O fato é que cada mãe tem 50% de probabilidade de ter um menino ou uma menina em cada gravidez, inclusive em famílias com tendência a ter mais homens ou mais mulheres. *O especialista consultado nesta matéria foi ouvido como fonte jornalística, não se utilizando do espaço para a promoção de qualquer produto ou marca.
Se o casal tiver relação no dia da ovulação ou até um dia depois, a maior chance é a de que venha a ser um menino. Se tiver relação antes da ovulação, a maior chance é a de nascer menina. Justifica-se pela suposição de que os espermatozóides Y, sendo mais leves e mais rápidos que os X, e atingiriam o óvulo antes.
Segundo a teoria do dia de pico, mulheres que têm uma relação sexual antes desse dia têm maior tendência para ter uma menina, enquanto mulheres que têm relações depois desse dia têm maior probabilidade de ter um menino.
Na realidade, a probabilidade de conceber crianças de um sexo ou do outro nunca foi exatamente de 50%. Em todo o mundo, nascem cerca de 109 meninos para cada 100 meninas.
Estima-se que, para cada 105 meninos que chegam ao mundo, nasçam 100 meninas; embora não haja certeza absoluta, algumas teorias oferecem uma explicação. "Na espécie humana, a relação entre o nascimento de meninas e meninos pende a favor do sexo masculino", diz a Organização Mundial da Saúde (OMS).
COMO ENGRAVIDAR DE MENINA? Aumente 90% em chance na concepção
Qual a probabilidade de nascer uma menina?
⚡ Os cientistas, porém, não sabem dizer exatamente as causas disso. No Brasil, o último levantamento do IBGE que traz dados de nascimento é de 2021 e mostra que, naquele ano, nasceram 1.348.321 homens e 1.287.204 mulheres. Ou seja, nasceram 5% mais homens que mulheres.
Qual a probabilidade de uma gestante ter uma menina?
O fato é que cada mãe tem 50% de probabilidade de ter um menino ou uma menina em cada gravidez, inclusive em famílias com tendência a ter mais homens ou mais mulheres. *O especialista consultado nesta matéria foi ouvido como fonte jornalística, não se utilizando do espaço para a promoção de qualquer produto ou marca.
Analisando as estatísticas, as chances de se ter um menino ou uma menina são quase as mesmas e não há evidência médica sugerindo que podemos influenciar nisso.
No entanto, alguns meses pontuais já tiveram mais nascimentos de meninas. Entre setembro e dezembro de 2019, por exemplo, nasceram mais bebês do sexo feminino durante os quatro meses seguidos.
Para engravidar de menina o ideal manter relações cerca de 2 dias antes do dia mais fértil. Isso porque os espermatozoides com o cromossomo XX são mais lentos2, mas também mais resistentes para ficar “aguardando” dentro do útero pela chegada do óvulo.
A gravidez de uma menina dá mais enjoo que a de um menino
Segundo pesquisa realizada pela revista New Science, mulheres grávidas de meninas tendem a ter maior probabilidade de sofrer enjoos fortes ou com maior frequência no começo da gravidez.
Quando o óvulo é fecundado, ou seja, logo no início da gravidez, essas informações se misturam, criando o DNA do seu futuro bebê. Isso quer dizer que a criança terá um DNA formado 50% pela carga genética da mãe e 50% do pai, criando informações únicas e exclusivas.
Para determinar o sexo do bebê com precisão você deverá realizar uma ultrassonografia após a 14a semana de gestação ou um teste de sexagem fetal após a 8a semana de gestação.
A ultrassonografia transvaginal é utilizada em diversos momentos no processo de diagnosticar infertilidade feminina. Por de ser um exame de imagem bastante completo, ele é usado rotineiramente para avaliar a saúde dos órgãos reprodutivos, como útero, ovários e trompas.
Do ponto de vista biológico, recomenda-se que a gestação ocorra entre 20 e 30 anos de idade, quando a fertilidade feminina está no ápice. Nesse período, além das células reprodutoras estarem propícias à fecundação, são menores os riscos da mulher desenvolver complicações na gestação.
RIO - Mulheres que comem pouca carne e muitas frutas e verduras têm mais chances de ter filhas meninas, afirmam pesquisadores dinamarqueses. Por outro lado, uma dieta rica em potássio e sódio, encontrado nas carnes, nas bananas e nas batatas, pode aumentar as chances de ter um menino.
Geralmente, a fase da gravidez que dá mais sono é entre o primeiro e o terceiro trimestres. Durante o primeiro trimestre, o corpo da mulher passa por alterações físicas e hormonais, especialmente o aumento da progesterona, logo no início da gravidez, para que o feto se desenvolva com saúde.
O surgimento de espinhas na gravidez geralmente é mais intenso no primeiro trimestre e tendem a diminuir no final da gestação, após o parto e no período da amamentação, pois a concentração de hormônios diminui, controlando também a oleosidade da pele.
A melhor forma de saber exatamente qual o sexo do bebê é fazer a ultrassonografia no segundo trimestre, que está incluída no plano das consultas de pré-natal, ou o exame de sangue para sexagem fetal. Saiba como e quando é possível saber o sexo do bebê.
A gravidez pode ser um período bastante complicado na vida da mulher, sendo nela observadas várias alterações corporais. Entre as situações comuns de uma gravidez, podemos citar enjoos, vômito, azia, queimação, cãibras, intestino preso, maior vontade de urinar e dores na coluna.