Sinal de Lapinski: Dor à compressão do ceco contra a parede posterior do abdome, enquanto o doente eleva o membro inferior direito. Pode ser indicativo de apendicite. Sinal do Psoas: Dor à extensão da coxa direita sobre o quadril contra a resistência em decúbito lateral esquerdo. Pode ser indicativo de apendicite.
Sinal de Lapinsky: é a dor a compressão em fossa ilíaca à direita no momento em que o paciente eleva a perna direita. Sinal de Lennander: é medição da temperatura retal é 1° Celsius acima da temperatura axilar. Sinal de Dunphy: é a dor em fossa ilíaca direita quando o paciente tosse.
Os sinais adicionais de apendicite são a dor no quadrante inferior direito à palpação do quadrante inferior esquerdo (sinal de Rovsing), aumento da dor causada pela extensão passiva da articulação do quadril direito que estica o músculo iliopsoas (sinal do psoas) ou a dor causada pela rotação interna passiva da coxa ...
O Sinal de Cullen é um sinal de hemorragia retroperitonial, seja ela por pancreatite aguda necro-hemorrágica, ruptura de gravidez ectópica, ou em menor numero de casos quando há rompimento de um aneurisma de aorta ou de órgão como o baço em caso de trauma.
O sinal do psoas é indicativo de irritação do músculo psoas, sendo um dos sinais de apendicite aguda. Posiciona-se o paciente em decúbito lateral esquerdo, e o examinador deve realizar a hiperextensão passiva de membro inferior direito (ou flexão ativa contra resistência).
Sinal de Jobert: perda da macicez hepática durante a percussão do hipocôndrio direito, que indica a presença de perfuração de víscera oca em peritônio livre, como na úlcera péptica. Durante a palpação do abdome, há rigidez involuntária com descompressão brusca positiva em todo o abdome (“abdome em tábua”).
O sinal de Kehr é um sinal médico de ocorrência de dor aguda no ombro devido a presença de sangue ou outros irritantes na cavidade peritoneal homolateral quando uma pessoa está deitada e com as pernas elevadas. O sinal de Kehr no ombro esquerdo é considerado um sinal clássico de ruptura de baço.
O sinal de Pemberton, definido como pletora ou edema facial é causado pela compressão da vasculatura ao nível toráxico no opérculo. Isso acontece quando ambos os membros superiores são elevados. Este achado tem um alto valor semiológico, devido à sua condição patológica subjacente.
O sinal de Murphy acontece quando o paciente reage em sua respiração de forma rápida à palpação profunda da vesícula biliar. Dessa forma, palpa-se o ponto biliar ou ponto cístico, no hipocôndrio direito e pede-se para o paciente inspirar profundamente.
O sinal de Giordano é a percussão dolorosa da região lombar do paciente, utilizando a borda hipotenar da mão para aplicar um estímulo moderado que normalmente não seria doloroso. Indica a presença de inflamação da cápsula renal.
Na medicina, o sinal de Rovsing é um sinal médico de apendicite. Se a palpação do quadrante inferior esquerdo do abdômen do paciente resultar em dor no quadrante inferior direito, diz-se que o paciente é positivo para o sinal de Rovsing.
O Sinal de Lenander é um sinal semiológico que, quando presente, é sugestivo de Apendicite. Sua vigência é determinada, no decorrer do Exame Físico, pela dissociação entre as Temperaturas Axilar e Retal em mais de 01°C.
Na medicina, o sinal de Blumberg é um sinal médico caracterizado por dor ou piora da dor à compressão e descompressão súbita do ponto de McBurney. A pesquisa do sinal é feita no ponto de McBurney, também chamado de ponto apendicular.
Sinal para pesquisa de peritonite de etiologia apendicular. O sinal é positivo quando, ao comprimir-se o abdómen na fossa ilíaca direita, a descompressão brusca desperta uma dor aguda.
A dor da apendicite pode atingir toda a barriga, entretanto o mais frequente é uma dor localizada na fossa ilíaca direita, que é a parte inferior do abdome do lado direito. A dor faz com que a pessoa assuma uma posição antálgica com as pernas flexionadas em direção ao abdome.
Sempre que sentir os sintomas da apendicite, principalmente a dor no abdômen inferior direito, é necessário ir até um médico com urgência. Isso porque, se o caso for grave, pode ocorrer o rompimento do apêndice, o que é um problema muito maior.
Sinal de Jobert é um sinal clínico que refere-se ao desaparecimento da macicez e aparecimento de hipertimpanismo na região hepática. É um sinal observado nos grandes pneumoperitônios.
Para realizar esta manobra, um manguito de medição de pressão sanguínea é colocado ao redor do braço e inflado até uma pressão intermediária entre a pressão sistólica e diastólica (e.g. se a pressão do paciente for 120/80 mmHg, deve-se inflar o manguito até os 100 mmHg) e mantido no local de 3 a 10 minutos.
O ponto de Mc Burney é aquele localizado na linha imaginária traçada entre a espinha ilíaca ântero-superior e o umbigo, na junção entre o terço lateral e o terço médio. Legenda: Ponto de McBurney.
A manobra de Osler é utilizada no diagnóstico de pseudo- hipertensão. Deve-se inflar o manguito acima da PAS e, diz-se que a manobra é positiva, quando a artéria permanece palpável mas sem pulsações. É frequente em idosos.
Também conhecido por sinal de Jacquemier, é um dos primeiros sinais de gravidez. Este sinal consiste na alteração da coloração dos genitais (vulva, vagina e colo do útero) para uma cor mais azulada. Esta alteração é causada pelo aumento do fluxo sanguíno naquela área e a decorrente congestão venosa.
O paciente apresenta um sinal conhecido como, o sinal de “Popeye” ou deformidade de Popeye, este achado ao exame físico é causado pelo abaulamento do músculo bíceps após a ruptura do tendão do bíceps. É importante ressaltar que pacientes com uma ruptura deste tendão nem sempre apresentam o sinal do Popeye.
O Sinal de Cullen é um sinal médico que é caracterizado equimoses azuis-pretas na região periumbilical devido à hemorragia retroperitoneal, associada principalmente à ruptura de gravidez ectópica, mas também eventualmente presente na pancreatite aguda.
O sinal eterno do Deus de Jonas, que é o mesmo de Jesus, é o da misericórdia com os que voltam para o caminho do Amor. Quem tem medo, como o Jonas da parábola, não fala o que pensa. Quem fala que o pensa cultiva amigos e inimigos! Jesus sabia disso, por isso foi e é maior que Jonas.
Sinal de Giordano: punho-percussão das lojas renais. Se o paciente sentir dor, é positivo e pode indicar pielonefrite aguda. Sinal de Jobert: percussão do hipocôndrio direito com detecção de timpanismo.