A peregrinação a Meca atrai milhões de muçulmanos de todos os lugares do mundo. Existem duas peregrinações: o Haje e a Umrah. O Haje, a peregrinação 'maior', é executada anualmente. Uma vez por ano milhões de pessoas de diversas nacionalidades visitam a cidade e oram em uníssono.
A peregrinação, ou hajj, começa com o rito do "tawaf", que consiste em dar voltas na Kaaba, a estrutura cúbica preta na direção da qual todos os muçulmanos do mundo rezam, localizada no coração da Grande Mesquita.
A peregrinação a Meca é um dos cinco pilares do Islã que todo fiel deve cumprir pelo menos uma vez em sua vida se tiver meios para isso, e é formada de várias etapas. Denominada "Hajj", esta peregrinação acontece uma vez por ano no início do mês lunar muçulmano do "dhu al hajja".
A Caaba em Meca. A Pedra Negra está localizada no canto leste do edifício. A tradição islâmica afirma que a Pedra Negra caiu de Jannah para mostrar a Adão e Eva onde construir um altar, que se tornou o primeiro templo na Terra.
Cercada de mistérios , a Hajar al Aswad, ou a pedra negra, que esta localizada a sudeste da kaaba em Meca é um dos pontos principais onde devem chegar os peregrinos que circundam a Kaaba no Haj, (um dos pilares da fé no islam ). A Kaaba é mais antiga que o islam e não se sabe ao certo sua origem.
Segundo a tradição islamita, Ka'bah é o único local da Terra tocado pelas forças celestes. Foi também em Meca que nasceu e está enterrado Maomé (570-652), fundador da religião islâmica.
Anualmente mais de 13 milhões de muçulmanos a visitam, incluindo os milhões que realizam a peregrinação conhecida como Haje. Como decorrência disto, Meca se tornou uma das cidades mais cosmopolitas e diversificadas do mundo islâmico. A entrada na cidade, no entanto, é proibida a pessoas que não sejam muçulmanas.
É ideal para curas energéticas intensas, promovendo a limpeza e equilíbrio do corpo físico. Atua também com grande eficácia no corte de energias intrusas e pensamentos negativos. Em forma de amuleto é ideal contra todo tipo de mal, como pragas, inveja, negatividade e mal olhado.
Os muçulmanos acreditam que três cidades são sagradas: Medina, Meca e Jerusalém. Meca possui a Caaba, uma construção sagrada — a mais importante do islamismo.
Os muçulmanos podem comer carne, peixe, legumes e frutas, desde que não sejam cozidos em gordura de porco ou tenham carne de porco misturada a eles. Além disso, é proibido aos muçulmanos comer carne que não seja abatida de acordo com a lei islâmica.
Os Muçulmanos acreditam que Abraão, conhecido como Ibrahim na tradição Islâmica, e seu filho, Ismael, construíram a Kaaba. A tradição diz que originalmente ela era uma simples estrutura retangular descoberta.
Os Muçulmanos podem rezar em qualquer lugar; no entanto, eles devem rezar em direção a Meca. O fiel ora curvando-se várias vezes enquanto se mantém em pé e depois se ajoelhando e tocando o chão ou o tapete de oração com sua testa, como um símbolo da sua reverência e submissão a Alá.
O islamismo deriva da palavra de origem árabe islam, cuja tradução literal é submissão (à vontade de Deus, ou Alá), e se sustenta sobre o que são chamados de cinco pilares da religião: a profissão de fé, a prece legal, o jejum no ramadã, a peregrinação à Meca e o pagamento da esmola legal.
O Ḥajar al-Aswad (em árabe: الحجر الأسود, romanizado: al-Hajar al-Aswad, literalmente 'A Pedra Negra'), está localizado no canto leste da Caaba. É o local onde os muçulmanos iniciam a circunvolução da Caaba, conhecida como tawaf.
Os muçulmanos acreditam que a pedra negra. foi dada ao profeta Abraão pelo arcanjo Gabriel. Ela é cortada ao meio em voo, tem uma moldura de prata. Segundo os muçulmanos, a pedra era originalmente branca como leite, conforme descrito nos textos islâmicos, mas ficou preta devido aos pecados dos pagãos.
A pedra negra depositada no exterior da mesquita de Meca é ritualmente beijada pelos peregrinos. A Caaba é a casa de Deus, separada do plano da vida mundana, todos anos lavada e coberta por um pano de seda escuro. A mesquita foi bastante alargada a partir de Maomé e foi-lhe acrescentado um pátio e um portão de ouro.
Maomé, dada a suposta condição de iletrado, buscou recitar as revelações que lhe eram feitas e, após a sua morte, esses ensinamentos foram reunidos e compilados no chamado Alcorão, que em árabe significa “recitação”.
A mulher muçulmana é um ser sublime, valorizável e respeitável dentro da religião islâmica. E a mulher, independente de sua origem étnica, é o pilar da formação de toda sociedade, devendo ser respeitada sob todos os aspectos, sejam religiosos, políticos, culturais ou ideológicos.
No centro do pátio fica a Caaba, onde está guardada a Pedra Negra, a relíquia mais sagrada do Islã, talvez um fragmento de meteorito que, segundo a tradição, seria um presente de Alá aos homens. Os peregrinos devem completar sete voltas em torno da Caaba, antes de finalmente beijá-la.
Basicamente, árabe é a composição etnolinguística e muçulmano refere-se à religião do Islã. Existem povos, por exemplo, que são considerados árabes, falam o idioma árabe, mas professam outras religiões, incluindo o cristianismo.
A peregrinação consiste em uma série de ritos religiosos realizados na cidade sagrada e em seus arredores. Os fiéis percorrem diversos locais na Arábia Saudita, como Arafat, Muzdalifa e o Vale da Mina. Mas a jornada começa e termina, tradicionalmente, em Meca, onde o profeta Maomé iniciou a sua pregação.