Partindo da percepção de uma lacuna nos estudos sobre gênero, por des- considerarem o nascimento e primeiros desenvolvimentos do conceito, os autores resgatam a criação do conceito de gênero por John Money, datada de 1955, e seus primeiros desenvolvimentos teóricos anteriores a 1975, ano em que Gayle Rubin usa o ...
No campo das ciências da saúde, Robert Stoller, em 1968 no livro “Sex and Gender”, introduziu a palavra gênero para diferenciar do termo sexo, que estava tão somente associado às condições biológicas.
O termo ideologia de gênero foi empregado no país pela primeira vez pelo arcebispo católico Orani Tempesta e foi popularizado pelo padre Paulo Ricardo.
O termo gênero vem do Latim genus, que significa “nascimento”, “família”, “tipo”. Tradicionalmente, o termo gênero é utilizado como um conceito gramatical de classificação de palavras, dividindo-se entre: masculino, feminino e neutro.
John William Money, considerado o fundador da Ideologia de Gênero. Ele se considerava pioneiro na área de mudança de sexo e um dos primeiros a diferenciar sexo e gênero. Sua ideia era que a cultura e a educação poderiam levar um indivíduo a viver de forma diferente daquela imposta por sua natureza.
O conceito de GÊNERO e a Antropologia - Antropológica
Quem inventou identidade de gênero?
“O doutor Money cunhou os termos 'identidade de gênero', para descrever a experiência interna da sexualidade, e 'papel de gênero', para se referir às expectativas sociais de comportamento masculino e feminino.
O termo "ideologia de gênero" surgiu entre meados da década de 1990 e início dos anos 2000 no âmbito do Conselho Pontifício para a Família, da Congregação para a Doutrina da Fé, antigamente conhecida como Santa Inquisição Romana e Universal, ala conservadora da Igreja Católica, segundo o Centro de Estudos ...
O gênero, portanto, se refere a tudo aquilo que foi definido ao longo tempo e que a nossa sociedade entende como o papel, função ou comportamento esperado de alguém com base em seu sexo biológico.
Parte-se da premissa de que os estudos de Gênero, surgidos como campo de estudos multidisciplinar a partir da crise das ciências sociais do final dos anos 1960, inicialmente se propunha a compor o arcabouço teórico e metodológico dos grupos feministas, com vistas a fortalecer as bandeiras de luta que percebiam no ...
A igualdade de gênero passou a fazer parte do direito internacional dos direitos humanos pela Declaração Universal dos Direitos Humanos, que foi adotada pela Assembleia Geral em 10 de dezembro de 1948.
Gênero tem sido, desde a década de 1970, o termo usado para teorizar a questão da diferença sexual. A complexidade deste conceito abrange a ideia de que as distinções baseadas no sexo são fundamentalmente sociais, afastando-se, assim, a noção de naturalização.
São exemplos de manifestações da ideologia de gênero o machismo, o sexismo, a misoginia, o heterossexismo, a transfobia, assim como a pugna religioso-moralista e antifeminista contrária à adoção da perspectiva de gênero nas políticas públicas.
Partindo da percepção de uma lacuna nos estudos sobre gênero, por des- considerarem o nascimento e primeiros desenvolvimentos do conceito, os autores resgatam a criação do conceito de gênero por John Money, datada de 1955, e seus primeiros desenvolvimentos teóricos anteriores a 1975, ano em que Gayle Rubin usa o ...
147), “o estudo dos gêneros textuais não é novo e, no Ocidente, já tem pelo menos vinte e cinco séculos, se considerarmos que sua observação sistemática, iniciou-se com Platão”. Essa observação indica que, devido ao longo período de observações, o tema apresenta diversos enfoques teóricos ainda hoje.
Segundo a Comissão de Direitos Humanos de Nova York, existem 31 identidades de gênero, entre elas estão: Agênero, andrógino, gênero de fronteira, gênero fluido, gênero neutro, gender-queer, gênero em dúvida, gênero variante, hijra, gênero não conformista, butch, bigênero, não-binário, male to female (MTF), female to ...
O conceito de gênero é presente no movimento feminista desde os anos 1970 e é entendido não como sexo biológico, mas como as construções sociais baseadas nos sexos biológicos.
O termo gênero vem do Latim genus, que significa “nascimento”, “família”, “tipo”. Tradicionalmente, o termo gênero é utilizado como um conceito gramatical de classificação de palavras, dividindo-se entre: masculino, feminino e neutro.
O que é e como foi construído o conceito de gênero?
Gênero: Conceito formulado nos anos 1970 com profunda influência do pensamento feminista. Ele foi criado para distinguir a dimensão biológica da dimensão social, baseando-se no raciocínio de que há machos e fêmeas na espécie humana, no entanto, a maneira de ser homem e de ser mulher é realizada pela cultura.
Gênero também pode ser definido como as relações entre homens e mulheres, tanto perceptivas quanto materiais. O gênero não é determinado biologicamente, como resultado das características sexuais de mulheres ou homens, mas é construído socialmente.
O gênero está relacionado ao conceito social e cultural que pressupõe papéis e características que homens, mulheres e outras identidades devem portar na sociedade. Também faz parte da sua definição o conjunto de características físicas e comportamentais que definem uma pessoa.
“Ideologia de gênero” começou a ser usada pela Igreja Católica há três décadas, em ataques aos movimentos feminista e LGBTI+, aos avanços de direitos sexuais e reprodutivos e à discussão das desigualdades por uma perspectiva estrutural.
Para tanto, são apresentados os principais argumentos, críticas e repercussões para as práticas das seguintes perspectivas sobre o conceito: essencialismo biológico; antropologia estrutural; psicanálise; teorias moder- nas (funcionalismo estrutural; patriarcado; marxismo); teorias pós-modernas (performatividade; queer ...