De acordo com Gil (1987), Miranda (2012), Longarezi e Silva (2012) a pesquisa- ação é dinâmica, flexível, participativa, coletiva e composta por diversas fases como fase exploratória; análise do problema e das principais características da população envolvida, identificando suas expectativas e interesses; formulação do ...
Forma de pesquisa interativa que visa compreender as causas de uma situação e produzir mudanças. O foco está em resolver algum problema encontrado por indivíduos ou por grupos, sejam eles instituições, escolas, ou organizações comunitárias.
De acordo com Gil (2002), por pesquisa bibliográfica entende-se a leitura, a análise e a interpretação de material impresso. Entre eles podemos citar livros, documentos mimeografados ou fotocopiados, periódicos, imagens, manuscritos, mapas, entre outros.
216), pesquisa-ação é “um tipo de pesquisa de ação, uma pesquisa comparativa acerca das condições e resultados de diversas formas de ação social e pesquisa que leva à ação social”. Ele propôs como objetivo da pesquisa-ação, além da investigação teórica, a resolução do problema social.
Segundo Thiollent: “a pesquisa-ação é realizada em um espaço de interlocução onde os atores implicados participam na resolução dos problemas, com conhecimentos diferenciados, propondo soluções e aprendendo na ação.” (Thiollent; Michel, 2002, p. 4).
PESQUISA-AÇÃO: o que é e como fazer / Explicação e Exemplo
Qual a principal característica de uma pesquisa-ação?
A principal característica da pesquisa - ação, citada por Lewin e seguida por EIliott, é a de ser um processo que se modifica em espiral15, e compreende - se por quatro etapas: - Diagnosticar a situação problema na prática. - Formular estratégias de ação para resolver o problema.
Não há certeza sobre quem inventou a pesquisa-ação. Muitas vezes, atribui-se a criação do processo a Lewin (1946). Embora pareça ter sido ele o primeiro a publicar um trabalho empregando o termo, pode tê-lo encontrado anteriormente na Alemanha, num trabalho realizado em Viena, em 1913 (Altrichter, Gestettner, 1992).
A teoria de campo de Kurt Lewin e o processo de envelhecimento. O espaço vital psicológico ou espaço de vida do indivíduo é um conceito criado por Kurt Lewin, e é definido como a totalidade de fatos que determinam o comportamento de um indivíduo em certo momento 6. Princípios de psicologia topológica.
"a pesquisa-ação é um tipo de pesquisa social com base empírica que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo e no qual os pesquisadores e os participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo" ( ...
As pesquisas descritivas adotam “como objetivo primordial a descrição das características de determinada população ou fenômeno” (GIL, 1991, p. 46). Já as pesquisas explicativas “têm como preocupação central identificar os fatores que determinam ou que contribuem para a ocorrência dos fenômenos” (GIL, 1991, p. 46).
Outrossim, Gil (2010) destaca que a pesquisa aplicada abrange estudos elaborados com a finalidade de resolver problemas no âmbito das sociedades em que os pesquisadores vivem.
4.12 QUE É PESQUISA PARTICIPANTE? A pesquisa participante, assim como a pesquisa-ação, caracteriza-se pela interação entre pesquisadores e membros das situações investigadas.
Neste sentido, a pesquisa-ação é entendida pelo autor como uma estratégia metodológica da pesquisa social na qual há uma ampla e explícita interação entre pesquisadores e sujeitos da pesquisa. Desta interação busca-se elencar problemas a serem pesquisados e soluções a serem encaminhadas.
O termo pesquisa-ação foi criado por em 1946 por Kurt Lewin, nos Estados Unidos após a Segunda Guerra Mundial, com propósitos de integração social, ao desenvolver trabalhos que tinham como finalidade a integração de minorias étnicas à sociedade norte-americana.
Kurt Lewin definiu o processo de mudança em três fases: Descongelamento, Mudança e Recongelamento. Identifique as fases e as características das ações do administrador como agente de mudanças, relacionando os dois grupos de informações abaixo.
Quais são as teorias de Herbert George Mead e Kurt Lewin?
Dois importantes nomes, pioneiros da psicologia social, são o de Herbert George Mead e Kurt Lewin que definiram ou inspiraram teorias importantes. Quais são as teorias destes autores, respectivamente? Interacionismo Simbólico e Cognitivismo. Comportamentalismo Social e Cognitivismo.
Lewin foi quem introduziu o termo "dinâmica de grupo" nas ciências sociais e "deu nome e identidade definitivos para o estudo dos grupos" na Psicologia Social norte-americana (Martin-Baró, 2017, p. 141).
Conforme Stringer (1996), a pesquisa-ação compreende uma rotina composta por três ações principais: observar, para reunir informações e construir um cenário; pensar, para explorar, analisar e interpretar os fatos; e agir, implementando e avaliando as ações.
Diante do exposto, Barbier (2007) expõe que a Pesquisa-ação ou Action-Research pode se apresentar de quatro tipos: Pesquisa-ação diagnóstica, Pesquisa-ação participativa, Pesquisa-ação empírica e Pesquisa-ação experimental.
Qual é a diferença entre pesquisa-ação e pesquisa participante?
Enquanto a PA supõe alguma forma de ação, que pode ser de caráter social, educativo, técnico ou outro, a PP tem como propósito fundamental a emancipação das pessoas ou das comunidades que a realizam. Ou seja, a PA pode, dependendo de quem a pratica, ter um caráter emancipatório.
"Pesquisa-ação é uma forma de investigação baseada em uma autorreflexão coletiva empreendida pelos participantes de um grupo social de maneira a melhorar a racionalidade e a justiça de suas próprias práticas sociais e educacionais, como também o seu entendimento dessas práticas e de situações onde essas práticas ...
Trata-se de uma pesquisa exploratória de caráter bibliográfico sob o olhar qualitativo. A pesquisa-ação se caracteriza pelo e no relacionamento de dois tipos de objetivos: o objetivo prático e o objetivo de conhecimento.
Quais são as etapas básicas da pesquisa-ação participante?
Como se pode inferir, o processo que o pesquisador utiliza para orientar os envolvidos em uma Pesquisa-Ação Participativa pode ser visto como ciclos de aprendizado; que consistem nas fases de planejamento, ação, observação e reflexão.