O SPT é o ensaio mais utilizado na prática de Engenharia de Fundações. Para cravar o barrilete, é usado o impacto de uma massa metálica de 65 Kg, denominada martelo, caindo em queda livre de 75 cm de altura sobre um ressalto situado na parte superior do hasteamento a ele conectado.
Com a spt é possível descobrir a resistência do solo, medida pelo índice de resistência a penetração do solo determinado pela soma dos golpes dados pelo martelo de ferro. É coletado então amostras de metro a metro, permitindo a análise tátil e visual das distintas camadas do subsolo em suas respectivas profundidades.
O que é o NSPT? O NSPT – Índice de Resistência à Penetração do Solo corresponde ao número de golpes necessários para à cravação de amostrador de sondagem à percussão, considerando apenas os 30 cm finais.
O método do SPT consiste na perfuração e cravação dinâmica de um amostrador-padrão, metro a metro. O valor N é o número de golpes necessários para a cravação de 30 cm do amostrador-padrão, após a cravação inicial de 15 cm.
O resultado do ensaio SPT corresponde à quantidade de golpes necessária para fazer penetrar, no fundo do furo, o barrilete amostrador nos seus últimos 30 cm.
O valor do SPT (também chamado de N ou Nspt) é a soma dos golpes necessários para descer os 30 cm finais. Neste caso N seria 1/15 + 3/15 => 4/30 ou simplesmente 4 (4 golpes para descer 30cm).
Quais os equipamentos necessários para realizar o SPT?
Entre os equipamentos necessários para realização da sondagem SPT estão as roldanas e cordas; o tripé bipartido, com altura aproximada de 4 m; o peso de 65 kg; hastes de aço; e o barrelete amostrador. Há ainda o conjunto motor-bomba, responsável pela circulação de água no avanço da perfuração.
Uma desvantagem está atrelado a diversidade de procedimentos utilizados para a execução do ensaio (método não padronizado) e pouca racionalidade de alguns métodos de Page 16 uso e interpretação.
Um ensaio SPT, assim como os outros métodos de sondagem, tem como objetivo primordial a definição do perfil geotécnico do terreno. Dessa maneira, o ensaio permite a caracterização das diferentes camadas do solo, além de definir suas respectivas profundidades e espessuras.
O ensaio CPT consiste na cravação estática lenta de um cone mecânico ou elétrico que armazena em um computador os dados em uma taxa de até 200 aquisições por segundo. O cone por meio de um sistema hidráulico é penetrado no terreno a uma velocidade de 2 cm por segundo.
Os Sistemas de Processamento de Transação (SPTs) são sistemas de suporte para atividades do dia a dia da organização que servem o nível operacional como monitorando as atividades diárias ou normais de uma empresa, controle de estoque, contabilidade, sistemas de cobrança e pagamento de contas, folha de pagamento, ...
Como exemplos de sistema de processamento de transações SPT, podemos citar um sistema de contas a pagar de um negócio. Nesse sentido, existe a automatização da contabilidade, a partir da entrada de algumas informações primordiais (como fornecedores, por exemplo).
A sondagem SPT T ou sondagem a percussão com torque, é uma técnica que mede o torque em sondagens de simples reconhecimento. Além das informações obtidas na sondagem tradicional, temos as informação do torque máximo e residual de cada amostra.
Alto grau de repetição no processamento; Computação simples (Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão); Grande necessidade de armazenamento; Atualização de arquivos segura e eficiente; Impacto grave e negativo sobre a organização em caso de pane ou falha de operação.
O Ensaio SPT é uma etapa dentro da sondagem a percussão que consiste em cravar um amostrador padronizado conforme ABNT NBR 6484 no solo investigado, através da queda totalmente livre de um peso (65kg) a uma altura de 75 cm.
SPT é a sigla em inglês para Standard Penetration Test ou Ensaio de Sondagem à Percussão. É um método de teste de resistência à penetração que, em termos simples, mede a resistência de uma camada de solo de um metro, medindo o número de golpes com um martelo que são necessários para penetrar trinta centímetros.
Para o cálculo de CRH utilizaremos o método SPT/m. Outro critério que iremos alterar é o SPT máximo, que utilizaremos 50. As demais tabelas com os valores de constantes utilizadas para o cálculo não serão alteradas.
Recomenda-se que a dimensão mínima da sapata seja de 60 a 80 cm; A profundidade mínima é de 1,5 m; Todas as sapatas não necessitam receber a mesma pressão de cargas da estrutura, o que deve ser uniforme é o desempenho da edificação como um todo.
Como é executado o ensaio SPT? O ensaio SPT é realizado pela cravação do amostrador padrão tipo raymond em 45cm do terreno, com golpes sucessivos de um martelo de 65 kgf em queda livre, de uma altura de 75cm, sobre a cabeça de cravação conectada às hastes de sondagem e ao amostrador.
Este método é muito aplicado no meio técnico, onde o valor médio do SPT considerado é a média dos valores dentro do bulbo de pressões, estimado até uma distância de 2 vezes a largura da sapata (Figura 3.4).
Qual a relação entre o teste SPT e a capacidade de carga de um solo?
Sabe-se que o torque resultante do ensaio SPT-T pode ser correlacionado diretamente à capacidade de carga referente à lateral das estacas, pois ele representa a carga necessária para que haja o rompimento do atrito entre amostrador e solo.