O que são resíduos de classe 1 e 2?
Dessa forma, o documento enquadra os resíduos sólidos de acordo com o risco que eles representam para a saúde pública e o meio ambiente: Classe I – Resíduos Perigosos. Classe II – Resíduos Não Perigosos.Qual a classificação dos resíduos de serviços de saúde classe 1 e 2?
Em relação aos riscos, os resíduos sólidos podem ser classificados em: a) Resíduos classe I – Perigosos; b) Resíduos classe II – Não perigosos; – Resíduos classe II A – Não inertes; – Resíduos classe II B – Inertes.Quais são os resíduos classe 1 perigosos?
De acordo com esta norma, resíduos perigosos (também chamados resíduos classe I) são aqueles que apresentam periculosidade, inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade, patogenicidade, ou uma das características que constem nos anexos A ou B da norma.O que é classe I?
A denominação “Classe I” faz referência à classificação estabelecida pela NBR 10004 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Esta categoria agrupa resíduos que apresentam características de periculosidade, tais como inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade e patogenicidade.Resíduos classe I e II
O que é resíduo classe 2a?
Os resíduos classe IIA, ou não inertes, são aqueles que possuem propriedades como biodegradabilidade, combustibilidade ou solubilidade em água. São resíduos que não se apresentam como inflamáveis, corrosivos, tóxicos, patogênicos, e nem possuem tendência a sofrer uma reação química.O que são resíduos classe A?
Classe A - São os resíduos reutilizáveis ou recicláveis como agregados, tais como: de construção, demolição, reformas e reparos de pavimentação e de outras obras de infraestrutura, inclusive solos provenientes de terraplanagem, de edificações, componentes cerâmicos como (tijolos, blocos, telhas, placas de revestimento ...O que são resíduos classe C?
Classe C. São os resíduos para os quais não foram desenvolvidas tecnologias ou aplicações economicamente viáveis que permitam a sua reciclagem ou recuperação – como, por exemplo, gesso ou isopor.O que são resíduos classe 3?
Resíduo Classe III: São as substâncias inertes, como rocha, tijolos, vidros e certos plásticos e borrachas que não são decompostos prontamente.São exemplos de resíduos classe I?
Resíduos Perigosos (Classe 1)Corrosividade – borras e resíduos ácidos; acumuladores elétricos à base de chumbo; resíduos de ácidos carboxílicos; ácido sulfúrico; cromo; chumbo e outros.
Como descartar resíduos classe 1?
Os resíduos classe I podem ser tratados de diversas formas, como incineração, autoclavagem, tratamento termoquímico e outros. Após o tratamento, os resíduos devem ser enviados para a destinação final, que é conhecido como aterro classe 1, um lugar especialmente apropriado para o descarte desse respectivo resíduo.Qual a classe do papelão?
Classe B. São os resíduos recicláveis para outras destinações, tais como plásticos, papel, papelão, metais, vidros, madeiras e outros.Quais são os 4 tipos de resíduos?
Resíduos orgânicos, materiais recicláveis, resíduos especiais e rejeitos: esses são os quatro tipos de resíduos domésticos, aqueles que geramos em casa.O que são resíduos classe I, classe II, classe II, a é classe II, B segundo a norma brasileira ABNT 10004?
4.2 Classificação de resíduosPara os efeitos desta Norma, os resíduos são classificados em: a) resíduos classe I - Perigosos; b) resíduos classe II – Não perigosos; – resíduos classe II A – Não inertes. – resíduos classe II B – Inertes.
Como classificar um resíduo?
Deve-se classificar, caracterizar os tipos de resíduos de acordo com a norma NBR 10004/04, a saber:
- descrição da origem do resíduo;
- seu estado físico;
- aspecto geral;
- cor;
- odor;
- grau de heterogeneidade;
- denominação do resíduo;
- processo de origem;
Qual a classe do lixo comum?
Resíduos não Perigosos não Inertes – Classe II A:Exemplos: restos de alimentos, lixo comum, resíduos de varrição e de banheiro.
O que são resíduos classe B?
Os resíduos inertes, Classe II B, são os que mantêm suas características durante o processo de decomposição. Alguns exemplos de resíduos classificados nessa categoria: entulhos de demolição, pedras, areia, sucatas de ferro. Também são inertes: madeiras, isopor, borrachas, latas de alumínio e vidros.Qual a classe do resíduo de madeira?
Resíduos Classe II – Não perigososJá os resíduos inertes, da classe II B, não apresentam alterações físicas, químicas e biológicas. Alguns exemplos resíduos inertes são entulhos de construção, madeiras e borrachas.
Quais os tipos de resíduos do grupo C?
Grupo C: resíduos contaminados com radionuclídeos, provenientes de laboratório de análises clínicas, serviços de medicina nuclear e radioterapia. Esses não são gerados pelo Demed.O que são resíduos classe D?
Classe D: resíduos perigosos, tais como tintas, solventes, óleos e outros, ou aqueles contaminados procedente de obras em clínicas radiológicas, hospitais, instalações industriais, etc.. devem ser corretamente descartados, seguindo as orientações dos seus fabricantes, em geral descritos na embalagem dos produtos.Qual a classe do isopor?
Dentro dessa classificação, o isopor é, também, enquadrado como resíduo classe II B, uma vez que, em presença de água destilada, à temperatura ambiente, mantém sua integridade e não solubiliza seus constituintes.Qual a classe do resíduo de gesso?
A partir de um trabalho desenvolvido pela Associação Brasileira do Drywall, demonstrando que os resíduos desse ma- terial podem ser reaproveitados de diferentes formas, conforme se explica neste manual, o Conama publicou a Resolução no 431, por meio da qual o gesso passou a ser enquadrado na classe B.O que são resíduos perigosos classe I?
Resíduos Classe 1 (Classe I) - De acordo com a ABNT NBR 10004 (Norma Brasileira que trata da classificação dos resíduos sólidos) os resíduos classe 1 - perigosos, são aqueles resíduos potencialmente causadores de danos ao meio ambiente e à saúde humana, que por isso precisam de tratamento e manuseio especiais.Qual a classe da sucata de ferro?
Resíduos de Classe II - BFinalmente, o grupo dos inertes, que possuem baixa capacidade de reação, podem ser dispostos em aterros sanitários ou reciclados, pois não sofrem qualquer tipo de alteração em sua composição com o passar do tempo. Exemplo de resíduos: entulhos, sucata de ferro e aço.