A oxidação do óleo é definida como uma deterioração química causada pelo contato contínuo com oxigênio, calor, água e metais catalisadores (partículas de desgaste). A oxidação do óleo produz moléculas de cadeia longa (mais pesadas), o que aumenta a viscosidade do óleo e eleva a sua acidez.
O que causa a oxidação do óleo? A resposta simples é “exposição ao ar”, mas a taxa na qual a oxidação ocorre é determinada por vários outros fatores. Altas temperaturas podem aumentar significativamente a taxa de oxidação, por exemplo.
Como saber se o óleo está oxidado? A presença de borra e verniz é um indicador óbvio de oxidação do óleo. Além disso, o óleo hidráulico oxidado pode ter uma cor escura e exalar um odor desagradável. Você também pode analisar uma amostra do óleo para determinar seu nível de oxidação.
A oxidação é um processo irreversível muito comum em óleos e gorduras, bem como em alimentos que contém estes componentes em sua composição. O resultado da oxidação são sabores e odores indesejáveis.
Se houver resíduos no fundo do vidro (com exceção de alguns óleos que solidificam em baixas temperaturas), ou ele parecer turvo, com a cor alterada do comum para aquele óleo ou com um aroma diferente de quando você o adquiriu, possivelmente ele pode ter oxidado.
Oxidação é o nome dado ao processo de perda de elétrons por um átomo, grupo ou espécie iônica durante uma reação química. Ela é identificada a partir do aumento do NOX (número de oxidação) da espécie ou átomo quando se comparam reagente e produto.
A oxidação do óleo é definida como uma deterioração química causada pelo contato contínuo com oxigênio, calor, água e metais catalisadores (partículas de desgaste). A oxidação do óleo produz moléculas de cadeia longa (mais pesadas), o que aumenta a viscosidade do óleo e eleva a sua acidez.
Ao ser afetado pela oxidação, o óleo apresenta maior nível de compostos insolúveis e de acidez. Isso aumenta sua viscosidade e potencial corrosivo, ocasionando entupimento e acumulação de sedimentos no maquinário. Como consequência, pode haver o desgaste de um componente e a queda da vida útil do óleo.
Sob altas temperaturas, a reação entre o oxigênio e o metal é acelerada, formando uma camada de óxido que pode delaminar, expondo novas camadas metálicas à degradação. O processo contínuo de oxidação leva à fragilização estrutural e à redução da eficiência térmica.
O rótulo do óleo essencial deve incluir o nome botânico (nome científico) da planta, que ajuda a identificar a espécie exata e garante que você está adquirindo o óleo correto.
A formação de espuma e o aumento da viscosidade estão relacionados com a presença de compostos resultantes da oxidação do óleo ou da gordura, e o escurecimento é atribuído à presença de compostos não polares provenientes dos alimentos que são solubilizados no meio de fritura11.
Se a oxidação já surgiu, o primeiro passo é removê-la de forma mecânica ou com ajuda de produtos químicos, como o Quimox, da Quimatic Tapmatic. Depois, é necessário voltar a proteger a superfície com um revestimento, como tinta, por exemplo, evitando que o metal tenha contato direto com o oxigênio.
Para objetos em estágio inicial de ferrugem, deixá-los de molho numa solução de partes iguais de vinagre branco e água por até duas horas pode ser suficiente. Ao retirar, remova com uma esponja os resíduos da ferrugem antes de lavar. Guarde sempre bem seco e longe de umidade.
A reação de oxidação lipídica ocorre no óleo a partir da formação de radicais livres que reagem continuamente com o oxigênio, gerando os peróxidos. A velocidade com que ocorre essa reação depende, dentro outros motivos, do tipo de óleo utilizado.
Oxidação. O processo de oxidação pode ter início por diferentes razões. O funcionamento em altas temperaturas favorece este processo, pois o oxigênio do ar atmosférico reage com o lubrificante, causando a degradação do óleo, tendência ao engrossamento do lubrificante e a corrosão.
O aumento da viscosidade e de compostos insolúveis, o entupimento do filtro, a acumulação de depósitos e sedimentos no motor, o desgaste corrosivo e a redução da vida útil do óleo são as causas mais frequentes provocadas pela oxidação.
Aplique um pouco de vinagre de álcool sobre a área oxidada, usando um pano de limpeza; Deixe agir por cerca de uma hora; Em seguida, lave a superfície usando esponja macia e detergente neutro.
A oxidação nada mais é do que a reação do oxigênio com a molécula do óleo lubrificante, seja o oxigênio do próprio ar ou o oxigênio presente na própria água e na umidade.
A oxidação é uma reação química que enferruja o metal, mas nas células pode danificar o DNA (ácido desoxirribonucléico), estimular o aparecimento de alguns tipos de cânceres e causar várias doenças. Há alguns anos, cientistas acreditam que esse processo está associado ao envelhecimento.
A Oxidação pode ocorrer em três circunstâncias: quando se adiciona oxigênio à substância, quando uma substância perde hidrogênio ou quando a substância perde elétrons. Exemplo: as saladas de frutas tendem a se escurecer quando entram em contato com o ar, isso porque o oxigênio age promovendo a oxidação das frutas.