrada. O ESDM pode ser implementado em diferentes contextos naturais, como em casa, escola, clínica, por terapeutas treinados, e pelos pais dentro das brincadeiras e rotinas diárias.
O modelo Denver deriva da ciência ABA, com particularidades na sua aplicação e no público alvo. A principal diferença é que as intervenções no modelo Denver são indicadas para crianças de até 4 anos, pois suas estimulações aproveitam os marcos do desenvolvimento infantil e a maior neuroplasticidade de crianças menores.
Qual o método de ensino mais utilizado com os indivíduos que são diagnosticados com TEA?
Em geral, dois métodos muito buscados por pais e cuidadores como alternativa ao ABA são o TEACCH (Tratamento e Educação para Autistas e Crianças com Déficits de Comunicação) e o PECS (Sistema de Comunicação por Troca de Imagem), ambos recomendados por profissionais.