O que é o “P de Preço”? O preço é um dos quatro elementos do Mix de marketing, sendo responsável pelas decisões de precificação e influenciando o posicionamento do produto e da marca. O preço também é o meio pelo qual se atinge os objetivos financeiros propostos, por meio da adequação da oferta à realidade do mercado.
Dentro do conceito dos 4 Ps do marketing, preço é a estratégia traçada para definir o posicionamento e a proposta de valor ofertada pelo produto. É a maneira como o produto ou serviço estará posicionado na mente do consumidor.
Preço. O segundo elemento do mix de marketing é o preço. Neste estágio, é primordial considerar os custos de produção e de operação do negócio, a receita e o lucro desejado, além de analisar a concorrência, para então definir quanto você irá cobrar pelo seu produto.
O Mix de Preços é portanto a determinação do valor de acordo com o seu público e qualidade oferecida. É ainda de primordial importância dentro do Composto de Marketing, por isso deve ser levado em consideração quatro aspectos gerais.
Qual a importância do preço na composição do mix de marketing?
P de Preço
A precificação nem sempre é percebida como tarefa do marketing. Mas o preço é determinante na construção da imagem da marca, além de ser o único P que gera receita para a empresa. Por isso, é uma das definições essenciais do Mix de Marketing.
Os 4Ps do marketing incluem preço, praça, produto e promoção, variáveis capazes de determinar o sucesso competitivo e a rentabilidade de longo prazo do negócio.
Os 4 Ps do Marketing, também conhecidos como Mix de Marketing ou Composto de Marketing, são os 4 elementos básicos que compõem qualquer estratégia de marketing para alcançar um público: Preço, Praça, Produto e Promoção.
Preço é apenas uma medida monetária, uma quantidade de dinheiro estabelecida para comercialização de produtos e serviços, obtido por meio de uma estratégia de precificação.
O preço, do latim pretium, é o valor pecuniário estimado de uma coisa ou valor monetário que vale algo; o equivalente de uma coisa. É a expressão monetária do valor. Todos os produtos e os serviços que são colocados no mercado tem um preço, que é o dinheiro que o comprador deve pagar para efetivar a operação.
Para definir o preço adequado de venda de um produto ou serviço você precisa analisar o equilíbrio entre o preço de mercado e o valor dos seus custos e despesas totais. O valor do seu produto deve igual ao custo das matérias primas ou hora de serviço, somado às despesas variáveis e fixas para realizar uma venda.
Portanto, a função do Mix de Marketing é oferecer o produto certo, no local certo, pelo preço certo, no momento certo. Para que isso aconteça, comunicar-se adequadamente com o público alvo é imprescindível.
Essa mudança no foco – do produto para o cliente – fundamenta a teoria por trás dos 4 Cs do marketing. Desenvolvido por Robert Lauterborn, esses 4 Cs nas redes sociais se referem a: cliente, custo, conveniência e comunicação.
Quais são os cinco objetivos de determinação de preço?
Como objetivos de preço, podem ser considerados: maximização das vendas, participação de mercado, liquidez e de lucros e de rentabilidade, cobertura dos custos, retorno sobre ativos e investimentos, estabilidade do volume de negócios no mercado e níveis de preços praticados, determinação de preços justos aos clientes, ...
Qual a diferença entre preço e valor no marketing?
Preço é a quantia em dinheiro que é paga por um determinado produto ou serviço. Já o Valor é o que é atribuído ao seu produto e o que ele proporciona para o cliente, o valor não pode ser estimado em dinheiro e pode ser diferente para cada cliente.
De forma bastante resumida a diferença é que o preço é o que se paga por um produto ou serviço enquanto o valor é o benefício proporcionado. O distanciamento dos termos é bastante importante para entender a lógica de alguns mercados – como o de ações onde há o preço da ação e o valor que ela pode ter no futuro.
Posicionar uma marca pelo preço é quando a empresa é conhecida pelo valor que o consumidor paga pelos produtos ou serviços. Isso acontece, por exemplo, ao ser lembrada por ter o melhor preço do mercado ou quando a empresa é vista como uma linha de alto padrão/luxo.
O que é preço? O preço é o valor monetário de algo, assim, o dinheiro que o comprador ou cliente paga para efetivar a operação. Para ficar mais fácil entender, vamos a um exemplo. Se um notebook custa R$ 2000, a pessoa que vai adquiri-lo precisa pagar esse montante para ter o produto.
Quando se fala em papel do preço, o objetivo fundamental é induzir a compra. É fazer com que o cliente tenha uma percepção de valor igual ou maior ao preço que a empresa atribui ao produto. Quando isso acontece, o cliente tende a efetivar a compra.
O que é o valor para o cliente? O valor é a percepção que o cliente tem sobre um produto ou serviço. É a soma de certos elementos percebidos pelo consumidor no momento de compra, como qualidade, atendimento, condições, tempo investido e o próprio preço.
O preço de venda é um fator que influencia o cliente em suas decisões de compra. Em mercados com um grande número de concorrentes, as empresas precisam ter certeza de que estão oferecendo a melhor oferta sem perder a lucratividade.
Preço: vantagens de pagar pelo produto; Produto: benefícios diferenciados; Praça: melhores canais de distribuição e logística; Promoção: valor da marca e do item em relação ao mercado.
Produto é o que a empresa vende. Praça é onde o produto é vendido. Preço é quanto o cliente paga pelo produto. Promoção são as estratégias usadas para divulgar a marca.
Esses elementos são: Produto, Preço, Praça e Promoção. Cada um destes componentes será responsável por definir qual caminho o marketing do seu negócio irá tomar. Além disso, eles devem ser definidos já considerando sua vendabilidade.
O preço é algo objetivo, se trata do investimento feito pelo consumidor na compra da sua mercadoria. Já o valor se refere ao quanto um produto atende as necessidades do cliente e os benefícios que ele percebe na mercadoria em comparação ao investimento que ele vai realizar no momento da compra.
As decisões de preço são influenciadas por três fatores básicos: custo, clientes e concorrentes. Muitos gestores afirmam que fixam os preços a partir do custo mais margem.