O Sistema de Comunicação Alternativa e Ampliada denominado PECS é um método de comunicação alternativa utilizado em programas de intervenção para indivíduos com autismo que não desenvolveram a linguagem ou que apresentam déficits na fala.
O uso do Sistema de Comunicação por Troca de Figuras (PECS) é muito comum na comunidade autista. Trata-se de um conjunto de figuras ou imagens ao qual o autista tem fácil acesso, e usa para se comunicar.
O PECS (Picture Exchange Communication System) é atualmente um dos programas de comunicação mais utilizados mundialmente para indivíduos autistas não verbais(5.
O PECS consiste em seis fases e começa ensinando um indivíduo a dar uma única figura de um item ou ação desejada a um “parceiro de comunicação” que imediatamente honre a troca como um pedido. O sistema prossegue ensinando a discriminação de figuras e como juntá-las em frases.
DÊ VOZ AO SEU FILHO COM AUTISMO: Aprenda a usar o PECS para a COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA
Qual a diferença entre PECS e comunicação alternativa?
O PECS (Picture Exchange Communication System), no Português traduzido como Sistema de Comunicação Alternativa por troca de figuras, tem por objetivo ensinar a comunicação funcional por meio de trocas de figuras e foi desenvolvido nos Estados Unidos em 1895, sendo implementado inicialmente em crianças com diagnóstico ...
Quem pode aplicar o PECS? Geralmente, é indicado um treinamento para que o uso do PECS não seja utilizado equivocadamente. O método PECS dispõe de diversos benefícios como já mencionado, e qualquer pessoa pode aplicar esse recurso.
O TEACCH, ou Tratamento e Educação para Autistas e Crianças com déficits relacionados à Comunicação, é um programa que envolve as esferas de atendimento educacional e clínico, em uma prática com abordagem psicoeducativa, tornando-o por definição, um programa transdisciplinar 8.
O que é a terapia ABA? É um método terapêutico baseado em princípios científicos do comportamento. Ela se concentra em analisar e modificar comportamentos, promovendo a aprendizagem e a autonomia da criança. A terapia ABA é altamente estruturada, individualizada e baseada em evidências.
– O PECS: Sistema de Comunicação por Troca de Figuras (do Inglês, Picture Exchange Communication System) foi desenvolvido em 1985 como um sistema de intervenção aumentativa/alternativa de comunicação exclusivo para indivíduos com transtorno do espectro do autismo e doenças do desenvolvimento relacionadas.
Sinais de alerta no neurodesenvolvimento da criança podem ser percebidos nos primeiros meses de vida, sendo o diagnóstico estabelecido por volta dos 2 a 3 anos de idade. A prevalência é maior no sexo masculino.
O PECS — Sistema de Comunicação por Troca de Figuras (Picture Exchange Communication System) — é um sistema para ajudar pessoas de várias idades que não conseguem se fazer entender através da fala, ou que têm uma fala muito limitada. Ou seja, o PECS é uma comunicação aumentativa e alternativa.
Mais de 900 PECs estão protocoladas no Congresso. A PEC, sigla para proposta de emenda à Constituição, é uma ferramenta do Legislativo brasileiro que permite mudanças na Carta Magna do país. A partir dela é possível atualizar ou complementar o conjunto de leis.
Introdução: O Picture Exchange Communication System (PECS) é um tipo de Comunicação Alternativa e Aumentativa, utilizado para apoio e inclusão de diversas pessoas com deficiência e portadores de síndromes, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA), especialmente os não-verbais (sem fala funcional).
O Sistema de Comunicação Alternativa e Ampliada denominado PECS é um método de comunicação alternativa utilizado em programas de intervenção para indivíduos com autismo que não desenvolveram a linguagem ou que apresentam déficits na fala.
O método Denver foi desenvolvido em 1980, com o objetivo de intervir e acompanhar pessoas com diagnóstico ou suspeita de autismo. A técnica estimula a interação social por meio de reforçadores, ou seja, promove o desenvolvimento da criança por meio de novos contatos sociais contínuos e prazerosos.
O PECS-Adaptado é um sistema de Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) que ocorre por meio de negociação de cartões com figuras, havendo instigações verbais em todas as fases do sistema e sendo a interação com os demais interlocutores o seu foco principal.
O treino com o PECS se dá viaseis fases, que são: 1) Fazer pedidos através da troca de figuras pelos itens desejados; 2) Ir até a tábua de comunicação, apanhar uma figura, ir a um adulto e entregá-la em sua mão; 3) Discriminar entre as figuras; 4) Solicitar itens utilizando várias palavras em frases simples, fixadas na ...
O Picture Exchange Communication System (PECS) é um sistema alternativo de comunicação no qual há o ensino da troca de cartões com figuras pelos itens representados nos cartões. Estudos visam avaliar seu uso na educação especial e a sua eficácia na promoção da comunicação por autistas.
A Comunicação Alternativa Aumentativa (CAA) é toda prática comunicativa que difere da fala. Portanto, a CAA oferece recursos para que a pessoa consiga se comunicar de forma efetiva com as outras pessoas.
Profissionais ou pais para: Trabalhar com crianças ou adultos com autismo, deficiências de desenvolvimento e / ou comunicação limitada. Ter participado de um Treinamento do PECS, ministrado pela Pyramid Educational Consultants. Atualmente implementar o PECS.
O PECS (Picture Exchange Communication System) é atualmente um dos programas de comunicação mais utilizados mundialmente para crianças autistas não verbais.