Um pilar é um elemento estrutural vertical usado normalmente para receber os esforços diagonais de uma edificação e transferi-los para outros elementos, como as fundações. Costuma estar associado ao sistema laje-viga-pilar.
A palavra pode ser usada como sinônimo para coluna, embora esta tenha um significado próprio.
Tudo aquilo que cumpre uma função chave em um assunto pode ser considerado um pilar, ou seja, algo essencial e fundamental. Desta forma, o melhor jogador de um time ou o líder de um grupo são personagens de difícil substituição, portanto, são considerados o pilar da equipe.
Basicamente, o pilar é um tipo de coluna simples, utilizado na vertical para sustentar toda a estrutura. Já a coluna propriamente dita sustenta apenas as paredes e o teto da edificação.
Já as vigas e pilares são elementos que têm uma das medidas com maior comprimento. As vigas sofrem cisalhamento e flexão e costumam receber as cargas da laje. Elas são utilizadas, em sua maioria, na horizontal e repassam as cargas para os pilares, e estes sofrem compressão, flexão e, algumas vezes, torção.
O que é o pilar da família? A família é o começo e o fim de tudo em nossa vida, é nossa base, nosso guia, nossos professores da vida, nossos conselheiros, nosso refugio, nossa fonte de amor e proteção. Nenhuma família é perfeita, mas cada uma tem seu modo único de perfeição.
Resumidamente, as principais funções dos pilares podem ser definidas como: Transmitir as solicitações da superestrutura aos elementos de fundação; Contribuir de forma significativa na estabilidade global da estrutura; Resistir às solicitações provenientes das ações horizontais na estrutura.
Um pilar é um elemento estrutural vertical usado normalmente para receber os esforços diagonais de uma edificação e transferi-los para outros elementos, como as fundações. Costuma estar associado ao sistema laje-viga-pilar.
As colunas cumprem a mesma função estrutural primária dos pilares, de suportar cargas de toda a estrutura. Têm características arquitetônicas, nomes e características personalizadas, como as gregas Dórica, Jônica e Coríntia.
O que é um pilar? Como já adiantamos, um pilar é outro elemento de construção vertical. Pode ser definido como uma coluna mais simples, de aparência menos robusta do que as colunas. Enquanto a coluna sustenta principalmente paredes e teto, o pilar é o responsável por oferecer suporte para toda a estrutura.
O que é um pilar da vida? Todos nós somos movidos por algo ou até mesmo por uma junção de coisas, denominadas Pilares da Vida, que se baseia entre o social, financeiro, saúde e pessoal.
Os pilares são estruturas fundamentais em uma edificação, pois, servem para dar sustentação na obra que está sendo construída. Da mesma forma que, no corpo humano a coluna vertebral suporta o nosso corpo o mesmo ocorre com os pilares na construção civil.
A prática se concentra no fortalecimento do corpo e do core — região que faz a ligação da parte superior com a inferior do corpo, composta pelos abdominais superiores, oblíquos e abdome transverso — por meio de alongamentos e exercícios de resistência.
A madeira é ainda muito usada para erguer as fôrmas que recebem o concreto e o aço que irão sustentar as colunas e pilares. Entretanto, o uso desse material ainda possui alguns problemas: A madeira infla e deforma com a umidade e a carga.
A principal diferença deste material para a coluna é que a coluna sustenta a parede e o teto, já o pilar sustenta a estrutura inteira. A viga fica em cima da coluna na posição horizontal, desse modo, ela é responsável por transferir o peso da laje para as colunas.
O pilar estrutural é colocado na vertical, e contém uma simples função de repassar para as fundações todas as cargas que vão dar suporte para a estrutura, através dos elementos que compõem o pilar estrutural é que conseguimos erguer uma estrutura.
Os quatro pilares são formados pelo grupo: Aprender a Conhecer, Aprender a Fazer, Aprender a Conviver e Aprender a Ser. Eles são vistos como os principais objetivos da educação para o século XXI e foram criados para nos auxiliar a enfrentar todos os desafios da nossa sociedade.
O que é pilar pessoal? E por último e não menos importante, o pilar pessoal que pode ser denominado como a base dessa pirâmide é a nossa relação estabelecida entre nós e nós mesmo e envolve o seu emocional, o seu espiritual e a busca pela qualidade de vida.