A percepção inclui os cinco sentidos: tato, visão, audição, olfato e paladar. Também inclui o que é conhecido como propriocepção, que é um conjunto de sentidos que nos permite detectar mudanças na posição e no movimento do corpo. Muitos estímulos nos cercam a qualquer momento.
A percepção é a habilidade para captar, processar e entender a informação que nossos sentidos recebem. É o processo cognitivo que permite interpretar o ambiente com os estímulos que recebemos através dos órgãos sensoriais.
Para as neurociências, percepção refere-se à capacidade, nos seres humanos, de associar as informações sensoriais à memória e à cognição, de modo a formar conceitos sobre o mundo e sobre nós mesmos e orientar nosso comportamento (Lent, 2010).
São classificadas como percepções simples a percepção visual, auditiva, tátil, olfativa e gustativa e proprioceptiva ou cinestésica. Percepção visual é a habilidade de reconhecer e discriminar diferentes estímulos visuais, interpretando-os e, posteriormente, associando-os a experiências prévias.
Percepção é o ato, efeito ou faculdade de perceber e adquirir conhecimentos através dos sentidos e o ser humano consegue relacionar três níveis de percepção: exterocepção, interocepção e propriocepção.
SISTEMA PERCEPTUAL: O que é Percepção? - Rogério Souza
Quais são os tipos de percepção?
Os tipos de percepção são muitas vezes separados pelos diferentes sentidos. Isso inclui percepção visual, percepção de cheiro, percepção de toque, percepção de som e percepção de sabor. Percebemos nosso ambiente usando cada um deles, muitas vezes simultaneamente.
A percepção é a função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais, a partir de histórico de vivências passadas. Através da percepção um indivíduo organiza e interpreta as suas impressões sensoriais para atribuir significado ao seu meio.
A sensação é nossa capacidade de detectar sentidos como toque, dor, visão ou o movimento e o posicionamento do nosso corpo. Percepção é a maneira como o cérebro processa e comunica esses sentidos para o resto do corpo.
Estimule a memória: Faça atividades diárias como jogar xadrez e outra tarefas simples como recordar fatos do dia a dia (o que comeu no almoço, por exemplo).
Cultive a atenção: Separe os fatos mais importantes dos que ocorreram durante o dia e procure guardá-los.
Pode estar relacionado com doenças degenerativas do Sistema Nervoso Central ou traumas físicos, como uma contusão na cabeça, um acidente de carro. Também estão associados com situações de dificuldade de aprendizagem, onde a criança não processa bem o que escuta e acaba não aprendendo.
Toda atividade que envolve movimento corporal, como dança e jogos como vôlei, futebol, queimada, estimulam essa percepção sensorial. Outras brincadeiras que envolvem ações, como pega-pega, dança da cadeira e outras do mesmo estilo, desenvolvem e estimulam o sistema proprioceptivo.
O processo perceptivo é uma ferramenta fundamental nos relacionamentos, pois aguça a interpretação de sinais interiores e exteriores. Provoca reflexões críticas gerando nas pessoas a necessidade de reavaliarem suas próprias crenças como mecanismo de preservação da qualidade de vida e da sua identidade humana.
Já o pensamento ele está mais ligado ao processamento de uma determinada percepção por exemplo, se nós virmos algo na rua, percebemos então que há algo estranho justamente em decorrência do estímulo nervoso que tivemos.
O fundamental para melhorar a percepção é realizar um treinamento adequado e consistente. CogniFit conta com avaliações e ferramentas de treinamento profissionais para ajudar a particulares e profissionais a melhorar essa função. Apenas são necessários 15 minutos por dia, de duas a três vezes por semana.
Procure ter novas experiências e observe como se sente. Neste momento de distanciamento social, experimente diferentes formas de se organizar para estudar; fazer uma comida que você nunca fez; ampliar o tempo e a forma como lida com um hobby; ou aprender algo diferente.
A diferença básica é que a sensação pode ser considerada como o primeiro contato do organismo com um estímulo sensório bruto, ao passo que a percepção é o processo pelo qual ele interpreta, analisa e integra aquele estímulo a outras informações sensoriais.
Dessa forma, podemos dizer que são fatores que influenciam na percepção: os fatores externos, que são próprios do meio ambiente o indivíduo está inserido, como intensidade, contraste, movimento e incongruência; e os fatores internos, que são próprios do interior do indivíduo, como a motivação e a experiência.
Conceitualmente, a percepção social estuda a forma como formamos impressões sobre outras pessoas e sobre como fazermos inferências sobre elas. As conclusões mostram a importância de abordar o papel dos valores no processo subjetivo-objetivo e nas relações do indivíduo e da sociedade.