A pré-lingagem envolve o uso de redes de náilon ou corda para agrupar volumes de carga antes do transporte. Ela é mais usada quando se deseja simplificar o manuseio e o transporte de mercadorias, especialmente em operações de carga e descarga em navios e terminais.
Na pré-lingagem, os volumes são colocados juntos e envolvidos por uma rede que pode ser de náilon ou de corda. Assim, é possível que guindastes e outras máquinas manuseiem as cargas com maior praticidade.
A unitização de cargas refere-se ao processo de reorganização e agrupamento de produtos para sua gestão unificada na armazenagem e transporte. Trata-se de um fenômeno muito presente no setor logístico devido às vantagens que oferece quanto à redução de custos e melhoria da produtividade.
A desunitização é a retirada de mercadorias de containers que leva ao processo de armazenagem geral. Crossdocking: É um processo em que a mercadoria é distribuída diretamente ao consumidor sem passar por um período de armazenamento previamente estipulado.
A diferença fundamental entre a consolidação e a unitização é que aquela é realizada por um transportador, o qual emite um conhecimento de carga para cada carga consolidada e posteriormente contrata um outro transportador para levar sua carga para o exterior.
O que é descarregamento e carregamento por unitização?
A unitização é a melhor maneira de organizar as cargas para aproveitar o máximo de espaço em um veículo ou armazém. O processo consiste em agrupar mercadorias de diferentes tamanhos, formas e pesos em uma unidade de carga padronizada, como palete, container ou amarrações.
A cabotagem trata do transporte marítimo de cargas pela costa de um país, sempre com a terra à vista,ou seja, as embarcações viajam rentes aos limites costeiros nacionais. Pode ser muito vantajosa para uma gestão logística eficiente, e o modelo não é uma novidade no cenário mundial.
Quando unitiza as cargas, você racionaliza o uso da área útil disponível e ganha agilidade e segurança no embarque e desembarque. As cargas unitizadas terão o maior tamanho possível, respeitando o limite de compatibilidade com os equipamentos de movimentação.
Unitizar é reunir (cargas de diversas naturezas) num só volume, para fins de transporte. Para fins econômicos, a unitização auxilia a movimentação, armazenagem e transporte de produtos, fazendo com que a transferência, do ponto de origem até o seu destino final seja com o mínimo de manuseio possível.
A paletização consiste na acomodação de cargas em uma estrutura de paletes visando ao transporte ou armazenamento. A acomodação em paletes promove a unitização, ou seja, transforma vários volumes menores em apenas uma unidade maior.
A pré-lingagem envolve o uso de redes de náilon ou corda para agrupar volumes de carga antes do transporte. Ela é mais usada quando se deseja simplificar o manuseio e o transporte de mercadorias, especialmente em operações de carga e descarga em navios e terminais.
Redução dos custos de embarque e desembarque. Redução dos custos com embalagens. Diminuição das avarias e dos roubos de mercadorias, pois agrupadas ficam mais seguras. Redução dos custos de seguro das mercadorias.
A unitização de cargas é uma estratégia logística voltada ao agrupamento e reorganização das mercadorias. Quando falamos de gestão unificada, é impossível ignorar a prática. Afinal, ela aperfeiçoa processos, garantindo a eficiência desde a armazenagem até o transporte dos produtos.
Como dito, o processo de unitizar uma carga pode ser realizado por meio de métodos que incluem o uso de paletes, contêineres, caixas e outras embalagens. Assim, permite o agrupamento de produtos menores em uma única unidade.
A Cabotagem é a navegação entre portos do mesmo país, e se contrapõe à navegação de longo curso, que é realizada entre portos de diferentes países. O termo deriva-se do sobrenome de Sebastião Caboto, um navegador veneziano do século XVI, que explorou o Rio Prata em busca da Mística Serra da Prata.
Existem dois tipos de cabotagem: doméstica ou internacional. Entenda a diferença: Cabotagem doméstica: modalidade mais comum, ocorre entre portos de um mesmo país ou até de um mesmo estado.
A paletização é um método de organização de estoque onde a empresa armazena produtos e materiais sobre paletes, que podem ser manuseados de forma mais prática e ágil.
A consolidação, também conhecida como LCL (Less than a Container Load) ou “groupage”, é uma modalidade de transporte utilizada para reunir várias mercadorias de diferentes exportadores ou importadores e enviá-las juntas em um único contêiner. Isso é feito com o objetivo de economizar custos de transporte.
Unitizar uma carga consiste em transformar volumes, pesos, formatos e tamanhos diferentes de cargas em uma unidade idêntica e uniforme. A utilização dessa estratégia permite um melhor aproveitamento dos espaços de carga e também no armazenamento.