Modificações em carros proibidas Suspensões fixas ou reguláveis são aceitas, mas suspensões a ar ou de rosca, que permitem alterar a altura com o carro em movimento, são proibidas. Modificar o motor para aumentar muito a potência pode ser perigoso e é restrito pela lei.
A legislação permite alterações nas cores, mas proíbe modificações que afetem o diâmetro externo do conjunto de pneus e rodas ou que ultrapassem os limites do para-lama. Para garantir o desempenho otimizado do veículo, é recomendável que tais modificações sejam feitas em uma autorizada do fabricante.
O veículo não pode apresentar alteração no peso bruto total (PBT), capacidade máxima de tração (CMT) e lotação (quantidade de ocupantes), além de respeitar os pesos e dimensões previstos na Resolução CONTRAN nº 882/21, ou sucedâneas.
Quais são as alterações do veículo proibidas pela legislação?
Apesar de populares, as modificações nas rodas e pneus devem estar em conformidade com a legislação brasileira. Ficam proibidas aquelas alterações em rodas e pneus que excedam o limite externo do para-lamas do carro. O conjunto considerado é a soma do diâmetro externo total entre a roda e pneu.
De acordo com o artigo 98 do CTB, é necessário solicitar autorização aos órgãos de trânsito para alterações veiculares. E, mesmo assim, nem todas elas estão liberadas. Veículos e motores novos ou usados que receberem alterações serão obrigados a atender os mesmos limites e exigências de emissão de poluentes e ruído.
Fora isso, não há na lei nenhum outro tipo de restrição para que você mexa no motor do seu automóvel. Dessa forma, você pode realizar a instalação de turbinas, garrafas de nitro e, até mesmo, filtros de ar esportivos, seguindo as autorizações necessárias das autoridades de trânsito.
Dentro da regulamentação determinada pelo Contran, conforme a Resolução nº 479/14, é permitido rebaixar o carro desde que o veículo tenha pelo menos 10 centímetros de distância do chão - mas a partir da parte mais baixa do automóvel.
Confira as respostas. Afinal, é ou não é proibido o aumento dos aros além do original? De acordo com os itens I e II do artigo 8 que consta da resolução 292 do Denatran é proibido tanto aumentar quanto diminuir o diâmetro externo do conjunto roda/pneu.
A modificação pode ocorrer com a apresentação do Certificado de Segurança Veicular – CSV, conforme estabelecido pela Resolução CONTRAN Nº 743/2018, somente quando não houver aumento da lotação, e inclusão de janelas, alteração da tara, da capacidade máxima de tração ou da capacidade de carga ou qualquer alteração ...
As modificações das características originais de fábrica de veículos dependem de autorização específica do órgão ou entidade executivo de trânsito dos Estados ou do Distrito Federal (DETRAN); entretanto, não é qualquer alteração que exige este aval, sendo perfeitamente possível que o proprietário mude aspectos visuais ...
A substituição do motor de veículo é conduta lícita, dependente apenas de autorização do órgão de trânsito, sob pena de ser cometido, no máximo, ilícito administrativo.
O CTB não proíbe que os carros sejam turbinados. Mas, assim como nas demais modificações, a legislação coloca parâmetros necessários para que a segurança seja mantida.
Todos os veículos, a partir de 1º de janeiro de 2021, devem permanecer com os faróis de fábrica. Assim, atualmente, somente é permitido o uso de farol de LED em veículos que vieram de fábrica com essa opção, ou que realizaram a troca dos faróis e legalizaram a mudança antes de 2021.
Isso pode? Pode sim, sem nenhum problema! Outros itens, como o tamanho do pára-choque, os frisos da porta, o tom da cor do carro, a capacidade do veículo, a suspensão, mudar o motor e/ou o tanque de combustível, etc. merecem uma atenção especial.
Com sua construção leve, o Font Lip Spoiler é uma maneira fácil e econômica de dar a um carro uma aparência mais agressiva e aerodinâmica. Seja usado primariamente por razões estéticas, se tornando um ótimo complemento para qualquer carro.
Quantos aros acima do original é permitido? De acordo com a Associação Latino-Americana de Pneus e Aros (ALAPA), é possível fazer variações de até 3% nas medidas dos pneus. Esse número pode variar de região para região, por isso, é preciso fazer uma consulta local antes de fazer qualquer modificação.
Walter Costa Lima, engenheiro da Petri, fabricante de volantes originais, explica que o volante não deve ser substituído por modelos esportivos, "que não são testados segundo normas do Contran". Lima esclarece que o volante original vem com o cubo fundido na própria estrutura do carro.
Para os tipos Automóvel, Caminhonete, Camioneta e Utilitários a potência/cilindrada do motor não podem sofrer alteraçãoes superiores à 10% da potência original declarada pelo fabricante.
II — A altura mínima permitida para circulação deve ser maior ou igual a 100 mm, medidos verticalmente do solo ao ponto mais baixo da carroceria ou chassi, conforme anexo I.
Qual é a altura permitida para carros rebaixados? A altura de carro rebaixado permitida para circulação é de 100mm. Isso significa que a distância do chão até a parte mais baixa da carroceria deve ser maior ou igual a 10 centímetros nos veículos de até 3,5 toneladas.
O procedimento para baixa do bloqueio que é gerado sobre o veículo tem custo médio de R$ 300, entre taxa e mão de obra para o procedimento. Também será necessário apresentar o carro ao Detran para a vistoria e pagar uma nova taxa no valor de R$ 160.
O uso de aerofólio em veículos automotores é permitido no Brasil, mas é importante observar que o seu uso pode estar sujeito a restrições ou regulamentações em determinadas regiões ou em condições específicas de trânsito.
O óxido nitroso ou protóxido de nitrogênio, apresentado na fórmula química N2O, é um gás incolor e não inflamável, que serve para aumentar de forma instantânea a potência do motor de um carro. É bastante conhecido, principalmente no meio automobilístico, porém, é chamado apenas de “nitro”.
Qualquer motor pode receber um kit Nitro. Cada caso é um caso, mas em geral, típicos motores 4 cilindros podem receber ao redor de 50hp de potência adicional sem comprometer o desgaste. Motores maiores e naturalmente mais potentes, como 6 cilindros e V8s, podem aceitar acima de 100hp sem riscos.