O papel couchê com brilho é um tipo de papel fotográfico que possui uma superfície brilhante e lisa. É usado para impressão de fotografias, cartões de visita, convites, folhetos e outros tipos de impressões que requerem um acabamento brilhante.
Esse papel é muito utilizado pelo mercado para produção de grande variedade de materiais promocionais, de publicidade e técnicos que exigem qualidade e brilho, tais como na impressão de flyers, panfletos, folhetos, folders, cartazes, livros de arte e outros impressos que exijam boa reprodução de retículas e traços.
A palavra couchê significa “camada” em francês, e esse papel surgiu em 1860 na indústria gráfica e, por conta da sua alta qualidade, ele é utilizado até hoje. O papel couchê é constituído por uma base de papel offset que é revestida por uma camada de carbonato de cálcio, caulim, látex e outros aditivos.
Qual a diferença do papel couchê para o papel fotográfico?
O papel fotográfico é bem parecido com o couché, mas se diferencia desse último porque conta com um revestimento de polietileno, uma variedade de plástico. Por causa dessa camada em sua superfície, ele é muito durável. Além disso, a qualidade das imagens é fantástica.
Papel LWC. Por possuir ambos os lados revestidos, o LWC serve de alternativa ao papel couchê. Sua gramatura varia entre 56g/m² a 90g/m² e é fabricado com uma alta porcentagem de celulose.
Tipos de papéis para impressão gráfica - 01 Papel Couché| Rainha do Off
Pode usar papel couché em impressora normal?
Já falamos que o papel couché não é compatível com impressoras jato de tinta. Veja alguns dos papéis utilizados em impressoras com essa tecnologia e que vão garantir a qualidade na sua impressão.
Qual a diferença do papel sulfite para o papel couché?
À primeira vista, ele se parece muito com o sulfite, mas a principal diferença entre os dois é que o papel couché vem de uma base conhecida como offset que recebe um revestimento especial dos dois lados.
Quer usar o papel couché? Então use uma impressora laser. Elas são mais resistentes e conseguem atingir melhor o papel. Apenas veja se o tamanho e a gramatura são compatíveis a sua impressora.
São utilizados com muita frequência pelo mercado promocional para impressão de cartões de visita, panfletos, flyers, folders, cartazes, entre outros materiais.
Couché Fosco: Absorve mais luz que o brilho, promovendo materiais gráficos com cores mais pura, com contraste elevado e bastante elegância. Disponíveis nas seguintes gramaturas: 115g – 150g. Couché Liso: É caracterizado pelo brilho e lisura de suas folhas, indicados para impressos em policromia e de alta qualidade.
Ele possui acetinado em ambos os lados. Assim sendo, tem um revestimento liso, o que proporciona uma ênfase maior às cores dos impressos. Além disso, o couchê brilho reflete mais luz, por isso não indicamos usá-lo em impressões que tenham muito texto.
o brilho e a lisura superficiais do papel couchê agora disponíveis para impressão jato de tinta com cores fortes, vibrantes e secagem instantânea. ideal para imagens, convites, cartões, artesanatos, trabalhos escolares, certificados, scrap festas, cardápios e muito mais.
Já o papel couchê é um papel offset com camadas de revestimento que o torna mais resistente que o offset, o que também o faz oferecer uma qualidade melhor para diversos fins e segmentos.
Qual a diferença do papel fotográfico para o papel couché?
Já o papel couchê apresenta gesso dentre os seus componentes, tornando a secagem da impressão mais lenta, independente do papel ser brilhoso ou não. Então, prefira sempre os papéis fotográficos, pois a gramatura é ideal para resultados semelhantes aos profissionais. Quanto maior a gramatura, maior a nitidez e brilho.
O papel couché é liso, uniforme, branco e microporoso. Esses elementos deixam a impressão com bastante destaque. Se quiser fazer uma impressão frente e verso, use o L2, porque esse papel tem revestimento em ambos os lados. Agora, se o desejo for de destacar apenas um dos lados, utilize a L1.
Qual a diferença do papel couché para o papel vergê?
O papel couché e o reciclado geralmente são os mais acessíveis financeiramente, e ainda oferecem boa qualidade. Já os texturizados e vergê, que citamos acima, podem ser mais caros, mas oferecem aparência e sensação mais sofisticadas.
Qual configuração usar para imprimir papel couché?
Para impressões mais simples, como folhetos ou flyers, uma gramatura entre 90g/m² e 120g/m² pode ser suficiente. Já para materiais mais sofisticados, como catálogos ou cartões de visita, é recomendado optar por uma gramatura mais alta, entre 150g/m² e 300g/m².
As impressoras da Epson, Canon e Lexmark, por exemplo, puxam o papel por trás. Essa dinâmica permite usar papéis mais grossos sem dificuldade. Então se você pretende imprimir com gramatura até 300 gramas, opte por este tipo de equipamento.
Qual a gramatura de papel que a Epson L3250 suporta?
Qual gramatura de papel A Epson 3250 suporta? Segundo o fabricante a Epson L3250 suporte gramaturas entre 64 a 90g/m2. Sim, é possível usar gramaturas maiores, porém tenha em mente que isso contribui para o desgaste prematura do mecanismo que traciona o papel.
Também conhecido em algumas regiões como papel matte, o papel couché fosco é um dos tipos de papel mais comuns e recomendados para impressão de revistas, catálogos e cartões de visita mais conceituais, pois confere mais sofisticação.
Para fechar esse primeiro bloco da série A, temos o papel sulfite A4 180g que é ainda mais grosso do que o de 120g e permite a criação de cartões, convites de casamento ou aniversário, catálogos, panfletos, envelopes, tags, além de outros trabalhos artesanais, escolares ou de escritório.
Devido à sua alta gramatura (205g), o papel supremo tem alta resistência, além de possuir uma superfície extremamente lisa. Por esse motivos, o papel supremo é o mais indicado para impressos de grande qualidade e durabilidade. Esse tipo de papel possui uma das faces fosca e a outra lisa.