Apesar do apelido de piolho-de-pombos, ácaros como O. bursa não são piolhos, que são insetos. Os ácaros são artrópodes, parentes próximos dos carrapatos e membros do mesmo grupo das aranhas e escorpiões.
A disseminação do piolho pode ocorrer de formas bem simples. Se um pombo pousa na sacada de um apartamento, na laje de um prédio, ou em uma janela, caso esteja contaminado com o ácaro, este pode migrar da ave para o ambiente, onde pode estabelecer ninhos e colônias.
Provavelmente, ninguém cria pombos em casa, mas como os piolhos também afetam outras aves, a dica é deixar um pote de água com algumas gotas de vinagre, para que os pássaros se banhem. Se preferir, borrife remédios indicados para combate do parasita.
Primeiro tratamento é preventivo, que é afastar o pombo das habitações. E procurar dermatologista para prescrever a medicação indicada. Nós podemos usar medicações orais, anti-histamínicas, pomadas dermatológicas, mas é interessante procurar o seu dermatolgoista, porque poderá ser semelhante a picada de outros insetos.
Recentemente, pesquisadores detectaram uma ampliação dos casos de dermatites causadas por um desses ácaros, da espécie Ornithonyssus bursa, popularmente conhecida como piolho-de-pombo – e a pandemia de Covid-19 pode ter tido um papel importante nisso.
A contaminação ao homem ocorre pelo contato com aves portadoras da bactéria ou com seus dejetos; – meningite: inflamação das membranas que envolvem o encéfalo e a medula espinhal.
Os piolhos são pequenos insetos que parasitam o homem e provocam uma doença chamada pediculose. Eles se alimentam exclusivamente de sangue, preferem ambientes quentes, escuros e úmidos e depositam seus ovos nos fios de cabelo.
O aroma da citronela é um dos principais responsáveis por manter o afastamento dos parasitas. Os produtos da linha Arruda e Citronela são hipoalergênicos e dermatologicamente testados..
"Muitas vezes aparecem lesões vermelhas e irritadas na pele, que coçam bastante. Essas lesões podem ser únicas ou, em alguns casos menos comuns, disseminadas no corpo, dependendo da quantidade de piolho que contaminou, e da área em que houve o contato na pele", descreve a dermatologista Carla Teixeira.
Além disso, também pode causar sequelas graves: alterações da visão ou da audição, crises convulsivas, paralisias e até mesmo pneumonia, com menos frequência. Outro dano causado pelos excrementos do pombo é que, em contato com a chuva, eles geram ácidos que corroem e danificam edifícios históricos.
O controle parasitário Cypermeit é indicado para acabar com infestações de parasitas em criações de animais. Sua fórmula elimina carrapatos, moscas, sarna e piolhos de bovinos, ovinos e aves. Composição segura à base de cipermetrina com aplicação via pulverização ou banho de imersão.
Quanto tempo leva para ivermectina matar os piolhos?
A ivermectina é um medicamento conhecido por seu efeito antiparasitário. Quando usada para tratar piolhos, geralmente começa a fazer efeito dentro de algumas horas após a ingestão, embora os piolhos mortos possam permanecer nos cabelos por alguns dias.
Dermanyssus gallinae: ácaro hematófago (isto é, que consome sangue) chamado de “piolhinho de galinha”, “vermelhinho” ou “pixilinga”. Eles se alimentam do sangue das galinhas; Ornithonyssus sp: também é um ácaro hematófago, conhecido como “ácaro da pena”.
Azeite: como alternativa ao vinagre, pode passar o pente com azeite cuja consistência pegajosa ajudará a capturar as lêndeas e os piolhos facilitando a sua eliminação. Óleo de neem: este óleo é pesticida, espalhando algumas gotas na linha do cabelo permite que você mantenha os piolhos longe.
Ivermectina oral (200 a 400 mcg/kg/dia) em dose única e repetir após 7 dias. Pode ser utilizada por crianças com peso acima de 15 kg. Associar sulfametoxazol-trimetoprim (10 mg/kg/dia de trimetoprim, 2 vezes ao dia, por 10 dias) ao uso da permetrina 1%, aumentando a eficácia de 72% para 95%.
A mais tradicional é usar um pente bem fino desde o couro cabeludo para retirar todas as larvas e todos os ovos. A Fiocruz afirma que uma mistura de água com vinagre (com a mesma quantidade das duas substâncias) pode ajudar a combater os piolhos e não é tóxica (ou seja, não faz mal à saúde).
Também a produtos que são repelentes, existem produtos disponíveis no mercado que contêm ingredientes naturais, como óleo de tea tree, óleo de lavanda, eucalipto ou hortelã. O vinagre também é um produto que os piolhos não gostam, porém não é recomendado o uso do mesmo na cabeça, como veremos mais a frente.
A fêmea vive de três a quatro semanas e, quando adulta, coloca até 10 ovos por dia. Ou seja, em um mês, cada uma pode dar origem a 300 piolhos, então, é necessário controlar a infestação o quanto antes e garantir que tanto piolhos adultos quanto lêndeas sejam retiradas.
Se as lêndeas forem numerosas e estiverem presas ao cabelo até 6 mm do couro cabeludo é provável que se trate de uma infestação ativa, mesmo que não se vejam piolhos; Se as lêndeas estiverem mais afastadas do couro cabeludo e não forem identificados piolhos vivos é provável que se trate de uma infestação mais antiga.
O tratamento para a doença é oferecido gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS) com medicamentos antifúngicos, variando de acordo com o estado imunológico de cada paciente e a gravidade do quadro individual.
Algumas subespécies, como a pomba-codorniz-roxa, o pombo de granada e a pararu-espelho, são exemplos de que pombo transmite doença quando não tem cuidado. Por outro lado, com os tutores certos e uma alimentação adequada, além de lindas, essas aves podem se tornar pets muito delicados!
O diagnóstico da criptococose é feito com a coleta do líquor da espinha e quando identificada o tratamento com medicamentos antifúngicos endovenosos deve ser iniciado imediatamente. “A demora no diagnóstico pode levar o paciente a morte, por causa de complicações como a meningite.