De modo geral, custo se refere ao gasto que representa todo o processo de fabricação e/ou comercialização do que estamos vendendo, podendo incluir mão de obra e matéria prima. Já quando falamos de preço, estamos nos referindo o quanto aquele produto ou serviço vale em termos monetários.
Preço é quantitativo, é o custo do item em si. Já o valor é o benefício que aquele item proporciona. O valor não pode ser descrito em dinheiro, sendo mais ligado a experiência e pode ser diferente de pessoa para pessoa.
Para Souza e Clemente (2008) segundo o paradigma tradicional, os preços são determinados a partir dos custos. Conforme o paradigma da gestão estratégica de custos, entretanto a relação é inversa: os preços determinam os custos.
A definição de preços é influenciada por diversos fatores, como custos de produção, concorrência, demanda do mercado, valor percebido pelo cliente e estratégias de marketing.
Como CALCULAR o PREÇO DE VENDA do produto e serviço? - Rápido e Fácil, aprenda com o Sebrae!
Qual é o conceito de custo?
Definição de Termo: Custo. O valor monetário ou preço de uma atividade ou componente do projeto que inclui o valor monetário dos recursos necessários para realizar e terminar a atividade ou o componente ou para produzir o componente.
O preço, do latim pretium, é o valor pecuniário estimado de uma coisa ou valor monetário que vale algo; o equivalente de uma coisa. É a expressão monetária do valor. Todos os produtos e os serviços que são colocados no mercado tem um preço, que é o dinheiro que o comprador deve pagar para efetivar a operação.
Custo é um gasto relativo ao bem ou serviço utilizado na produção de outros bens, ou serviços. Já as despesas podem ser consideradas gastos relacionados à manutenção do negócio. Portanto, é fundamental entender o conceito de despesa e de custo, bem como sua importância na gestão de negócios.
Para calcular o preço de custo, basta que o empreendedor some as despesas fixas (Ex.: aluguel), variáveis (Ex: comissão de vendedores) e os impostos que incidem sobre o que é vendido. Feito isso, basta dividir este valor pela quantidade de produtos vendidos ou serviços executados em determinado período.
Qual a diferença entre preço de custo e preço de venda? O preço de custo representa os gastos envolvidos na produção ou aquisição de um produto, enquanto o preço de venda é o valor pelo qual esse produto é comercializado aos clientes. A discrepância entre esses dois valores é o que conhecemos como margem de lucro.
Para identificar os custos fixos e variáveis, o primeiro passo é analisar de maneira detalhada os gastos e despesas associados com as operações da sua empresa. Feito isso, é importante que você classifique os custos por natureza, como custos de produção, despesas administrativas, financeiras, e marketing.
A definição do preço adequado de venda de um produto ou serviço junto ao mercado depende do equilíbrio entre o preço de mercado e o valor calculado, em função dos seus custos e despesas. O valor deve cobrir o custo direto da mercadoria, produto ou serviço, somado às despesas variáveis e fixas proporcionais.
O preço de custo representa o valor total dos recursos financeiros utilizados na produção ou aquisição de um produto ou serviço. Inclui a gestão de custos diretos e indiretos associados ao processo, como matéria-prima, mão de obra, aluguel, energia elétrica e demais despesas conforme cada ramo de negócio.
Definição de Termo: Contrato de custos reembolsáveis. Um tipo de contrato que envolve o pagamento (reembolso) pelo comprador para o fornecedor pelos custos reais do fornecedor acrescidos de uma remuneração que normalmente representa o lucro do fornecedor.
De modo geral, custo se refere ao gasto que representa todo o processo de fabricação e/ou comercialização do que estamos vendendo, podendo incluir mão de obra e matéria prima. Já quando falamos de preço, estamos nos referindo o quanto aquele produto ou serviço vale em termos monetários.
O preço de custo é o valor total gasto na produção, aquisição ou fabricação de um produto, ou serviço. Sendo assim, ele pode ser considerado o valor mínimo pelo qual pode ser um item pode ser vendido, para a empresa não ter prejuízo.
Custo: é todo aquele valor que sua empresa gasta com a produção ou a aquisição de um determinado produto que será oferecido aos clientes; Despesa: é o valor gasto para a comercialização daquele produto; Perda: é um valor imprevisto que não gera nenhum retorno financeiro.
Quais são os 4 principais tipos de custos de uma empresa? Ao todo, existem 4 principais tipos de custos em uma empresa, sendo eles: diretos, indiretos, fixos e variáveis.
Custo é todo e qualquer valor aplicado no momento da produção de mercadorias ou da oferta de serviços da empresa, como mão de obra, matéria-prima, insumos, além da quantia despendida com energia elétrica, manutenção, depreciação de máquinas e equipamentos, materiais de limpeza e conservação, entre outros.
Segundo Weiner (1962), o custo da resposta deve ser entendido como uma das variáveis das quais o comportamento é função. Nesse sentido, é possível que diferentes custos da resposta afetem a probabilidade de ocorrência de um determinado comportamento.
Para definir o preço adequado de venda de um produto ou serviço você precisa analisar o equilíbrio entre o preço de mercado e o valor dos seus custos e despesas totais. O valor do seu produto deve igual ao custo das matérias primas ou hora de serviço, somado às despesas variáveis e fixas para realizar uma venda.
A definição do preço envolve uma série de fatores, como: Custos de produção e concepção do produto (mão de obra, despesas gerais, custo por unidade, margem de lucro) Relação entre oferta e demanda do mercado. Concorrência.